sábado, 17 de junho de 2017

Não seja escravo das lembranças



Não seja escravo das lembranças
Leia a mensagem de hoje do livro “O Pão Nosso para 365 dias”


publicado em 02/05/2016 às 00:15.

Da Redação (*) / Foto: Fotolia




 






“Jamais digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Pois não é sábio perguntar assim. ” Eclesiastes 7.10

Olhe para frente. De uma vez por todas: olhe para frente! Enquanto você se prende ao passado, o relógio corre. Corre, pois o tempo é implacável. A oportunidade de fazer algo novo se escoa entre seus dedos. Não vai mudar o passado. Não vai trazer de volta o que não existe mais. É burrice julgar o passado melhor que o presente. Sábio é plantar hoje o que é bom, para colher no futuro o que é melhor ainda.

Existem duas maneiras de olhar para o passado. A primeira é relembrar, se torturando com fato de ele não existir mais, se torturando com as coisas boas ou ruins que aconteceram. Isso o faz escravo das lembranças, escravo de suas emoções. Emoções que foram responsáveis pelos fracassos do passado. Ou pela situação lastimável em que você ficou depois. Imobilizado em um tempo que não existe. A segunda maneira é absorver lições do que passou e trazê-las para o presente, como aprendizado. Se algo foi bom, amém. Guarde as lições daquilo e siga em frente. Viverá algo ainda melhor. Se foi ruim, já aconteceu – e já acabou. Resolva dentro de você, perdoe, esqueça. Feche a porta. Vire a página.

Quando pensa no passado, sua mente se transporta para o passado. Como dar um passo se o seu corpo está em um lugar e sua mente, em outro? A fé olha para frente. Quando Moisés morreu, Deus foi direto: “Moisés, Meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que Eu dou aos filhos de Israel” Josué 1.2. Moisés morreu. O passa­do passou. Dispõe-te, agora, porque ainda há muito a ser feito.

Ajuda para encarar a maternidade

Ajuda para encarar a maternidade
Projeto T-amar, da Universal, oferece orientação e apoio para mães que buscam preparo emocional e espiritual para educar os filhos
publicado em 06/03/2016 às 00:05.

Rê Campbell / Fotos: Demetrio Koch


 

Educar a filha Déborah Louise, de 9 anos, sempre foi um desafio para Christiane Dantas, de 35 anos. (foto ao lado) Desde muito pequena, a menina esbanjava energia e apresentava um “temperamento difícil.” Na tentativa de controlá-la, Christiane recorria a castigos, críticas e repreensão.

O autoritarismo era a base do relacionamento entre as duas. “Ela sempre foi hiperativa e eu tinha dificuldade. As pessoas cobravam certas atitudes dela e me cobravam também. Eu jogava todas as broncas em cima dela”, relembra. A tática, entretanto, não funcionava. “Ela não mudava e eu ficava frustrada”, afirma.

Há alguns meses, Christiane passou a coordenar reuniões de mães em atividades promovidas pelo projeto T-amar, em Teresina (PI). “Aprendi a respeitar as diferenças, sem deixar de educar e cobrar. Antes, eu era intransigente, colocava meu ponto de vista e ponto final. Agora, aprendi a dialogar e ouvir”, destaca.

Déborah se aproximou mais da mãe e ficou mais atenta aos seus conselhos. Christiane também mudou. “Procuro ter mais paciência, elogio seus acertos e trabalho seus pontos fracos. Aprendi a não cortar as asas, mas orientar o voo”, diz.

O que é o T-amar?

 

Ser mãe é mesmo uma tarefa desafiadora. E foi pensando nas dúvidas e dilemas enfrentados pelas mães que o T-amar foi criado em 2012. A coordenadora nacional do projeto, Edineia Dutra, (foto ao lado) explica que a iniciativa reúne mulheres de todas as idades com algo em comum: buscar preparo emocional e espiritual na criação dos filhos. “Nosso objetivo é carinhosamente acolher, apoiar e orientar as mães. Trabalhamos para que aprendam a vencer seus desafios pessoais e familiares.”

Atualmente, o projeto atende milhares de mães em todo o País e conta com o apoio de 1.150 voluntárias. Elas participam de encontros mensais, trocam experiências, recebem orientações e aprendem a aplicar os conselhos por meio de tarefas práticas. As atividades ocorrem em diversas unidades da Universal. Há mulheres que nunca receberam apoio do pai de seus filhos, viúvas, divorciadas e também mulheres que dividem a responsabilidade de educar com os pais.

No processo, Edineia acrescenta que as mães descobrem que autoridade é diferente de autoritarismo e que o bom uso da palavra provoca resultados surpreendentes. “Elas também percebem que um gesto de carinho pode expressar mais do que mil palavras”, conta.

Sem controle

Muitas mães chegam ao T-amar ao perceber que perderam o controle parcial ou total sobre os filhos. Em muitos casos, a autoridade delas é ignorada. Essa era a sensação de Sheila Feijó, de 48 anos, que participou pela primeira vez de uma reunião do T-amar em Viamão (RS). “Tenho dificuldades com meu filho mais velho, ele se envolveu com drogas. Fazia tempo que não conversávamos sem discutir. Atendendo a uma tarefa sugerida na reunião, decidi fazer um café da manhã para ele e escrevi um cartão dizendo que o amava e que ele podia contar comigo. Ele está mais carinhoso e pediu perdão”, diz.

Sheila afirma que o projeto também está fazendo bem para a relação dela com os outros filhos – uma jovem de 20 anos e um rapaz de 26 anos – e com o neto, de 11 anos. “Me renovo a cada encontro e aprendo a ser uma mãe melhor”, ressalta.

Equilíbrio

Lígia Maria dos Santos, de 32 anos, começou a frequentar as reuniões do T-amar em meados de 2015, em Del Castilho (RJ). Na época, ela enfrentava o fim de um casamento de oito anos, a morte da mãe, a depressão do pai e a demissão no trabalho. Os problemas se refletiam na relação dela com a filha Laura, de 7 anos. “Tudo isso mexeu com o psicológico e a fala da Laura. Deixei de brincar com ela, de sorrir.”

As duas já passavam por tratamento médico, mas a recuperação ainda não era completa. “A equipe do T-amar é muito unida e me deu carinho e atenção. Reaprendi que preciso ter momentos para sentar e brincar com a minha filha”, destaca. Laura conseguiu superar os problemas na fala e melhorou o desempenho escolar. “Aprendi que posso crescer como mulher e mãe.”

 


Já Isonete da Silva, de 34 anos, (foto ao lado)começou a participar das reuniões do T-amar em São Paulo (SP) porque se sentia sobrecarregada. Ela cuida sozinha do filho Davi, de 3 anos. “Eu era agressiva, batia e ele respondia com agressividade, ficava chateado. Hoje eu procuro conversar, explico as coisas. Ele está mais calmo, mais obediente”, conclui.

Como participar

Os encontros acontecem todo segundo domingo do mês nas principais capitais do Brasil.

Em São Paulo, capital, eles são realizados no 10º andar do Templo de Salomão, às 15 horas, na Av. Celso Garcia, 605 – Brás.

E também, na Av. João Dias 1.800 – Santo Amaro, 3º andar, sala do TF Teen.Confira outros endereços mais próximos de você: Site:projetotamar.org. Facebook Tel. (11) 3573-3505.

Mulher se finge de cega por 28 anos


Mulher se finge de cega por 28 anos
Entenda quais sãos as consequências da mentira


publicado em 12/06/2017 às 00:15.

Por Rafaella Rizzo / Fotos: Reprodução – Fotolia



Recentemente, uma história bem inusitada surgiu em alguns portais de notícias. Uma espanhola chamada Carla Jimenez, de 57 anos, teria fingido ser cega por 28 anos só para evitar ter de cumprimentar conhecidos na rua. A mulher é tão avessa ao contato humano, que até familiares foram enganados – incluindo o marido. A história que ela contava era a de que havia sofrido uma lesão nos olhos. Apesar disso, ela se maquiava perfeitamente e ainda assistia à tevê. Essas e outras atitudes despertou a desconfiança de muitas pessoas, e ela acabou confessando que, na realidade enxergava normalmente.

''Eu nunca fui uma pessoa muito social e me fazendo de cega pude me livrar de um bocado de compromissos sociais que eu não gostaria de ir'', disse Carla ao site espanhol que divulgou o caso.

Agora, ela terá de responder judicialmente pela mentira, já que recebia um auxílio do governo por afirmar ser deficiente. A história foi compartilhada em vários sites internacionais, mas muitos questionam se o caso é verdadeiro ou não. Mas, no mundo em que vivemos, não é difícil de acreditar que seja real.

O relato nos ajuda a refletir a respeito de como as pessoas preferem enganar a enfrentar seus problemas. Em vez de cometer um crime e magoar as pessoas que ama, não seria mais fácil ela ter assumido sua dificuldade de interação? Muitos poderiam não gostar de seu jeito antissocial, mas daria menos trabalho do que enganá-los por tanto tempo. Definitivamente, mentir não é um bom negócio.

“Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido." Lucas 12.2


A verdade é a melhor opção

A Palavra de Deus condena fortemente o ato de mentir e chega a assemelhar quem mente ao próprio diabo (Leia João 8.44). Aos olhos de Deus, até mesmo enganar por brincadeira é algo terrível: “Como o louco que solta faíscas, flechas, e mortandades, assim é o homem que engana o seu próximo, e diz: Fiz isso por brincadeira.” Provérbios 26.18,19

Em muitos momentos é difícil ser honesto. A verdade pode envergonhar ou prejudicar, à princípio, mas é a melhor escolha a ser feita. A mentira destrói a confiança, mancha os relacionamentos e prejudica a nossa Salvação. Pode trazer alguma facilidade e alívio por algum tempo, mas cobra um alto preço. Por isso, quando for tentado (a) a mentir, lembre-se do que a Bíblia ensina e escolha agradar a Deus. Não há nada melhor do que uma consciência tranquila.

Mas se, mesmo sabendo o certo a ser feito, ainda encontrar dificuldades, compareça às reuniões de domingo e busque forças em Deus para se tornar uma nova pessoa. Clique aqui e encontre o endereço da Universal mais próxima de sua residência.

Evento do FJU reúne 7 mil pessoas no interior paulista


Evento do FJU reúne 7 mil pessoas no interior paulista
“O Maior Resgate + FutShow” aconteceu em Campinas. Saiba mais


publicado em 16/06/2017 às 00:15.

Por Débora Picelli / Fotos: Cedidas


Tags: FJU Campinas bispo Marcello Brayner pastor Túlio Lopes




Cerca de 7 mil pessoas se reuniram, na tarde do dia 28 de maio, na Arena Concórdia, em Campinas, interior paulista, para participar do evento “O Maior Resgate + FutShow”, promovido pela Força Jovem Universal (FJU) de Campinas. O encontro teve como objetivo mostrar aos jovens, por meio de shows de música, dança e partidas de futebol de salão, que é possível viver feliz sem o uso de drogas e violência.

A ação, que recebeu pessoas de outras cidades também, contou com a presença do bispo Marcello Braynner, responsável pelo FJU no Brasil; bispo Sergio Corrêa, responsável pelo grupo de obreiros da Universal em todo o País; bispo Allan Senna; bispo André Souza; bispo Fernando Mendes e o pastor Renato Souza, coordenador estadual da Força Jovem.

Durante o evento, o bispo Marcello cantou e aproveitou para dizer aos jovens que o Senhor Jesus tem preparado coisas maiores e melhores para cada um. “Você tem que se apegar a Deus, dar o seu melhor e não perder tempo com coisas fúteis. Pois a verdadeira alegria está em Deus, e não nas coisas que o mundo lhe oferece”, completou.

O bispo salientou ainda que, somente quando uma pessoa entrega a sua vida a Deus, é possível ter paz. “E essa paz não se acaba, ela permanece com você”, disse.

Transformação por completa

Após realizar a oração, o bispo Marcello falou sobre o perigo da automutilação, e sobre a valorização da vida. Ele determinou a cura e a libertação de muitos que estavam aflitos e precisavam de ajuda. Na ocasião, cerca de 80 jovens se batizaram nas águas e declararam publicamente a fé em Jesus Cristo.


Quem presenciou esse momento, garante que ficará marcado para sempre na memória. “A parte que mais me chamou atenção foi quando o bispo Marcello falou de Deus e também gostei do momento do batismo nas águas, em que muitos jovens se entregaram de fato e de verdade. Muitas almas foram ganhas nesse evento”, comentou a jovem Yasmin Teodoro, de 21 anos, de Paulínia, interior da capital paulista.

Para o pastor Túlio Lopes, coordenador do FJU em Campinas e responsável pela organização do “O Maior Resgate + FutShow”, o evento conseguiu conscientizar a juventude sobre suas escolhas.

“Muitos jovens tentam preencher o vazio, ou um problema, que estão passando com as drogas e a bebida e, durante o evento, mostramos que não isso não é preciso. Por meio da oração, das bandas e das apresentações, conseguimos mostrar a eles que é possível ter uma juventude sadia, sem vícios. Foi uma alegria total. E toda essa nossa alegria vem de Jesus”, explicou o pastor.

Você também quer participar das ações promovidas pela Força Jovem? Clique aqui, encontre o endereço de uma Universal mais próxima de sua casa e informe-se sobre os próximos eventos.

Ler e Escrever: combate ao analfabetismo e capacitação profissional


Ler e Escrever: combate ao analfabetismo e capacitação profissional
Projeto já formou milhares de jovens e adultos no Brasil e em outros países. Saiba mais


publicado em 17/06/2017 às 00:15.

Por Michele Roza / Fotos: Demetrio Koch e Arquivo


Tags: 40 anos Universal Ler e Escrever alfabetização capacitação responsabilidade social




A Universal, além do intenso trabalho evangelístico que vem fazendo há 40 anos, realiza também projetos de cunho social e cultural no Brasil e em outros países em que está presente. Um desses projetos, de grande atuação, é o Ler e Escrever, que todos os anos forma milhares de jovens e adultos, combatendo o analfabetismo e oferecendo capacitação para inserção no mercado de trabalho.

Desde os seus primeiros passos, no estado do Rio de Janeiro, no início da década de 1990, o projeto vem se desenvolvendo e crescendo Brasil afora. Em São Paulo, o Ler e Escrever teve início em setembro de 1996, quando o obreiro voluntário da Universal Luiz Antônio Dobroca (foto abaixo), também coordenador pedagógico do projeto, reuniu os 30 primeiros representantes das igrejas que dispunham de espaço. Começaram o ano letivo de 1997 com 13 salas de aula.

Luiz Dobroca, hoje com 66 anos, e a esposa dele, Elza Dobroca, de 62, começaram a frequentar a Universal no bairro do Brás, na zona leste da capital paulista (mesma região em que hoje funciona a sede do Ler e Escrever), em 1984. Entraram

para o grupo de Evangelização e, em 1991, tornaram-se obreiros. Na época, Luiz Dobroca era comerciante autônomo e passou a dividir o seu tempo entre o trabalho, a família e a ajuda que levava às pessoas dos bairros próximos ao Brás. Cinco anos depois, ao assistir a uma reportagem sobre o Ler e Escrever no Rio de Janeiro, ele decidiu dar início ao projeto em São Paulo.

A expansão do Ler e Escrever no Brasil pode ser vista em diversos estados, de todas as regiões do País, como, por exemplo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Rondônia e Amazonas, entre outros.

Erradicar o analfabetismo

Segundo dados do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf) de 2016 – pesquisa realizada por amostragem –, 27% dos brasileiros com idade entre 15 e 64 anos são analfabetos funcionais. Eles conseguem decodificar minimamente as letras e os números, mas não desenvolvem habilidade para interpretação de textos e operações matemáticas.

O principal objetivo do Ler e Escrever é contribuir para erradicar esse número de analfabetismo, preparando os alunos para que possam fazer os testes de avaliação em órgãos oficiais e prosseguir os estudos. A partir dessa premissa, o projeto oferece, sem custos, cursos de alfabetização, ensino fundamental e médio em classes de aceleração de aprendizagem – processo instituído pelo Ministério da Educação (MEC), em 1997, que visa corrigir a defasagem entre a idade e a série que os alunos deveriam estar cursando.

Responsabilidade social

Em outros países de língua portuguesa, como Angola, país da costa ocidental da África – onde a Universal está presente desde 1991 –, o projeto também vem contribuindo para transformar a vida da população – 

que ainda enfrenta muitadesigualdade econômica e social, sendo considerada uma das menos desenvolvidas do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU). Quando o Ler e Escrever iniciou as suas atividades, em 2007, o índice de analfabetismo no país era superior a 50%. Hoje, o índice já se mostra abaixo dos 30%.

Além de Angola, Moçambique e Portugal, hoje o trabalho já se expande também para um país de língua espanhola (castelhano), a Argentina, e ainda no Brasil já há a inserção de classes para estrangeiros que residem no País e precisam ou querem aprender a língua portuguesa.

“Sabemos que as pessoas que estudam no projeto buscam também a sua dignidade. Temos muitos alunos que saíram de uma sala de aula e hoje já são formados, são advogados, professores, enfermeiros, entre outras profissões. Isso é muito importante: alfabetizar e capacitar para que estejam preparados para o mercado de trabalho e sejam devidamente inseridos”, afirma Luiz Dobroca.


Consciente de suas responsabilidades sociais, o Ler e Escrever também conta com uma parceria em prol dos jovens em regime semiaberto da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) do estado de São Paulo. Os jovens infratores que têm desejo de mudar de vida e interesse em aprender, são direcionados a salas de aula do projeto e frequentam aulas de alfabetização e informática.

Capacitação profissional

Além das classes de alfabetização e de aceleração de aprendizagem, os educadores (voluntários, estagiários de pedagogia e profissionais de diversas áreas) do projeto Ler e Escrever também se dedicam ao ensino de outras habilidades, como, por exemplo, uma língua estrangeira ou capacitação profissional.

Aulas de inglês, espanhol e francês são ministradas frequentemente. Além disso, o projeto conta com laboratórios de informática. Há também disponível o curso de Libras, a língua brasileira de sinais para surdos, que é realizado pela internet.


Ainda é possível aprender um ofício ou participar de cursos de capacitação profissional, que são oferecidos em parcerias com grandes empresas, como o Sebrae e outras instituições (dependendo da instituição parceira é cobrada uma taxa simbólica sobre o custo do material).

Os cursos de capacitação permitem aos alunos ingressar no mercado de trabalho e abrangem áreas como informática, estética e gestão empresarial. Atualmente, só na capital paulista são dezenas de unidades escolares do projeto; no estado de São Paulo cerca de 2 mil alunos estiveram em sala de aula em 2016. Somando esses dados aos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, o número de alunos atendidos no ano passado aumenta para quase 4,4 mil.

Conheça as metas e objetivos do projeto Ler e Escrever:


- Ser mediador entre o aluno e o mundo, oferecendo-lhe oportunidades e mostrando-lhe o valor da educação;

- Capacitar profissionais para o mercado de trabalho;

- Ministrar ensino de qualidade com profissionais idôneos;

- Contribuir para a condição socioeconômica de nossa sociedade, fundamentada na livre iniciativa, capacidade empresarial, ética e autonomia;

- Utilizar uma meta eficiente, política e consciente, adequada às necessidades e dificuldades do aluno, despertando-o para a sociedade em que vive.

Reconhecimento


Em 2011, o projeto Ler e Escrever ganhou o reconhecimento da Câmara Municipal de São Paulo por sua contribuição para o desenvolvimento social e educacional, pelas atividades gratuitas que tem oferecido para a população (foto ao lado). Só no estado de São Paulo, nesses 20 anos de atividade, foram atendidos mais de 20 mil alunos.

Se você quer concluir os estudos, se profissionalizar ou mesmo indicar alguém para ter a chance de se alfabetizar, todos os meses há cursos com inscrições abertas no projeto Ler e Escrever. O telefone para saber sobre os cursos e inscrições em São Paulo é o (11) 3497-1656. Você pode também procurar mais informações do projeto em uma Universal na sua cidade.

A Gente da Comunidade reúne milhares de pessoas em ações em Recife e São Paulo


A Gente da Comunidade reúne milhares de pessoas em ações em Recife e São Paulo
Saiba como foi


publicado em 11/06/2017 às 00:15.

Por Débora Picelli / Fotos: Cedidas


Tags: A Gente da Comunidade pastor Paulo Campos pastor Bruno Barros Nardi




Cerca de 5 mil pessoas, entre elas, 500 voluntários, estiveram presentes na tarde do dia 21 de maio último, na sede da Universal do bairro de Santo Amaro (foto ao lado), em Recife, capital de Pernambuco, para participar de mais uma ação promovida pelo grupo A Gente da Comunidade do estado.

Durante o evento, foram oferecidos serviços variados, como corte de cabelo masculino e feminino, cuidado com as unhas, limpeza facial e design de sobrancelhas, aferição de pressão arterial, realização de cadastro para o recebimento do kit para TV digital e animação para as crianças, com pula-pula, distribuição de pipoca e algodão doce.

Além dos cuidados com a saúde e o bem-estar de cada pessoa, houve também a apresentação de grupos de dança e da banda Anjos da Salvação, do grupo de evangelização de Pernambuco. Na ocasião, mais de 250 cestas básicas foram doadas para a população.

Segundo o pastor Paulo Campos, responsável pelo trabalho evangelístico no estado, a igreja tem alcançado comunidades cada vez mais desprezadas. “Temos procurado levar não somente os cuidados em diversas áreas, mas também a Palavra de Deus. São pessoas que enfrentam dificuldades na sua vida pessoal, e, por meio da Palavra da Salvação, nos empenhamos a cada dia para tirar o sofrimento daquele que padece”, comentou.

Para o pastor, oferecer momentos como essa ação é um privilégio. “Vieram pessoas de vários lugares de Recife e região metropolitana, a fim de ouvir uma palavra transformadora. Nossa responsabilidade é grande, mas com a ajuda de todos chegaremos mais longe, pois juntos somos mais fortes”, finalizou.

Evento em São Paulo


Ainda no mesmo dia 21 de maio, nem a tarde chuvosa foi capaz de atrapalhar outra ação social realizada pelos voluntários do grupo A Gente da Comunidade, no Jardim São Pedro (foto ao lado), região de Itaquera, zona leste da capital paulista.

Cerca de 800 pessoas estiveram presentes no templo da Universal para receber auxílio físico e espiritual. Durante a ação, foram oferecidos serviços de cabeleireiro, manicure, limpeza de pele e maquiagem para as mulheres. Além de pintura facial, recreação, distribuição de pipoca e algodão doce para as crianças.

Na ocasião, foi oferecido o acompanhamento jurídico, medição de pressão arterial, aceitação de currículo. E não apenas isso, houve a entrega de mais de 100 cestas básicas, 250 kits de leite e o sorteio de uma bicicleta.

Para o pastor Bruno Barros Nardi, responsável pelo A Gente da Comunidade da região, o evento proporcionou auxílio físico e espiritual às pessoas desassistidas pela sociedade.

Na ocasião, o pastor ressaltou que a vida com abundância prometida na Palavra de Deus aos que creem está além da provisão diária de alimentos, mas se estende à vida plena espiritual e em todos os sentidos. “Além de orarmos e atendermos às pessoas, tornamos a Universal daquele bairro conhecida, mostrando a todos que somos o maior pronto socorro espiritual de portas abertas”, disse o pastor.

Gostou das ações? Faça parte do A Gente da Comunidade também. Seja um voluntário e ajude quem precisa. Clique aqui e localize uma Universal mais próxima de sua casa e se informe com o responsável.

Mais 4 pastores consagrados bispos


Mais 4 pastores consagrados bispos
Desde janeiro, a Universal vem ampliando o seu quadro episcopal


publicado em 14/06/2017 às 00:15.

Por Sabrina Marques / Fotos: Cedidas


Tags: novos bispos consagração bispo consagração com óleo



Neste ano de 2017, a Universal está escrevendo mais um capítulo de sucesso em sua história. Desde janeiro, até maio, mais de 100 pastores foram consagrados bispos.

Consagrar é dedicar uma pessoa ou algo a Deus, para servir ao Senhor Jesus e aos Seus desígnios. Essa unção representa a aprovação Deus, para que seja feito muito mais pelas almas aflitas.

Nos dias 21 e 27 de maio e 7 de junho, quatro pastores tiveram os seus ministérios aprovados e foram integrados ao episcopado da Universal.

Conheça quem são eles:


Bispo Antonio Carlos Rodrigues da Silva, de 48 anos, e sua esposa, Eloisa Coelho da Silva, de 49 (foto ao lado). Em 25 anos de Obra, eles já estiveram no Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo.

“Considero essa consagração importantíssima, porém, o título não pode mudar o pensamento do homem de Deus. Carrego agora o dever de vigiar mais em cada um dos meus atos, por mínimo que seja, diariamente, e me sinto muito feliz por isso”, comentou.

Já o bispo Mauro José da Silva Souza, de 41 anos, e sua esposa, Gilvania Alves Cordeiro Souza, de 38 anos (foto abaixo), passaram pela Bahia, Alagoas, Minas Gerais, Piauí, São Paulo, Amazonas e, atualmente, ele está responsável pela Universal de Guiné Bissau, na África Ocidental.


Sua caminhada até a consagração não foi fácil. Antes de chegar à Universal, ele tinha uma vida cheia de complexos e cresceu com ódio de seu pai. Mas, ao conhecer o Poder de Deus, por meio de sua esposa, tudo mudou. Hoje, pode passar para outras pessoas a importância de usar a fé, para uma mudança real de vida.

“Eu fico muito feliz com essa consagração, pois sei que é o Glorioso Deus aprovando o trabalho que temos feito para Ele aqui neste mundo, e, ao mesmo tempo, a recebo com muito temor e tremor, pois sei que com essa unção vem também uma grande responsabilidade”, disse.

Já no dia 7 de junho, o pastor Gilson Santos e sua esposa Rita Neves (foto abaixo) foram consagrados na Universal na Argentina.


No dia 27 de maio, o pastor Paulo Calil e sua esposa, Simone Fontella, também receberam no altar do Templo de Salomão a consagração episcopal.

Hoje, a Universal está presente em mais de 100 países e em todos eles pastores e bispos trabalham para levar a Palavra de Deus aos sofridos.

Se você deseja conhecer o trabalho da Universal de perto, procure uma igreja mais próxima de sua casa. Para encontrar um endereço basta clicar aqui

Site oficial do Governo paulista destaca inauguração de igreja dentro de presídio


Site oficial do Governo paulista destaca inauguração de igreja dentro de presídio
Matéria fala do importante papel das igrejas na ressocialização dos presos


publicado em 13/06/2017 às 00:15.

Por Ivonete Soares (*) / Fotos: Cedidas pelo grupo Universal nos Presídios (UNP)


Tags: UNP-SP Universal nos Presídios evangelismo de presos




O site oficial da Secretaria da Administração Penitenciária do Governo do Estado de São Paulodivulgou uma matéria sobre o trabalho que o grupo Universal nos Presídios (UNP) tem realizado nos últimos tempos nas unidades carcerárias do estado, ressaltando o papel fundamental que as igrejas têm no que diz respeito à ressocialização dos presos.

Na ocasião, destacou uma reunião especial que o grupo promoveu no final do mês de abril, que reuniu quase 100 presos no Centro de Detenção Provisória (CDP) da cidade de Taiúva, interior paulista, bem como o batismo nas águas, no mesmo dia e local, de 15 detentos.

Também foi destaque na reportagem a inauguração de um “espaço oficial para a realização de cultos” dentro do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Eduardo de Oliveira Vianna”, localizado na cidade de Bauru (foto acima), também interior paulista, no início do mês de maio, que contou com a presença do diretor do CPP2, Wilson Elorza.


Para o coordenador do grupo UNP em todo o País, bispo Eduardo Guilherme (foto ao lado), esse reconhecimento é muito importante para o trabalho que ele e seus mais de 14 mil voluntários do grupo desenvolvem com os presos.

“Trabalhamos incansavelmente e investimos nessa parceria com as instituições prisionais, porque o nosso objetivo sempre foi colaborar com a reintegração do detento à sociedade, bem como mostrar que é possível, sim, ter uma vida diferente da que ele estava acostumado”, pontuou.

Quer saber mais sobre as ações que o grupo realiza nos presídios de todo o País? Acesse e curta a página oficial do bispo Eduardo no Facebook, clicando aqui.

Para outros detalhes e como se tornar um voluntário, procure a Universal mais perto da sua casa.

(*) Com informações do grupo Universal nos Presídio (UNP)

Universal auxilia moradores de rua nas noites frias de Montevidéu


Universal auxilia moradores de rua nas noites frias de Montevidéu
Além de alimento, voluntários do Anjos da Madrugada levam também palavras de fé e ânimo a essas pessoas


publicado em 16/06/2017 às 00:15.

Por Ivonete Soares (*) / Fotos: Cedidas pela Universal do Uruguai


Tags: ação social no Uruguai amor ao próximo anjos da madrugada




Recentemente, em mais uma noite fria em Montevidéu, capital do Uruguai, o grupo Anjos da Madrugada se fez presente, por meio dos voluntários, a fim de ajudar quem mais precisa, ou seja, aqueles que vivem vagando pelas ruas, com fome, sem uma casa para morar, embaixo dos viadutos e instalados em praças públicas.

Os moradores de rua que sofrem horrores, especialmente nesta época mais fria do ano. Assim, pensando nessas pessoas, os voluntários do grupo prepararam uma comida bem quentinha e saíram pelas principais ruas da cidade levando, além do alimento físico – essencial para suprir as necessidades do corpo –, também palavras de fé e ânimo, a fim de tratar da vida espiritual delas.

O pastor Jerry Adriano Ribeiro e a sua esposa, Suzana Rubio, estavam na ação desta noite e garantem que o amor ao próximo é o que os move nesta importante caminhada.


Neste dia em especial, eles se depararam com um senhor de 86 anos, junto ao filho, doente (foto acima).


“Eles estavam deitados, um tentando aquecer o outro. Entregamos a comida, eles abriram as vasilhas desesperados e com fome, fizeram uma oração juntos e agradeceram pelo alimento”, destacaram, lembrando que o prazer deles é ajudar aqueles que se encontram desesperados, perdidos, com fome e com frio.


“Mas, sabemos que, ainda assim, não estamos fazendo nada, diante de tanto sofrimento que existe”, finalizaram.

Anjos da Madrugada

O projeto Anjos da Madrugada existe desde o ano de 2011, e atua com base em três necessidades essenciais de pessoas que vivem em situação de rua: físicas, sociais e espirituais.

Caso queira conhecer de perto as ações do grupo, procure uma Universal mais próxima da sua casa e se informe.

"Unisocial" auxilia famílias carentes em Santo Antônio de Posse, no interior de São Paulo


"Unisocial" auxilia famílias carentes em Santo Antônio de Posse, no interior de São Paulo
Cerca de 250 pessoas participaram da ação. Saiba mais


publicado em 17/06/2017 às 00:15.

Por Débora Picelli / Fotos: Cedidas


Tags: Unisocial pastor Roberto Rodrigues





No mês de maio, voluntários da Universal estiveram presentes nas dependências da Escola Conceição de Godoy Menuzzo, em Santo Antônio de Posse, interior de São Paulo, para promover o “Unisocial”, com a colaboração dos grupos de Evangelização, UniSocial e Força Jovem Universal (FJU).

O evento, que contou com cerca de 250 pessoas, reuniu famílias próximas à comunidade. Foram oferecidos serviços totalmente gratuitos, como cortes de cabelo, atendimento jurídico, aferição de pressão, consultoria de Recursos Humanos (RH) com dicas de entrevista, serviço odontológico e manicure.

Durante a ação, as crianças também foram beneficiadas com a distribuição de pipoca, algodão doce, pintura de rosto e doação de brinquedos. Além das atividades oferecidas no dia, houve a doação de caixas de leite para as famílias mais carentes.

Alimento espiritual

No entanto, não foi apenas o auxílio físico que mudou a vida das pessoas que estiveram presentes. Por meio de orações, muitos foram curados de suas enfermidades e se aproximaram do Senhor Jesus. Na ocasião, pastores de outras regiões colaboraram com a ação.



Segundo o pastor Roberto Rodrigues, responsável pelo trabalho de evangelização na cidade, foi um dia muito importante, pois, por meio da ação solidária, foi levada a Palavra do Senhor Jesus às famílias que estavam enfermas e tristes por conta de seus problemas. “Levamos o alimento que eles necessitavam naquele momento, mas também a Salvação para cada pessoa presente.”

Aquela tarde transformou também a vida de quem ajudou. É o que afirma o dentista voluntário Rafael Castro, que prestou serviços durante a ação. “Foi gratificante. Maravilhoso fazer parte dessa ação, pois ajudar ao próximo é algo necessário para nós. Ser mais humano, pois, por mais problemas que passamos, muitas vezes, não é nada. Devemos agradecer a Deus. Quero continuar a fazer esse trabalho. Me senti realizado”, contou.

A fé de uma verdadeira dama



A fé de uma verdadeira dama
Ester Bezerra, esposa do bispo Macedo, lança sua biografia em todo o Brasil


publicado em 08/10/2016 às 23:41.

Por Núbia Onara/ Foto:Demetrio Koch / Marcelo Alves






Uma igreja presente em mais de 100 países, a segunda emissora de TV do País, uma rede de rádios, milhões de livros vendidos em todo o mundo. Como você imagina que deve ser a esposa do homem à frente de tudo isso? Uma mulher perfeita?

Bem, quem já leu a biografia de Ester Bezerra, esposa do bispo Macedo, se surpreendeu com as revelações. As lutas que enfrentou sempre ao lado do marido. Os momentos em que teve que viver a mesma confiança na Palavra que ela ensinava para tantas pessoas. Os desafios da maternidade, as inseguranças como mulher. Tudo isso relatado em 236 páginas de um livro que fará qualquer leitora terminar tendo a clara sensação de que o fardo da perfeição, tão exigida por elas mesmas e pela sociedade, foi tirado de seus ombros e o que importa é a qualidade da fé que você apresenta a Deus. Aliás, foi sobre essa qualidade de fé que a escritora falou para milhares de mulheres presentes no Templo de Salomão e em videoconferência para todo o Brasil.






Mulheres de todas as idades aguardavam para receberem uma dedicatória em seus livros. A estudante Horrana Lira, 17 anos, está surpreendida com o que tem lido até agora: “É mais do que eu esperei”. Impressionada também estava a secretaria Sheila Martins, 28 anos. “Me chama atenção a fé que ela tem. Na verdade, que ela foi descobrindo à medida que foram acontecendo as lutas”, ressaltou.

Convertida há mais de 20 anos, a auxiliar de enfermagem Edna Fragoso, 61 anos, aguardava na fila com seu exemplar para receber a dedicatória e conta que não tem como não querer saber sobre a história da dama da fé. Ela que tinha acabado de adquirir o livro falou sobre a expectativa com a leitura. “Aprendizado. Ela tem muito o que passar”, destacou.

A escritora não esteve presente durante a sessão de autógrafos - fato que foi logo pedido desculpas por ela no início da reunião – mas suas amigas a ajudaram nessa missão, entre elas Fátima Bassini, esposa do bispo Clodomir Santos, responsável pelo trabalho da Universal no Brasil. Cristiane Cardoso e Viviane Freitas, suas filhas, também estavam presentes.

O lançamento aconteceu simultaneamente em todo o Brasil, nas sedes da Universal.

Muitos dos relatos presentes no livro foi uma surpresa até mesmo para suas filhas. Viviane Freitas, filha caçula, conta que o que mais admira em todo o relato é a forma como a mãe soube lidar com as situações difíceis. “Uma pessoa que não se rendeu, e ela não revelou isso mostrando com palavras o quanto era forte. Suportou tudo sozinha. Ela é segura no relacionamento dela com Deus. Não precisa da afirmação das pessoas”, destacou.






A escritora Cristiane Cardoso, primeira filha, revelou que ao ler as histórias não teve como conter as lágrimas. Para ela, as lutas que a mãe enfrentou calada em sua adolescência foi como um preparo para as que ela enfrentaria no futuro, como mãe e esposa, e destaca a importância das mulheres lerem o livro para entendem o seu verdadeiro papel. “Saber ser forte nos momentos difíceis, não é ser uma mulher de ferro. Mas a fé faz qualquer mulher, mesmo com todas as suas fraquezas, ser forte”, finalizou.

O livro já está disponível nas livrarias em todo o Brasil e também pelo Arca Center. Adquira já o seu e surpreenda-se com o que a confiança em Deus pode fazer você alcançar em sua vida.

"A fé me curou da depressão", afirma Dwayne Johnson



"A fé me curou da depressão", afirma Dwayne Johnson
Uma das maiores estrelas de Hollywood, ator de “Velozes e Furiosos” conta como Deus o salvou


publicado em 03/02/2017 às 00:30.

Por Andre Batista / Imagem: Reprodução Instagram @therock







Dwayne Johnson acaba de ser anunciado como protagonista de uma das principais produções da DC Comics, produtora de filmes de super-heróis e responsável, por exemplo, pelas franquias de Batman e Superman. O ator dará vida ao vilão Adão Negro, um dos maiores personagens da história da marca.

Desde 2014, Johnson está envolvido com o personagem. A princípio, ele faria uma participação em outro filme, “Shazam”. O talento e o sucesso do ator em trabalhos recentes, porém, lhe renderam a oportunidade de ser a estrela do longa-metragem de super-heróis.

Nos últimos anos, Johnson protagonizou vários filmes que se tornaram sucesso no mundo inteiro, como “Terremoto”, “Hércules” e a franquia “Velozes e Furiosos”. Mas quem conhece a sua carreira agora talvez não imagine que ele esteve próximo de desistir da própria vida.

A depressão do "The Rock"

Dwayne Johnson era um promissor jogador de futebol americano na juventude. Aos 19 anos de idade ganhou o campeonato nacional com a sua equipe, Miami Hurricanes, mas foi obrigado a se afastar temporariamente do esporte por causa de uma lesão. No ano seguinte foi contratado por um time canadense, porém, sem o desempenho do ano anterior, acabou demitido.

“Todos os sonhos que eu tinha desapareceram. Não haveria mais futebol. Foi o meu pior momento”, afirmou Johnson em entrevista ao site Hollywood Reporter. “Eu não queria fazer coisa alguma. Eu não queria ir a lugar algum. Eu chorava constantemente. Chega um momento em que você apenas chora.”

Essa depressão durou aproximadamente 1 mês, tempo suficiente para desesperar a família do astro. Ele era um jovem que se dedicara a vida toda ao futebol e, de repente, viu os seus objetivos serem destruídos. Permaneceu dentro do apartamento em que morava todo esse tempo, praticamente imóvel, sem expectativas de um futuro melhor.






A situação durou até o rapaz perceber que poderia se apoiar em algo maior do que ele.

“Eu descobri que na depressão uma das coisas mais importantes que você deve perceber é que você não está sozinho”, afirmou em vídeo para o programa televisivo Oprah’s Master Class. “Você simplesmente sente como se estivesse sozinho. E você sente como se fosse só você e você está na sua bolha.”

Para sair dessa bolha de mágoas, o ator contou com uma ajuda inesperada, que se revelou para ele naquele momento e o acompanha até hoje: a fé.

“Você apenas deve se lembrar: segure-se na qualidade fundamental da fé. Tenha fé. E do outro lado da sua dor existe algo bom.”

Johnson chegou a ser convocado a voltar para o time de futebol americano, mas declinou do convite por se sentir mais disposto a praticar a luta livre. No final dos anos 1990, era considerado um dos maiores lutadores da história da modalidade, em que ganhou o apelido "The Rock" (A Rocha).

No início dos anos 2000, aceitou convites de Hollywood e estrelou “O Retorno da Múmia” e “O Escorpião Rei”. Hoje é um dos atores de maior sucesso no mundo.

Somente a fé cura

Em toda a sua carreira, "The Rock" tem ressaltado em entrevistas a importância de sua fé em Deus para vencer os obstáculos, assim como o seu companheiro de “Velozes e Furiosos”, o ator Tyrese Gibson. Essa é a mensagem que leva, por exemplo, às crianças em estado terminal atendidas por sua instituição de caridade, a Dwayne The Rock Johnson Foundation.

“Duvido haver medicina que cure a depressão, assim como também duvido que alguém praticante da fé na Palavra de Deus seja depressivo. Do ponto de vista espiritual, a depressão nada mais é do que um estado permanente de dúvida”, afirma o bispo Edir Macedo.

“E eu queria ter alguém naqueles tempos que simplesmente colocasse dentro de mim a frase: 'Ei, tudo vai ficar bem’”, afirmou Johnson. Para ele, esse Alguém foi Deus. Para você também pode ser.

Aconselhado por um bruxo, homem enterra a namorada para ficar rico



Aconselhado por um bruxo, homem enterra a namorada para ficar rico
O feiticeiro pediu que ele enterrasse o que mais amava e teria o seu pedido atendido
Por Taís Gomes / Foto: Reprodução Daily Mail
publicado em 12/02/2016 às 00:06






Na Tanzânia, um dos rituais mais conhecidos é o de amputar membros do corpo de albinos para realizar oferendas de magia negra. Recentemente no país da África Oriental, porém, uma mulher, com pouco mais de 20 anos de idade, foi encontrada nua, em estado crítico, dentro de uma vala improvisada, construída pelo próprio namorado.

De acordo com o tabloide britânico Daily Mail, a mulher era mantida havia 8 meses no local, após o namorado ter seguido as instruções de um feiticeiro africano, que garantiu que ele ficaria rico caso enterrasse a pessoa que mais amava.

Algemada e com o tronco atrofiado, a mulher só era alimentada duas vezes por semana. Quando a polícia local (foto acima) a encontrou, ela mal podia enxergar a luz do dia e sequer conseguia se movimentar.

A atração física é importante para começar um relacionamento?


A atração física é importante para começar um relacionamento?
Saiba o que Renato e Cristiane Cardoso tem a dizer sobre esse e outros assuntos





Para o poeta Vinícius de Moraes, beleza é fundamental. Mas será que é mesmo? E quanto ao sexo? Quando o auge da beleza física passa e os anos vão deixando suas marcas, muitos homens optam por trocar suas esposas por mulheres mais jovens, como se eles não fossem envelhecer um dia. Paixões mal resolvidas do passado e o receio de iniciar um relacionamento sem sentir atração física são as dúvidas apresentadas pela Milene e pelo Lourival aos apresentadores Renato e Cristiane Cardoso nesta edição da Escola do Amor Responde


Lourival – Eu e meu irmão somos ouvintes assíduos do programa, que tem nos ajudado muito. Nós gostaríamos de saber se é inteligente começar um relacionamento com quem não nos atrai muito fisicamente, ou seja, a pessoa não é tão bonita para nós. Devemos deixar que o sentimento de amor e atração se desenvolva com o passar do tempo?


Renato – É claro que não há nenhum problema em começar um relacionamento no qual a atração física não é o principal. Aliás, a atração física não deve ser o principal a sustentar um relacionamento. É importante, mas não deve ser a prioridade. O ser humano, em média, vive de 70 a 80 anos. Dos 70 anos de vida que temos, o auge da beleza física, tanto do homem quanto da mulher, dura no máximo 15 anos. Você alcança o pico da sua beleza física lá aos 20 e poucos anos de idade. Digamos que você mantenha a sua aparência bela até os 37 anos. A vida é isso. Antes disso você é bebê e depois disso você desce a montanha. Se você for basear um relacionamento em beleza física, então você estará fadado ao fracasso.


Cristiane – Tem mais uma coisa: a atração física tem muito a ver com o interior da pessoa. Se você não conhece a pessoa, não vai achá-la grande coisa. Depois que você a conhece, ela começa a se tornar muito bonita, muito atraente. Porque você conheceu a pessoa que está ali dentro e não apenas quem ela é superficialmente. A partir daí, você vê a pessoa com outros olhos. É sempre bom conhecer primeiro, antes de dizer que alguém não é o seu tipo ou que ele não tem nada a ver com você.


Renato – A fórmula é a seguinte: se você começa uma relação com atração física, mas ela não se desenvolve para uma atração intelectual, mental, psicológica, emocional pela outra pessoa, o relacionamento não se sustenta. Contudo, se começa sem atração física, mas com a atração pela pessoa que está ali dentro, ela tem potencial de desenvolver a atração física. Agora, se a atração física não se desenvolver, então não é bom que se case assim.


Milene – Sou casada há quatro anos com uma pessoa maravilhosa. Meu marido é fiel e muito carinhoso comigo. Só que ele trabalha muito e eu fico muito sozinha, principalmente nos fins de semana e feriados. O sexo não está bom, acontece uma vez por mês. Antes de conhecê-lo, tive um namorado, que, na verdade, nunca esqueci. Éramos muito novos e eu terminei para curtir a vida. Hoje me arrependo. Ele também já se casou e tem um filho, mas recentemente me mandou um e-mail e disse que nunca me esqueceu, que sou o amor da vida dele, que só se casou porque eu me casei, que não ama sua esposa nem usa aliança e que sente que nossa história não acabou. Isso mexeu muito comigo, chorei muito porque, na verdade, é o que eu sinto também. Não sei como agir. Sei que é pecado e que Deus odeia o divórcio, mas tenho pensado muito nisso. Me ajudem!


Cristiane – Vamos primeiro falar da situação. Você está num casamento em que seu marido está deixando a desejar. A pessoa deixa aquele espaço e, por ele estar vazio, alguma coisa vai preencher. Então, a memória dos momentos bons que a pessoa teve com outra pessoa, uma pessoa com quem você não está mais, volta. Eu entendo o porquê você sente falta de um carinho e você até pensa no seu ex. Existe um vácuo aí, mas eu gostaria que você olhasse por outro ângulo. Imagine se você estivesse casada com esse homem. Esse homem que diz que nunca esqueceu você. Ele se casou com uma mulher porque você se casou, já tem filho com ela, tem uma família com ela, mas não usa aliança e vive pensando em você e, inclusive, entrou em contato com você. Quer dizer, ele é um traidor, é um adúltero, é um enganador porque ele enganou a esposa dele e é irresponsável porque já teve um filho com a outra. E você está pensando nele?


Renato – E quer trocar o marido que você diz ser uma pessoa maravilhosa, fiel e muito carinhoso. O defeito do seu marido é trabalhar muito e deixá-la sozinha. Quer dizer, você está querendo jogar fora um homem fiel, trabalhador, carinhoso e buscar um ex-namorado, que hoje está casado, que não tem caráter, que casou, mas não usa aliança e está traindo a esposa. Esperamos que não tenha traído ainda, que vocês não tenham avançado além da conversa. Quer dizer, a traição não é só o sexo. Ela começa a partir do momento que a pessoa põe os olhos na outra com segundas intenções.


Cristiane – Se ele fosse tão bom assim, se ele amasse você tanto assim, ele esperaria você. Ele não entraria em nenhum relacionamento nem se casaria com ninguém. Ao saber que você se casou, por amor a você, ele deixaria você de vez. Não pensaria mais em você. A pessoa que ama quer o bem da outra. Se ele amasse você, não iria querer fazer você trair o seu marido, sair do seu casamento, fazer o que ele está fazendo com a esposa dele. Desculpa, mas você não tem amor por ele nem ele tem por você. O amor faz bem, não faz mal. O amor faz o que é correto.


Renato – Eu acho que você quer essa paixão, essa chama, esse amor e essa atenção do seu marido e não do seu ex. Você só abriu um espaço para o seu ex por causa desse vazio que o seu marido está deixando. O que você tem que fazer? Você tem que se abrir com o seu marido. Não para brigar ou cobrar, mas para soar o alarme e dar o aviso, dizer para ele que você está tendo pensamentos ruins, que seu ex entrou em contato com você. Confesse que isso balançou você, que você não quer isso, que você não quer traí-lo. Diga que ele não merece traição, mas que você quer atenção, que, do jeito que a relação está, vai acabar em divórcio. Diga que você quer que ele coloque você acima de tudo isso, pois você precisa dessa atenção. Vocês precisam se unir. Não é se distanciando do seu marido e se aproximando do seu ex que você vai resolver essa situação. Pelo contrário: é se aproximando do seu marido, lutando com ele, se unindo a ele. Eu tenho certeza de que o seu marido pode até ficar chateado, mas se ele vir honestidade, sinceridade em você para salvar o casamento, ele vai reagir bem e procurar ser o homem que não tem sido atualmente.

O que significa “Shalom”?

O que significa “Shalom”?
Cumprimento hebraico da novela “Os Dez Mandamentos” faz parte da cultura judaica até os dias atuais





Ao ouvirem a palavra hebraica Shalom na novela“Os Dez Mandamentos”, da Rede Record, muitos telespectadores se perguntam o que significa.


Shalom, a princípio, significa paz, num sentido mais amplo. Em uma análise mais profunda, o termo hebraico descreve a compreensão de bem-estar completo, de que uma pessoa deseja que a outra esteja sã e salva física, espiritual e psicologicamente, além de outros aspectos da qualidade de vida (prosperidade, por exemplo). Juntando tudo, quem está bem em todos os sentidos estaria em paz.


A palavra hebraica também originou a árabe salaam, com o mesmo significado.


Em alguns trechos do Antigo Testamento, também é usada no sentido de “tudo bem”, tanto para perguntar quanto para responder sobre como alguém está. A palavra também é falada como cumprimento quando alguém chega ou sai.


No hebraico, Shalom está em várias expressões de saudação:


Shalom Adonai – Na cultura dos judeus, o nome de Deus (Javé ou Yaveh) geralmente não deve ser pronunciado, por uma questão de respeito. Assim, eles usam o termo Adonai, que significa “Meu Senhor”. Portanto, Shalom Adonai é “A Paz do Senhor”. Ao responder ao cumprimento, a outra pessoa deve falar ao contrário, Adonai Shalom.


Shalom aleikhem – Significa “A Paz sobre vós” ou “A Paz esteja com vocês”, mesmo que seja dito a uma pessoa só. Deve ser respondido também ao contrário, Aleikhem Shalom. Gerou o termo árabe Salaam Aleikum, com o mesmo significado – e que também é respondido com a ordem inversa das palavras.


Alav hashalom – Significa “sobre ele(a) a paz”, usado por algumas comunidades judaicas quando o nome de uma pessoa falecida é mencionado.


Shabat Shalom – O Shabat é o sétimo dia da semana judaica, o dia de descanso, como ensina a Bíblia. A princípio, equivale ao sábado no calendário gregoriano, mas entre os judeus começa no pôr do sol da sexta-feira e termina no pôr do sol de sábado. Deve ser um dia em que todos se distanciam das obrigações profissionais e financeiras, entre outras, para estar em harmonia com Deus e a família, além de providenciar o descanso físico e psicológico. Assim, eles se cumprimentam com Shabat Shalom, ou seja, “paz no seu descanso semanal”, ou mesmo “um sábado de paz”.

Carnaval: apenas uma fantasia



Carnaval: apenas uma fantasia
Saiba como alcançar a alegria verdadeira
Por Núbia Onara / Foto: Thinkstock





No Brasil, de Norte a Sul, a euforia das festas carnavalescas já está tomando conta das ruas. São dias que muitos usam para esquecer os problemas e se entregar à folia. Há quem diga que o ano só começa mesmo depois do Carnaval. Mas a realidade é que, nesse período, o ano acaba para muitos. Mesmo sendo uma festa em que supostamente só existiria alegria e diversão, há os que vão com o intuito de brigar e até matar, e, geralmente, as vítimas são pessoas que estavam apenas se divertindo.

Os números são assustadores. Mesmo com todos os esforços para reduzir a violência no período da festa, só no ano passado a Polícia Rodoviária registrou, durante os 5 dias de feriado prolongado, 2.785 acidentes, 120 mortos e 1.786 feridos – isso somente nas rodovias federais.

A festa, em que muitos extravasam as suas vontades, é aguarda por muitos o ano inteiro. Há quem festeje um Carnaval já se planejando para o próximo. Economiza dinheiro para adquirir a melhor fantasia ou sair no melhor bloco. Dedica tempo em ensaios para fazer bonito na avenida. É como se naqueles mínimos dias uma pessoa pudesse viver os melhores dias da sua vida. Mas, quando passa a festa, os dias não tão coloridos voltam, e essa pessoa se encontra triste e frustrada.

A verdade é que a verdadeira satisfação só existe em Deus, e só pode ser alcançada quando investimos em nossa vida espiritual.

Para nunca esquecer

Enquanto muitos estarão em busca da alegria temporária presente no Carnaval, há aqueles que investem o seu tempo na alegria permanente que só o Espírito Santo pode dar. Esses nem ficam ansiosos pelos dias da folia momesca – aliás, se não fosse o fato de ser feriado e muitas atividades serem interrompidas, eles nem lembrariam –, porque vivem essa felicidade de maneira real em suas vidas, e não fantasiada.

Para quem vive essa comunhão com Deus, neste domingo (7), em toda a Universal, será realizada a cerimônia mais importante da Igreja de Cristo: a Santa Ceia do Senhor.

“Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no Meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de Mim.” 1 Coríntios 11:25

Ele mesmo pediu que fizéssemos sempre, para trazer à memória o sacrifício que foi capaz de nos libertar de todo jugo da escravidão e nos dar a paz e a alegria que ultrapassa todo entendimento: a Sua morte na cruz e a Sua ressurreição, para que tivéssemos vida abundante, agora e na eternidade.

Será que você está sendo filmado?


Será que você está sendo filmado?
Golpistas usam sites pornográficos e aplicativos para fazer fotos secretas de usuários e chantageá-los com a publicação de suas imagens





O que muitos achavam ser um “inocente” aplicativo (ou app) de pornografia para smartphones é, na verdade, uma armadilha. De forma secreta, ele tira fotos dos usuários para depois chantageá-los, segundo divulgou uma empresa de segurança de dados dos Estados Unidos, a Zscaler.


Conforme publicado pela rede britânica BBC, o aplicativo insere um vírus que bloqueia o aparelho quando o dispositivo da câmera do celular é ativado. Depois, os operadores da armadilha virtual pedem um “resgate” de US$ 500 (cerca de R$ 2 mil) para o desbloqueio.


Esse tipo de crime cibernético é conhecido como ransomware (de ransom, resgate em inglês), que “sequestra” os dados do aparelho e ameaça apagá-los ou divulgar as imagens – inclusive íntimas – e a identidade dos usuários na web, caso eles não paguem o valor determinado. O aplicativo denunciado na matéria da BBC é somente mais um dentre vários que apareceram nos últimos anos. Alguns, inclusive, não apenas fotografam como gravam vídeos sem que as pessoas saibam. A mesma prática é utilizada por alguns sites pornográficos ou de sexo virtual, que se “apoderam” das câmeras de computadores e tablets. Em agosto deste ano, a Intel Security, outra empresa de segurança, afirmou que esse tipo de golpe aumentou 127% desde 2014, atingindo principalmente notebooks e desktops.


Segundo a Zscaler, o aplicativo mantém uma mensagem fixa na tela do celular atacado – com o pedido de resgate – e não adianta desligar e religar o aparelho. Os pesquisadores das empresas de segurança ouvidos na matéria da rede britânica sugerem que qualquer tipo de aplicativo só seja baixado diretamente de lojas conceituadas, como Google Play e App Store do iTunes. Eles orientam também a tomar muito cuidado com links recebidos para fazer download de aplicativos fora dessas lojas ou sites de empresas de confiança.


Perigo na vida real

Quem se esconde sob máscaras do mundo virtual sempre acha que está seguro e que sua identidade na vida real nunca será descoberta. Não é o que vemos acontecer a todo momento na mídia. Muitos casos de atitudes vergonhosas na web vêm à tona, destruindo a reputação dos usuários, custando seus empregos, sua credibilidade e até a própria vida, no caso de alguns que ficam tão envergonhados que se suicidam.


Sites e aplicativos desse tipo vendem uma ideia falsa de que sexo fácil – inclusive para pessoas casadas que querem aventuras fora do relacionamento – vale a pena e não trará consequências ruins. É claro que, para ganhar dinheiro, falam qualquer coisa que alguém queira ouvir. Mas o preço a ser pago vem depois. Muitas vezes, os danos são irreversíveis, pois uma reputação manchada, por exemplo, não é facilmente recuperada.


O sexo fora do casamento é um perigo tão grande que, hoje em dia, não faz mais diferença se ele ocorre no mundo real ou virtual, pois ambos oferecem riscos. Ele é um ato nobre quando feito com o respeito que merece, em que os envolvidos, o homem e a mulher, têm muito a ganhar.


Há um caminho para se chegar ao sexo respeitoso e saudável, que muitos esquecem ou não querem seguir passo a passo e preferem pegar os “atalhos” eletrônicos que são, no fim das contas, armadilhas para complicar ainda mais a vida.


E qual seria esse caminho? Começa com a amizade, seguindo para o companheirismo, a confiança, os sacrifícios que a união pede, o compromisso e a cumplicidade. Só depois de seguir todas essas etapas é que surgem as recompensas do prazer físico e psicológico da vida sexual saudável e realizada.


Esse trajeto exige esforço e dedicação. Quem o percorre pode usufruir das recompensas sem culpa, sem peso, pois vigia cada passo e blinda a relação, para que nenhum problema coloque tudo a perder. No fim das contas, tanto o caminho quanto as recompensas são prêmios merecidos para quem soube cuidar e zelar.


Uma vida sexual benéfica, afinal, é consequência das atitudes das duas pessoas envolvidas. E ninguém consegue isso com vídeos pornôs ou com acesso a sites e aplicativos maliciosos. (Veja o que os especialistas têm a dizer sobre os prejuízos da pornografia na página 16.)

Profissional de depilação

Profissional de depilação
Nosso país é tropical e a procura pelo serviço das depiladoras ocorre o ano todo. Saiba o que é preciso fazer para ter êxito nessa área
Por Amanda Aron / Fotos: Fotolia e Demetrio Koch



Há quem afirme que não existe dor pior no mundo do que a provocada pela depilação. A extração dos pelos pela raiz é incômoda, dolorida e, para muitos, até insuportável. É aí que entra uma depiladora de sucesso. Essa profissão exige de quem a desempenha que tenha sensibilidade, mão firme e destreza para amenizar o desconforto dos clientes e tornar essa experiência um pouco mais agradável para os que procuram deixar o corpo livre dos indesejados pelos.


E é exatamente o que Lina Maria Silva da Cunha (foto abaixo) procura fazer. Ela trabalha como depiladora, designer de sobrancelha e manicure em um salão de beleza de São Paulo e conta que começou na profissão há 17 anos. “Minha irmã fez um curso, vi o que era e gostei da ideia. Resolvi fazê-lo também. Aprendi os diferentes tipos de pele, as posições corretas para puxar os pelos após aplicar a cera, como atender bem o cliente e deixá-lo à vontade e conquistar sua confiança, além de higienização da pele pré e pós-depilação”, explica.


Lina comenta que o segredo é ser bem ágil. “Assim o cliente não sente dor. É importante também entretê-lo, aí, quando ele menos espera, já tirei todos os pelos”, orienta. Além disso, é importante que o pelo esteja com ao menos três centímetros de altura para que seja possível extraí-lo da raiz. Ela aproveita para compartilhar um segredo profissional que faz toda a diferença para o conforto do cliente: “Se eu seguro a pele, dói menos”, diz.


Cuidado para não apanhar




A depiladora conta que já se meteu em situações inusitadas por causa da profissão, afinal, não é fácil lidar com a dor alheia. “Até cheguei a apanhar da cliente, mas foi um movimento involuntário dela. Quando eu puxei o pelo, ela me empurrou e me bateu. Outras pedem licença para gritar”, lembra.


Apesar de ser um serviço muito mais procurado por mulheres, os homens também estão cada vez mais interessados em se livrar dos próprios pelos, segundo relato de Lina. “É uma questão de gosto. Muitas vezes é a própria esposa que pede que o homem se depile, mas há os se acham melhores sem os pelos”, salienta.


Com relação aos ganhos, se a depiladora trabalhar para um salão de beleza, receberá entre 40% e 60% dos lucros pelo serviço e é preciso combinar quem ficará com as despesas relativas aos materiais. Se o profissional trabalhar por conta própria, poderá fazer o serviço na casa das clientes ou em casa, em um sala própria para depilação, e ficará com o pagamento total.


Designer de sobrancelha


Além da depilação, quem atua nesse ramo também pode ser o responsável por fazer as sobrancelhas dos clientes (desenhar o formato delas com a retirada dos pelos).


Lina conta que fez um curso destinado apenas aos cuidados dos pelos do rosto. “Aprendi a fazer o desenho da sobrancelha de acordo com o rosto da cliente. Ela pode ser mais arqueada ou reta”, destaca.


Ele pode ser feito com cera, pinça ou linha – este último um método muito usado em países do Oriente Médio, mas que vem ganhando cada vez mais adeptas no Brasil. “Eu prefiro a pinça porque acho que ajuda a delinear melhor e uso uma navalha para finalizar”, revela Lina. Além do design, o profissional também pode fazer a coloração dos pelos.


Lina ressalta que está feliz com sua profissão. “Gosto de depilar. É algo que me dá satisfação porque mexe com a autoestima das clientes. A depilação as deixa com uma sensação de limpeza e de estar ainda mais bonitas. O mesmo acontece com uma sobrancelha bem feita. Ela modifica totalmente o rosto de uma pessoa”, finaliza. 

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1