sábado, 10 de agosto de 2013

Como a inveja "matou" a alma de Caim

Ele sabe que sofrerá para sempre as consequências de seu ato. E você, pensa antes de tomar qualquer atitude?




O rapaz se joga mata adentro buscando fugir de seu passado. Em suas mãos, o sangue ainda escorre. Ele tenta limpar, esfrega em folhas de árvores, em águas de rios, em terras do chão. Nada funciona. Como se assombrado, ele vê o sangue subindo das mãos e se multiplicando pelo corpo, invadindo cada centímetro dos braços, do tronco, do coração, da alma. Talvez sejam seus olhos que ficaram vermelhos pelo arrependimento, talvez seja sua mente que se perdeu em um labirinto de inveja e vingança. Ele não sabe.
Buscando se perder entre as gigantescas árvores que inibem o sol, ele aperta o passo. Está encarcerado. Ao redor, as lembranças crescem abraçadas aos galhos e aos troncos, até sufocarem o rapaz. Nenhum animal está por perto.

Ele ouve o trovão. Sua espinha gela, seus pelos se arrepiam, mas tenta enganar sua mente. Começa a correr.
“Caim!”
“Caim!”
Arranha-se nos espinhos de arbustos que cada vez mais tentam impedir sua passagem.
“Eu perdi minha vida! Eu perdi minha vida!”, sentencia antes mesmo do julgamento.
“Caim!”
A voz é estrondosa, cada vez mais alta e agora a mata faz corpo a ela, fechando todos os caminhos. Deixa-se cair ao solo, sabendo que sofrerá as consequências.
“Onde está Abel, teu irmão?”
O desespero passa a percorrer suas veias. Com dificuldade, expulsa as palavras trêmulas de sua boca falsa:
“Não sei; acaso, sou eu tutor de meu irmão?”
As flores que lhe reprovam com o olhar acusam: “Não, não é tutor. Mas quis ser dono de sua vida ao matar o menino.”
Evita olhar para elas, mira o chão.
“Fraco! Deixou que o ciúme e a inveja lhe corrompessem a alma. Agora chora a alma de Abel como chorarão seus pais.”
Tenta esconder o rosto nas mãos, mas o vermelho sangue o assusta. Fecha os olhos e vê o corpo de seu irmão. Abre-os e vê o corpo de seu irmão. Por todos os lados. Corpos, sangue, acusação. E a voz de trovão que volta a preencher o ar:
“Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama da terra a Mim. És agora, pois, maldito por sobre a terra, cuja boca se abriu para receber de tuas mãos o sangue de teu irmão. Quando lavrares o solo, não te dará ele a sua força; serás fugitivo e errante pela terra.”
O peso das palavras lhe quebra os ombros. Caído, chora:
“É tamanho o meu castigo, que já não posso suportá-lo. Eis que hoje me lanças da face da terra, e da Tua presença hei de esconder-me; serei fugitivo e errante pela terra; quem comigo se encontrar me matará.”
De nada vale fugir e tentar não sentir nada. Chegou o dia em que Caim tentou ter mais do que possuía e vendeu fácil sua alma, que antes não tinha preço.
“Qualquer que matar a Caim será vingado sete vezes”, diz o Senhor. E o marca para escondê-lo da morte.
Depois que o Senhor se vai, o homem chora até secar suas lágrimas. E então se levanta e vai para longe dali, sabendo que nada mais o poderia ferir tanto.
Nesse dia, Caim se acostuma com o caminho errado que escolheu e entende que para sempre viverá o mesmo dia. 
Para refletir
Você tem pensado nas consequências dos seus atos antes de tomar qualquer atitude?





JOVENS DA FUNDAÇÃO CASA, PARTICIPAM DE UMA REUNIÃO NA UNIVERSAL E TOMAM A DECISÃO DE SE BATIZAR NAS ÁGUAS.(VEJA)







Jovens da UIPaulista,visitam Matriz da IURD- Brás, SP.
Dois jovens que cumprem medida sócioeducativa na UIPaulista (Vila Maria), tiveram a oportunidade de participar, na manhã de domingo último(19/04), de um culto,realizado no templo da Igreja Universal do Reino de Deus, no Brás. Com o propósito de ter uma vida renovada na presença de Deus, 





















                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           após a reunião, os jovens passaram pelo batismo nas águas, demonstrando assim, a condição de arrependimento.                                                                                                                   


























































Após a cerimônia, foram recepcionados com um lanche especial, oferecido pelos voluntários da evangelização que fazem o trabalho naquela unidade.



















sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Pais e filhos em conflito

Pais e filhos em conflito

Será que nos esquecemos de Deus?





A semana trouxe notícias tristes, muitas delas envolvendo conflitos entre pais e filhos. Situações que nos fazem pensar o quanto estamos distantes do Senhor Jesus. Duas delas realmente são de deixar a cabeça fervilhando, levantando questões sobre as relações familiares e Deus.
A primeira aconteceu nos Estados Unidos. Trata-se da história de uma menina que foi trancada, durante 2 anos, pela mãe, em um armário da casa onde morava e isolada do convívio com seus irmãos porque se “parecia muito com o pai”. Tudo começou quando a menina, chamada Georgia (foto acima), tinha apenas 3 anos.
No período em que passou presa, ela era obrigada a utilizar os próprios cabelos como "cobertor" para não passar frio. Não podia sequer usar o banheiro. A mãe deixava uma vasilha no local onde a menina ficava trancada para que ela usasse como penico.
Quando os policiais encontraram a menina, ela pesava pouco mais de 8 quilos e teve que ser hospitalizada porque estava severamente desnutrida. Ela vivia separada de seus irmãos, que moravam na mesma casa. Georgia tinha dificuldades para se comunicar. A mãe biológica foi sentenciada a 40 anos de prisão pelo crime, e não poderá deixar a cadeia por pelo menos 18 anos.
A outra notícia está na capa de todos os jornais brasileiros. É a primeira manchete dos sites jornalísticos. Um casal de policiais militares e seu filho de 13 anos foram encontrados mortos dentro da própria casa na Vila Brasilândia, zona norte da capital paulista. Também foram mortas a avó e a tia-avó do menino.
Agora, a bomba que vem causando divisões de opiniões: a polícia trabalha com a hipótese de que o menino foi o autor dos assassinatos e depois cometeu suicídio. Ele teria matado a tiros – com a arma da mãe – os pais, a avó e a tia-avó, pegado o carro da familia para ir à escola, assistido aula e, na volta para casa, se matado com a mesma arma. Independentemente de qual resultado as investigações possam apontar, surge um questionamento inevitável, e isso em relação aos dois casos: que tipo de relacionamento há hoje entre pais e filhos que possam suscitar essas situações?
Os dois episódios lembram outro, ocorrido também em São Paulo, em 2002, e que ainda está preso no imaginário popular: o caso Richthofen, quando a filha de um casal de empresários, Suzane, foi acusada de ter planejado a morte dos próprios pais, com o auxílio do namorado e do irmão dele.    
Em Marcos 13:12 está escrito: “O irmão trairá seu próprio irmão, entregando-o à morte, e o mesmo fará o pai a seu filho. Filhos se rebelarão contra seus pais e os matarão.” A Bíblia há muito fala que chegaríamos a tempos como esses, em que haveria conflitos entre irmãos, pais e filhos.
Nesse momento, é importante saber o que aconteceu em todos os episódios e o que motivou tais atitudes. No entanto, em todos eles há um elo, independentemente de quem praticou o crime: a falta de Deus no coração.
Pode parecer improvável, mas, para quem tem um elo com Deus e compreende o mandamento maior do Senhor Jesus é assim que funciona. A falta de Deus na vida das pessoas é o sinal dos tempos que se apresentam. Mantenha-se ao lado Dele e propague o que Ele disse: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amo.” João 15:12






Jovens internos da Fundação CASA-SP, participam da Santa Ceia da Revelação no Cenáculo do Brás.











Jovens internos da Fundação CASA-SP, participam da Santa Ceia da Revelação


Na manhã do último domingo (20/04), funcionários e doze jovens que cumprem medida sócio-educativa na Unidade de Internação de Vila Maria, através de permissão especial do Juiz de Menores, estiveram presentes na matriz da IURD no bairro do Brás, zona leste de S.Paulo.
O bispo Jadson dos Santos, realizou a Concentração de Fé e Milagres, alertando a todos, sobre a necessidade de se humilhar perante Deus, que é o primeiro passo, para que Deus os exalte (I Pedro5.6).Na oportunidade, participaram também da Santa Ceia da Revelação, pelo Espírito Santo, do Senhor Jesus, e logo após, foram convidados pelo bispo a subir no altar, e todos os presentes oraram em favor dos adolescentes a fim de que vejam a grandeza de Deus , em suas vidas transformadas.
O jovem A.F.L.de 18 anos, relatou que no passado,esteve na presença de Deus, abandonou e caiu no mundo da criminalidade,mas com os ensinamentos que vem recebendo semanalmente, nos cultos realizados pela IURD dentro das Unidades, e a pregação do bispo, sente-se com sua fé renovada para enfrentar todos os obstáculos e praticar a Palavra de Deus, na certeza de que seu tempo de exaltação chegará.
Segundo o Coordenador da Fundação CASA da UI-Abaeté, Sr. Jorge A. Gomes, a participação dos jovens neste domingo, foi muito importante, pois além do alimento espiritual, eles puderam reconsiderar suas vidas e perceber que não estão excluídos da sociedade, e sim, o objetivo é reintegrá-los ao convívio social, contribuindo para a elevação da auto- estima , visando o retorno destes adolescentes ao seio familiar e à sociedade, conscientes de seus direitos e responsabilidades.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

UNIVERSAL SOCIAL NA FUNDAÇÃO CASA.



As unidades de Internação Paulista e Nova Vida, da Fundação CASA na Vila Maria, recebem a UNIVERSAL para um evento.
















A banda Eterna Aliança e a cantora gospel Cristina Miranda se apresentaram aos internos e familiares, que estavam presentes. Na UI Paulista, o pastor Osvaldo Volpini orou com os jovens, e ressaltou a importância das mães na família e na recuperação dos internos.















As mães dos adolescentes receberam tratamento de manicure, cabeleireiro e receberam rosas de seus filhos. Para completar a festa foram servidos também salgadinhos, algodão doce e sorvetes.





























O diretor da UI Nova Vida, Leandro Medeiros, exaltou a temática religiosa da comemoração “alem da solidariedade o apoio espiritual é essencial para essas mães, que passam por um momento delicado”.
















Já na UI Nova Vida a convidada foi a escritora Carlinda Tinoco, que distribuiu livros e autógrafos, alem de recitar uma poesia em homenagem às mães.





































quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Seja um homem de moral

Bíblia apresenta lições de integridade e honestidade





O sucesso tem um preço. Com base nessa premissa, muitos empresários tentam alcançá-lo a qualquer custo: maquiam balanços, adulteram notas e praticam assédio sexual e moral. Esses são alguns dos desvios de comportamento que levam qualquer empresa a prejuízos e problemas jurídicos. Ao contrário do que se pensa, são condutas muito comuns hoje em dia. 
Segundo estudo da HSD Consultoria em recursos humanos, 20% dos executivos avaliados possuem desvios de conduta, com potencial risco para prejuízos financeiros. A amostragem de cerca de 5 mil avaliações traz dados alarmantes: os principais problemas levantados são desvio de conduta moral e ética, maquiagem de resultados e priorização dos interesses pessoais.
Como proceder? 
A pesquisa mostra que, apesar dos indicadores, algumas empresas ainda relutam em tomar decisões para o desligamento de executivos sob a justificativa de que eles trazem resultados. Empresarialmente, o risco fator humano na condução das empresas tem tido pouca atenção por parte dos empresários, acionistas e conselhos de administração.
Especialistas sugerem alternativas para gerenciar o problema e atuar preventivamente. Mapear o perfil comportamental de todos os profissionais selecionados, e não somente comportamentos observáveis, mas também os fatores estruturantes da personalidade. Além disso, ter sistemas de controle aperfeiçoados para não ter dependência humana no que diz respeito aos indicadores gerenciais também auxilia.
Outra sugestão é que a empresa tenha processos integrados que assegurem entradas, processamentos e saídas que possam ser controladas e desenvolva a cultura de ética e integridade nas organizações com plano de consequências e valorize os resultados a médio e longo prazo.  
O que diz a Bíblia?
Para o empresário, é importante ter lições com as quais aprenda a colocar em prática seus planos, com base em caminhos que já foram trilhados e podem ser seguidos. Deus mandou que o homem fizesse obras. Disse para não matar, não cometer adultério, não roubar, não mentir, não cobiçar a casa e os bens do próximo (leia Êxodo 20).
Das diversas histórias contidas na Bíblia, é possível extrair algumas lições que podem nos ajudar no dia a dia. As pessoas não seguem líderes que consideram desonestos. Quanto mais você sobe, mas visível sua integridade ou a falta dela se torna; e todos estão atentos a isso. Atos desonestos “insignificantes” geralmente geram atos mais graves de desonestidade.
Outra lição é que, em tempos de crise, adversidade e tentação, a integridade de um líder se torna mais evidente. A integridade é exibida em ações, e não em intenções declaradas. Falar é fácil, agir é outra história quando se trata de honestidade e integridade. Essas duas qualidades compensam no longo prazo, embora possam envolver sacrifícios em prazos pequenos.
A honestidade e a integridade não são traços fáceis de implementar no longo prazo, mas resistem mais tempo. As organizações que duram mais, geralmente têm líderes com uma noção ética e integridade pessoal.
Significa dizer que o homem deve agir conforme os preceitos cristãos em todos os setores de sua vida para ter sucesso. Essas são algumas das determinações de Deus aos homens, empresários ou não, para que conheçam a felicidade. Para entrar nesse caminho, faça um pacto com Aquele que irá orientá-lo e transformará a sua vida: o Senhor Jesus.




AMC NA FUNDAÇÃO CASA DE PARADA DE TAIPAS.














A alegria foi geral na unidade de Parada de Taipas (Fundação Casa) na manhã de 10/05. Pastor Geraldo Vilhena, sua equipe de voluntários da Igreja Universal do Reino de Deus, mais a participação da AMC (Associação das Mulheres Cristã) realizaram uma mega festa para comemorar em grande estilo o "Dia das Mães". Dn. Rosana Oliveira (AMC) fez a abertura homenageando todas as mães presentes. Uma surpresa! As internas que não receberam visita foram abraçadas pelas voluntárias da AMC, um gesto de amor e carinho.














































Em seguida um musical com a cantora Sula Miranda que faz parte da AMC, e com suas canções fizeram que as mães e internas refletissem no seguinte "Só Jesus pode mudar a sua história"






















































O Teatro Life House da Força Jovem Universal também marcou presença com uma peça chocante e com uma mensagem significativa mostrando as internas que não importa o que elas estejam passando que Deus está somente aguardando uma atitude de fé para entrar em suas vidas e arrancá-las das garras do mal.



























.Mais músicas, o cantor Gilson Campos alegrou todos com suas canções e falou sobre seu testemunho e experiência com Deus. Uma das internas recitou uma poesia da Dn. Carlinda Tinoco (AMC) foi um momento de muita emoção. E a Sula Miranda (AMC) retornou com mais músicas para a alegria das meninas. Pr. Marilene Silva (AMC) passou uma mensagem e fez uma oração toda especial para as mães, coordenadores e funcionários (Fundação Casa). A AMC com um grande gesto de solidariedade doou bíblias, flores, 100 cestas básicas, presentes que foram distribuídas para todas as mães , e as que não puderam estar presentes na festa estariam retirando no dia de visita.Foram também distribuídos bolos, doces e refrigerantes e houve almoço de Confraternização do Dia das Mães oferecido pela Fundação Casa para os familiares, internas e todos os voluntários que promoveram este evento (AMC e Igraja Universal do Reino de Deus).Sr. Ana Nóbrega (Coordenadora Pedagógica da Fundação Casa) relatou a importância do trabalho que o Pr. Geraldo Vilhena e sua equipe tem realizado na fundação."As reuniões que são efetuadas semanalmente pelos Voluntários da IURD e estes eventos trazem satisfação e auto estima para as meninas, elas cantam a semana toda...". relata a Sr. Ana Nóbrega agradecendo a AMC e a Igreja Universal do Reino de Deus por mais este evento. Marta Alves



















































































































terça-feira, 6 de agosto de 2013

Nenhum homem admira uma mulher insegura e grudenta




Você está namorando e toda sua vida gira em torno desse namoro. Para as amigas, você nunca mais liga nem arranja tempo para elas, pois agora todo seu mundo está totalmente dentro desse relacionamento.
Você praticamente deixa de viver sua vida, deixa de crescer, pois agora tudo é em função dele. É somente um namoro, mas você se entrega de tal forma que acaba se transformando em uma pessoa dependente, insegura e muitas vezes um grude. Liga toda hora, quer saber onde ele esteve com quem falou, pra quem olhou, quer controlar a vida dele em todos os sentidos...
Esse comportamento em muitas mulheres é a receita certa para que o relacionamento fracasse...E pior ainda: quando tudo termina, você se sente sozinha, perdida e com sua autoestima totalmente destruída.
Querida amiga solteira, entrar em um relacionamento é algo sério, mas não quer dizer que a sua vida precisa parar ou girar totalmente em torno daquela pessoa. Não conheço nenhum homem que admire uma mulher insegura e grudenta. E atitudes como as mencionadas mostram exatamente isso.
A melhor coisa a ser feita para mudar esse cenário é se ocupar! Sua vida precisa continuar, não se anule. Continue dando atenção às suas amigas, sua família e encontre tempo também para se dedicar às coisas de Deus.
Procure fazer parte do grupo de evangelização ou outro grupo na igreja. Seja participante! Isso irá ajudar seu relacionamento com Deus, com seu namorado e a sua autoestima também! Caso você não esteja em um relacionamento no momento, saberá como agir quando estiver em um.

domingo, 4 de agosto de 2013

A soberba é a origem de todos os pecados e o mais nocivo deles




Constantemente nos deparamos com pessoas arrogantes, orgulhosas, cheias de si, prepotentes, altivas, que se julgam superiores às demais.  Difícil conviver com pessoas assim não é verdade?
Talvez você diga: "Graças a Deus eu não sou assim. Sou uma pessoa humilde."
Sinto lhe informar que você já foi contaminado com o vírus da soberba.  Isso mesmo. Você tem orgulho de ser humilde. Logo, você pode até ter outras virtudes, exceto a da humildade.
A soberba é a origem de todos os pecados da humanidade e o mais nocivo deles.  Foi por causa dela que Lúcifer perdeu a posição de querubim da guarda ungido e se tornou o diabo.
Lúcifer vivia no monte Santo de Deus, era perfeito, cheio de sabedoria e formosura, mas deixou seu coração se encher de orgulho e desejou ser semelhante ao Altíssimo. Por conta disso, foi expulso do céu. "Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti."  Ezequiel 28.14
"Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo." Isaías 14.13
Não é exatamente isso que acontece com muitos que alcançam sucesso profissional, fama, poder?  Quando eram pessoas comuns mostravam-se humildes, tratavam todos com respeito e consideração. Entretanto, foi só alcançarem uma posição de destaque perante os outros que passaram a se vangloriar e desprezar os demais.
O ser humano herdou esse orgulho de Lúcifer, que logo achou um jeito de plantar essa semente maligna no coração do homem.
O grande problema é que dificilmente a pessoa orgulhosa se reconhece nessa condição. E aí está a razão da sua autodestruição, uma vez que, se não há reconhecimento do erro, não há arrependimento, não havendo arrependimento, não há Salvação.
"A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda." Provérbios 16:18
A cura
"Há duas curas para orgulho: humildade e humilhação. A segunda normalmente vem depois que você recusa adotar a primeira", escreveu o bispo Renato Cardoso em seu blog.
Foi exatamente isso que aconteceu com Nabucodonosor, rei da Babilônia, cuja soberba era tanta que ordenou que fosse construída uma estátua de ouro para que todos o adorassem.

Tempos depois, para quebrar a altivez do rei, Deus o fez saber, por meio de um sonho - cuja interpretação foi dada pelo profeta Daniel -, o que aconteceria com ele e seu reino até que reconhecesse  a soberania do Altíssimo.
"Serás expulso do meio dos homens, e a tua morada será com os animais do campo, e te farão comer erva como os bois, e serás molhado do orvalho do céu, e passar-se-ão sete tempos por cima de ti; até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer." Daniel 4.25
Porém, antes disso acontecer, ele teve a oportunidade de rever os seus conceitos. Mas ele não quis seguir o conselho de Daniel"Portanto, ó rei, aceita o meu conselho, e põe fim aos teus pecados, praticando a justiça, e às tuas iniquidades, usando de misericórdia com os pobres, se, porventura, se prolongar a tua tranquilidade." Daniel 4.27
Passaram-se 12 meses e ele continuava cheio de si. Quando num belo dia, passeando sobre o palácio real, lhe sobreveio o cumprimento da profecia, pois pensava consigo mesmo: "Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a morada real, pela força do meu poder, e para a glória da minha majestade?" (Daniel 4.30) No mesmo instante a profecia se cumpriu e ele foi expulso de entre os homens e passou a viver como um animal.
Até que no final do tempo determinado por Deus ele recuperou a lucidez e glorificou ao Senhor, reconhecendo-O como o verdadeiro Rei, que vive eternamente e tem domínio sobre o reino dos homens e o dá a quem quer. Assim ele foi restituído ao seu reinado e recuperou a majestade e o poder.
"Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, e exalto, e glorifico ao Rei do céu; porque todas as Suas obras são retas, e os Seus caminhos justos, e Ele pode humilhar aos que andam na soberba."  Daniel 4.37
Poderia ter sido humilde e evitado a humilhação caso tivesse dado ouvido a Daniel. Contudo, precisou ser humilhado diante de todos para que pudesse reconhecer a sua insignificância diante de Deus.
"A humildade é uma escolha. Você pode aprendê-la e praticá-la. A humilhação não é uma escolha, mas uma consequência. Ela eventualmente acontece com o orgulhoso por resultado de suas próprias atitudes", destacou o bispo Renato.
Assim acontece com muitas pessoas.
Entretanto, o orgulho pode se manifestar de várias maneiras. Em alguns ele é mais sutil, mas não menos perigoso. Por isso a importância de uma autoanálise.

Segundo o psicólogo Alexandre Rivero, a pessoa soberba sente-se superior às outras, subestima a capacidade alheia e é incapaz de colocar-se no lugar do outro. Por conta de suas atitudes, perde oportunidades nos relacionamentos sociais, uma vez que as outras pessoas passam a evitá-la.
De acordo com o especialista, a falta de limites e frustrações necessárias na vida cria uma onipotência e uma incapacidade em fazer autocrítica, podendo desencadear o sentimento de superioridade.
Paradoxalmente, esse sentimento de superioridade, em muitos casos, também pode ser um indício de uma baixa autoestima. "Por vezes a superioridade pode ser uma compensação do sentimento de inferioridade. A pessoa sente-se com baixa estima pessoal e procura exaltar suas conquistas, exagerar seus pontos fortes, querendo afastar o sentimento de inferioridade que está presente em si mesma", explica o psicólogo.
Em certa ocasião, ao censurar os escribas, o Senhor Jesus disse:
 "Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado." Mateus 23.12








UNIVERSAL SOCIAL NA FUNDAÇÃO CASA DE CAMPINAS.

 Voluntários e Jovens do dose mais forte da Igreja Universal do Reino de Deus, mostraram todo desempenho neste último domingo  na Fundação Casa de Campinas em mais um evento recheado de atividades para os internos e funcionários. Para dar início ao evento, o Pastor Geraldo Vilhena Coordenador Estadual de Evangelização, nas unidades da Fundação Casa de São Paulo,fez uma oração e pediu para que Jesus abençoa-se a unidade e os adolescentes, e suas respectivas família.
Amauri um integrante do dose mais forte, passou o seu testemunho, Esteve presente também Robson Freitas ex- viciado em drogas, como crack ,cola maconha, lança perfume cocaína entre outras drogas na qual pelo envolvimento com as drogas teve uma perna amputada, no qual todos os adolescentes se emocionaram com o testemunho.








Para finalizar, o evento foi servido muito bolo, algodão doces, e refrigerantes e sorvete.





Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1