sábado, 7 de dezembro de 2013

O último cigarro.



Por Raquel Maldonado raquel.maldonado@folhauniversal.com.br
Quem já foi fumante sabe o significado do último cigarro, a sensação do último trago. Sabendo da importância da ocasião, o fotógrafo e ex-fumante Claudio Pepper, de 47 anos, decidiu eternizar esse momento tão especial fazendo ensaios de pessoas que decidiram abandonar o vício. “A ideia é perpetuar o momento do último cigarro e pontuar a situação como um acontecimento. Uma oportunidade de fumar o último cigarro sem ter que jogar a ‘bituca’ no bueiro e fazer cara feia”, afirma o autor do projeto que chamou de The Last Cigarettes Portraits (Retratos do Último Cigarro, em português). “Quando decidi parar de fumar fiz uma cerimônia de desapego. Fumava havia 20 anos e cheguei a fazer cálculos de quantas tragadas dei nesse período. Escolhi o lugar e as pessoas que estariam ao meu lado naquele momento. Meu último cigarro foi há 10 anos, em uma cantina italiana, rodeado de amigos. Deixei para fumar o último às 23h55, depois da sobremesa, junto com o cafezinho”, relata Pepper. Ele afirma que desde então pensava na possibilidade de registrar o último cigarro de outras pessoas, até que um dia acordou com o nome do projeto na cabeça e decidiu mandar um e-mail para os amigos. “Eles adoraram. Muitos até brincavam que iam voltar a fumar só para poder parar e fazer a foto”, relembra. Há cerca de 1 ano fotografando as despedidas do cigarro, Pepper já tem seis ensaios, dos quais um não será considerado já que a pessoa voltou a fumar após uma recaída. O próximo passo é montar uma exposição. Segundo o fotógrafo, do primeiro contato até o dia do ensaio uma relação de confiança é traçada entre ele e seu fotografado, que muitas vezes precisa de tempo para amadurecer a ideia de deixar o hábito para sempre. “Eu ligo e mando e-mails até que a pessoa amadureça a vontade de parar de fumar. Fico ansioso para tirar a foto, mas respeito. Cada pessoa tem seu tempo.” Pepper conta que em um de seus ensaios a pessoa queria parar de fumar no Carnaval, mas o ensaio só foi feito em agosto. Depois do ensaio as fotos acabam na internet e as pessoas vão criando cúmplices. “Os seguidores botam fé na decisão. Isso faz com que a pessoa se fortaleça e encoraja outros”, avalia.


UNIVERSAL NA FUNDAÇÃO CASA





Na tarde do último Domingo, data que nos lembra o ataque terrorista nos Estados Unidos, o grupo do Presídio junto com a equipe de teatro da Força Jovem, estiveram na Fundação Casa de Ribeirão Preto, especificamente na Casa Rio Pardo, modulos 1 e 2.




Foi apresentada a peça intitulada “Um grito de socorro”, que foi assistida por todos os internos e inclusive por todos os funcionários presentes, que foi muito aplaudida por todos. A peça revela as lutas de uma jovem em permanecer na presença de Deus que, mediante aos estímulos que o mundo oferece, se afasta e encontra grande dificuldade para retornar.
Esteve presente também o ex-pagodeiro Davi Daniel (Grupo Sorriso Negro e Inspira Samba) que animou a todos com suas canções inspiradas por Deus.




Já o ex-traficante e ex-presidiário e hoje Obreiro Marcio Donizete, relatou seu testemunho de transformação de vida e mostrou que a vida do crime não traz benefício a ninguém e que Jesus pode dar uma oportunidade de transformação de vida para todos aqueles que se voltarem a ele.





Na oportunidade o Pastor Carlos Cucato, responsável pelos trabalhos da Iurd de Ribeirão Preto e Região, Orou e ministrou uma palavra de Fé e otimismo a todos O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; Por essa palavra que nos colocamos a disposição do Espírito Santo e não medimos esforços para ajudar aqueles que precisam de ajuda”.
Estiveram presentes também Pr. Jonas Morais, Pr. Saulo Rodrigues, Pr. Vanderlei Jangrossi e a equipe de evangelização dos presídios de Ribeirão.





No final foi distribuido Picolé a todos para refrescar a tarde de Domingo, onde todos através desse trabalho, puderam ter um momento de paz e esperança de uma vida melhor.



Agradecemos a Direção da Fundação Casa Através do seu Diretor Dr. Roberto Carlos Damásio, pela liberação dos trabalhos realizados nesta entidade no qual tem contribuido para que todos tenham uma oportunidade de uma nova vida na presença de Deus.
Textoe fotos: Vanderlei Jangrossi




Que o Senhor Jesus abençoe todos os Funcionarios, internos e famílias

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

De acordo com os médicos, a ingestão da mesma quantidade de álcool por homens e mulheres afeta o sexo feminino de forma mais nociva e mais rapidamente, mesmo levando-se em conta as diferenças de peso corporal.




A mais completa pesquisa já realizada sobre o consumo de álcool entre as mulheres brasileiras, realizada pela Secretaria Nacional Antidrogas em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) — batizada de 1º Levantamento Nacional sobre os Padrões de Consumo de Álcool na População Brasileira —, mostra que um terço dos bebedores pesados (aqueles que bebem em volume excessivo pelo menos uma vez ao ano) é do sexo feminino. Em apenas 20 anos, a participação das mulheres entre a população alcoólatra brasileira triplicou, passando de 10% para 30%.
A pesquisa mostrou, também, que o alcoolismo, em ambos os sexos, tem atingido mais os jovens e adolescentes. Na faixa entre 14 e 17 anos, 6% das meninas e 10% dos meninos foram classificados como consumidores compulsivos de álcool, o que equivale a cinco doses ou mais ingeridas no mínimo uma vez por semana. Os que bebem cinco doses ou mais de uma a três vezes por mês (ocasionais) são 16% dos garotos e 14% das garotas.

Desta forma, a Unifesp chegou à seguinte conclusão: no Brasil, 30% da população alcoólatra é composta por mulheres; 6% das meninas entre 14 e 17 anos são consumidoras frequentes de álcool, e 14% delas foram classificadas como bebedoras ocasionais.

Reflexos destes dados são vistos em praticamente todos os centros de atendimento psicossocial (CAPs) do Pais, que tratam dependentes adultos de álcool e outras drogas: mais de 40% dos pacientes atendidos são mulheres, e metades desses atendimentos é voltado ao tratamento antiálcool.

De acordo com os médicos, a ingestão da mesma quantidade de álcool por homens e mulheres afeta o sexo feminino de forma mais nociva e mais rapidamente, mesmo levando-se em conta as diferenças de peso corporal. Isso ocorre porque a mulher apresenta menos água em seu corpo do que o homem, e o álcool, quando misturado a água do corpo, torna-se mais concentrado na mulher.


UNIVERSAL NA FUNDAÇÃO CASA

















Em clima de muita alegria, voluntários da IURD foram recebidos na Fundação Casa , Vila Maria Belém neste último domingo, em mais um evento com várias atividades para os internos, seus familíares e funcionários.
Para dar início ao evento, esteve presente, Pastor Geraldo Vilhena coordenador de Evangelização, nas unidades da Fundação Casa de São Paulo,fez orações pelos adolescentes e familiares, deu uma palavra de vida a todos presentes, e falou sobre o finais dos tempos.


A festa foi animada com a descoberta de novos talentos, dois internos que mostraram todo o seu potencial talento para a música onde cantaram músicas que emocionaram a todos os presentes




dando seqüência ao evento, A CIA Teatral Força Jovem apresentou uma peça de teatro que fala o real significado da nossa alma, e o quanto temos valor para Deus, que a nossa alma não tem preço, e que o mal somente que matar, roubar e destruir a peça conta a História de um Leilão de uma pessoa sobre sua alma, a primeira que vem da o primeiro lance, foi a religião, o segundo lance prostituição, terceiro lance bebidas, curtição, quarto lance foi a ganância, e drogas, e por último a morte que deu um lance maior, já no último suspiro, vem Jesus que resgata sua alma tirando todas as correntes do mal, e lhe dá uma nova chance.






Para a alegria dos adolescentes foi servido sorvete, bolo e refrigerantes.













Para finalizar o evento, esteve presente o Pastor Alexander Junior Hilário, orou pelos adolescentes e familiares presentes, falou sobre a importância da alma e que a peça de teatro mostrou o que o mal deseja. Que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho único para salvar a todos.

Nelci Paiva

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

TEMPLO DE SALOMÃO
















Esta dinâmica é feita nas Unidades da Fundação Casa, com a orientação dos técnicos da Fundação Casa e Obreiros da IURD do Estado de São Paulo.







Pastor Geraldo Vilhena (Coordenador de evangelização em Unidades da Fundação Casa de São Paulo) observou, que depois da implantação deste projeto os jovens internos tiveram mais interesse pela leitura. Tendo como conseqüência um grande crescimento espiritual e educacional na vida dos jovens da Fundação Casa.
É usado como fonte a FOLHA UNIVERSAL.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

HOMOFOBIA




Mapa do preconceito no Brasil: Homofobia faz cerca de 200 vítimas todos os anos no País, o maior número da América Latina
Até 1990, atração sexual e afetiva pelo mesmo sexo foi concebida pela OMS como transtorno tipicamente mental Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em média um homossexual é assassinado no Brasil a cada dia e meio, o que totaliza cerca de 200 vítimas por anos, o maior percentual entre todos os países da América Latina. Em 2010 foram 260 execuções de homossexuais. Ainda de acordo com a OMS, dos 2 mil homossexuais ouvidos pela Organização no Brasil no último ano, 96% disseram já ter sido vítima de preconceito em casa, no trabalho e até na igreja que frenquentam.Leis anti-homofóbicas são mais rígidas na europa Fora do Brasil a situação não é menos preocupante, apesar de existirem leis mais rígidas de proteção aos homossexuais. Na Europa, por exemplo, pelo menos 25 países e outros 5 territórios proíbem a discriminação sexual com base na Orientação Sexual de cada indivíduo. Por outro lado, apenas dois países, Portugal e Suécia, incluem expressamente em Constituição esta proibição firmada nos outros 25 países europeus. Com relação ao casamento entre pessoas do mesmo sexo com adoção, é permitido em cinco países: Bélgica, Holanda, Suécia, Noruega e Espanha. Outras leis que acabam beneficiando casais homossexuais são comuns em 12 nações europeias, entre elas, Alemanha, Dinamarca, Reino Unido e ainda França. Mesmo com toda esse aparato jurídico, a União Eurpeia registra grande número de mortes decorrentes da homofobia: são mais de 300 todos os anos.Homossexualidade e suicídio No Brasil não existem estatísticas concretas, mas segundo pesquisa dos Arquivos Médicos de Pediatria e Adolescência dos Estados Unidos, a probabilidade de estudantes do ensino secundário que são gay, lésbica ou bissexual tentarem cometer suicídio é pelo menos 3 vezes maior em relação aos seus colegas heterossexuais.Alimento do preconceito: homossexualidade tratada como transtorno mental Até meados da década de 1990, a homossexualidade foi classificada pela OMS como um transtorno tipicamente mental. Apenas em 17 de maio de 1990 a assembleia geral da OMS aprovou a retirada do código 302.0 (Homossexualidade) da Classificação Internacional de Doenças e declarou que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”.


UNIVERSAL NA FUNDAÇÃO CASA



Já bem cedinho as voluntárias da AMC chegam a unidade da Fundação Casa US Fênix para organizar os preparativos da Festa. O sorriso no rosto e a satisfação é notória.









Surpresa as voluntárias da AMC (Associação de Mulheres Cristãs) prepararam uma bela mesa com bolos, salgados, refrigerantes e outras guloseimas para os internos e familiares.








Conversando com a Diretora Rosana Marfil Oliveira (3ª Gestão), relata que juntamente com sua equipe atende jovens na faixa etária de 16 a 21 anos incompletos, trata-se de uma unidade unidade inicial de semiliberdade, que os internos podem visitar a residência ou aguardar a conclusão do caso na unidade (período aproximadamente 04 meses). São efetuadas reunião temáticas com as famílias para fortalecimento dos vínculos. A equipe visa o retorno ao convívio social, por meio de cursos profissionalizantes, ensino formal e inserção no mercado de trabalho. Tem como atendimento preferencia á Zona Leste.


Dn Isis Regina abriu a festa chamando o Diretor Artístico Samuel Modesto para apresentar a mais uma surpresa,a cantora Michelle Nascimento que veio para alegrar e agitar á todos. Michelle falou sobre seu testemunho de vida, mesmo tendo nascido em berço evangelíco, aos 16 anos ficou grávida e aí começo o sofrimento. A desobediência aos pais teve como consequência a tristeza, o vazio, começou a se envolver com o mundo que até então não conhecia. Disse que não fumou maconha pois não lhe ofereceram e que não o futuro que daria a filha. Mas Deus tinha um propósito em sua vida, aos 21 anos ela compreendeu a necessidade de buscar a Deus e fazer aliança com Ele. A partir daí sua vida tranformou, hoje possui apartamento, carro, contrato com a Line Record, casamento abençoado, felicidade plena.E dentre os louvores apresentados, cantou seu grande sucesso "Toque de Fé".


























A cantora Isis Regina juntamente com as voluntarias cantam a versão (Dancing Queens) quando nela deixa-se uma mensagem da Associação de Mulheres Cristãs.













A Dra. Rita Dantas Souza (Psicologa Hospitalar) apresentou uma palesta sobre auto estima. A importância de atentarmos aos nossos comportamentos e o que estamos fazendo de bom ou ruim, pois tudo que fazemos reflete em nossas vidas.




Marilene Cardozo uma voluntária da AMC fez uma dinâmica em par com um caramelo oferecido a cada pessoa presente e nessa conclusão: Ofertou a maneira de como servir ao próximo, a importância de amparar em um momento de dificuldade.





A Dn. Rosana (Presidente da AMC) fez uma oração por todas as mães e colaboradoras (momento de muita fé) 









após foi servido doces salgados e refrigerantes





foram entregue cesta básica para as famílias





e também foi entregue bíblias. Na bíblia que foi presenteada estava anexo uma poesia feita por Dn Carlinda exclusivamente para aquela ocasião.




Momentos de Alegria e Felicidades que ficaram nos corações daqueles jovens , familiares e voluntários.

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1