quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A Fazenda Canaã

Nova paisagem no sertão baiano

A Fazenda Canaã, situada no município de Irecê, na Bahia, desde a sua fundação já beneficiou milhares de pessoas entre familiares, alunos e moradores

Ivonete Soares e Ticiana Bitencourt

redacao@folhauniversal.com.br


No final dos anos 90, o município de Irecê, localizado na região semiárida da Bahia, sofreu uma das piores secas da história. O local, que já foi considerado o primeiro produtor de feijão do Nordeste e o segundo do Brasil, na ocasião, passava por momentos bem difíceis e era castigado duramente com as secas, deixando o solo praticamente infértil.


O problema foi tema de reportagens especiais que comoveram o País inteiro. Na ocasião, ações foram promovidas pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), em parceria com a “Rede Record de Televisão”, e mobilizaram todo o País, enviando alimentos não perecíveis, água, roupas e produtos de higiene pessoal às regiões mais afetadas. O programa, no entanto, era de caráter emergencial, com benefícios apenas temporários, que só serviram para minimizar os problemas causados pelas secas, sem trazer uma solução.


Foi quando o líder da IURD, bispo Edir Macedo, teve a ideia de construir em Irecê um espaço que pudesse levar vida e esperança àqueles moradores. Com o total apoio do hoje senador bispo Marcelo Crivella, que empenhou-se no projeto, foi adquirida uma propriedade com área aproximada de 490 hectares, que recebeu o nome de Fazenda Nova Canaã.



Dedicação integral


Alimentação e educação foram as metas primordiais do projeto diferenciado e arrojado que surgiu no ano de 2000 e, hoje, 11 anos depois – comemorados recentemente com uma bela festa no local –, através do Centro Educacional Betel (CEB), atende quinhentas crianças em período integral (das 7h às 16 horas), de segunda a sexta-feira, as quais frequentam desde o jardim da infância até o sétimo ano do ensino fundamental. Elas ainda contam com assistência médica, odontológica e, no local, fazem quatro refeições diárias, recebem um kit de higiene individual, material didático e uniforme (confeccionado no próprio projeto). Ao retornar para casa, todos os alunos recebem um saco de pães (preparados e assados na própria fazenda), para ajudar na última refeição diária da família.


Segundo Manoel Gonzalez, diretor-executivo da Fazenda, o objetivo da escola é promover desenvolvimento social e físico, por meio de uma vida escolar completa. As crianças que permanecem na Fazenda são transportadas dos bairros e povoados onde residem até o CEB nos seis ônibus da escola. Chegam às 7 horas, fazem a primeira refeição, depois se dirigem a um dos pátios principais, oram e cantam os hinos nacional e de Irecê (às quartasfeiras). Em seguida, vão para o banho, depois participam das aulas em suas respectivas salas.


Das 11h às 13 horas, almoçam e descansam. À tarde, as crianças maiores participam de atividades extracurriculares, tais como, natação, judô, capoeira, futebol, dança, teatro, entre outras, e também de aulas de reforço para as que necessitam. Ainda neste período, há o intervalo para o lanche. As crianças de 3 e 4 anos se divertem na brinquedoteca e no parque de diversões, além de outras atividades pedagógicas e recreativas.


Regularmente, as crianças são levadas aos consultórios pediátricos e aos dentistas instalados na própria Fazenda. Todos os exames e remédios receitados pelos médicos são providenciados pela administração da Fazenda, assim como os óculos solicitados por oftalmologistas conveniados à instituição.


Complementando a base educacional, a Fazenda ainda dispõe de uma biblioteca, com espaço para jogos educativos, sala de vídeo, refeitório, lavanderia, cozinha e quatro escovódromos, através dos quais cerca de 100 crianças podem escovar os dentes ao mesmo tempo.



Uma fazenda completa


Baseada na experiência dos kibutzim israelenses para irrigar o deserto, a Fazenda Nova Canaã buscou água no subsolo do sertão da Bahia, para um sistema de irrigação que funciona por meio de gotejamento, e que hoje produz milho, aipim, feijão, abóbora, cenoura, beterraba, melancia, entre outras frutas e legumes.


Além disso, a Fazenda possui um rebanho de duzentas cabeças de gado leiteiro e de corte, que produz 5 mil litros de leite por mês. O leite retorna pasteurizado e em forma de iogurte para o consumo das crianças na escola.


Outros animais também são criados na Fazenda. São aproximadamente 60 ovelhas e 50 porcos utilizados para o consumo por parte dos trabalhadores e para venda, gerando recursos para o projeto. As ovelhas também são úteis na manutenção das plantações.


A Fazenda possui, ainda, um espaço reservado para a criação de galinhas. Hoje já são mais de 200 animais da espécie. Elas produzem mais de cem ovos por semana, que são utilizados nas refeições da escola e dos funcionários.


Além de todos estes animais, o projeto possui uma criação de peixes em um de seus reservatórios. Eles são utilizados para o consumo dentro da própria Fazenda.


Consciência ambiental



Ainda de acordo com Gonzalez, há algum tempo a Fazenda está desenvolvendo a produção experimental de matéria-prima para biodiesel. Engenheiros agrícolas acompanham o cultivo de 14 hectares de mamona irrigada.


O biodiesel é um combustível renovável e biodegradável, derivado de óleos vegetais ou de gordura animal, utilizado em motores diesel, como substituto parcial ou integral do óleo mineral. Por ser um combustível de queima limpa, a utilização integral do biodiesel em motores diesel permite uma redução de até 78% nas emissões de monóxido de carbono.


Segundo o diretor-executivo da Fazenda, todo material colhido será oferecido a uma usina que se estabeleceu na região e influenciou a produção dessa cultura em propriedades do semiárido baiano. Outras culturas, como o algodão e o girassol, também serão cultivadas com a mesma finalidade.


Com a iniciativa, explica Gonzalez, a Fazenda acompanha o desenvolvimento agroindustrial brasileiro e cria uma alternativa de obtenção de renda para o projeto social.


AMC na Fazenda


Recentemente, a presidente da AMC (Associação de Mulheres Cristãs), Rosana Oliveira, atenta aos problemas sociais, visitou a Fazenda a convite da direção. Na oportunidade, ela participou de um evento especial em comemoração ao “Dia do Circo”, promovido pelas professoras do CEB.


Durante a programação, peças de teatro, brincadeiras com palhaços e diversas apresentações musicais compuseram o cenário da alegria que, aliás, era notória no rosto de cada criança ali presente.


Rosana contou que a AMC está com um projeto direcionado à Fazenda, que será estendido às mães e lhes dará a possibilidade de aprender a realizar trabalhos manuais. O material será enviado à Fazenda, e voluntárias do local ensinarão essas mães a confeccionar peças de utilidade, as quais, com a venda, ajudarão na renda familiar.


“É um projeto grandioso, e vamos orar para que tudo dê certo”, completou Rosana que, na ocasião, orou em favor de todos os presentes e, ao final, entregou às crianças algumas lembranças, como 600 Bíblias e 600 prendedores de cabelos, além de delícias de chocolate e cerca de 4 mil sobremesas lácteas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1