sábado, 12 de outubro de 2013

Como evitar que o relacionamento a dois esfrie?

Há certas leis de convivência que devem ser seguidas
Por Ivonete Soares / Foto: Thinkstock

Todo relacionamento começa de uma forma intensa, repleto de encantos, generosidade e cumplicidade.  Ao ver a pessoa amada, o coração bate forte e o desejo de estar ao lado dela é indiscutivelmente contínuo. Nada é capaz de frear esse amor, até mesmo os defeitos são ocultados por aquilo que um sente pelo outro.
Namoro, noivado, casamento, lua de mel. A vida a dois parece mesmo um encanto, o apetite sexual, então, é intenso, sem contar a troca de gentilezas, que parece não ter fim.
Porém, o tempo passa e com ele o que era deslumbrante vai sendo substituído por um grande tédio. Problemas surgem e já não são resolvidos com o mesmo ímpeto de antes. O encanto e a ternura diminuem, o príncipe vira sapo e a princesa, bruxa.
O que fazer quando isso acontece? Como agir quando um olha para o outro e não sente mais a mesma coisa, o mesmo prazer, a mesma alegria, o mesmo entusiasmo do passado?
Para a psicóloga clínica e terapeuta familiar Sylvia van Enck, a “perda de encanto” é bastante comum na fase que sucede a lua de mel, momento em que ambos enfrentam uma nova realidade.
“Eles começam uma vida compartilhando várias situações novas, como dormir e acordar juntos, dividir as tarefas da casa, partilhar despesas, administrar possíveis dívidas, relacionar-se com os familiares. Entretanto, todo esse ajuste leva um tempo. Obviamente que se o casal se uniu por amor, o fato de o encanto estar mudado não significa que tenha acabado o sentimento. Contudo, a comunicação entre o casal é um aspecto fundamental na vida conjugal. Comunicar-se significa falar e, principalmente, ouvir com respeito.”
Para ela, é de suma importância promover um caminho de abertura e proximidade, e não simplesmente pensar que o amor acabou.
Dicas preciosas
Um ótimo guia para aqueles que reconhecem o valor da vida conjugal e desejam resguardá-la do risco do divórcio pode ser encontrado no best-seller “Casamento Blindado”, de autoria do casal Renato e Cristiane Cardoso, também apresentadores do programa “The Love School”, da TV Record.
No livro, os autores dão dicas para o casal que anseia alcançar uma vida a dois feliz e realizada. Para eles, o que faz um relacionamento funcionar é a obediência a certas leis de convivência.
“Quando Deus criou o homem e a mulher, estabeleceu certas leis que regulam esse relacionamento. Se vocês respeitarem essas leis, serão felizes. Senão, não há alma gêmea que aguentará ficar com você... Não há outro caminho. Podem tentar culpar o casamento como instituição, facilitar o divórcio, inventar relacionamentos alternativos, viver em busca da alma gêmea, mas a única maneira de um relacionamento ser bem-sucedido é respeitando as leis que o regem”, abordam, em um dos trechos do livro.
“Coisas como perdoar, tratar o outro como também quer ser tratado, ter paciência, servir, ajudar, ouvir, não ser egoísta, falar a verdade, ser fiel, respeitar, ter bons olhos, tirar a trave do próprio olho primeiro, cuidar, agradar, etc., são básicas para que haja um relacionamento. Isso é o que as pessoas sabem que têm que fazer, mas não fazem. Quebram essas leis, e colhem as consequências disso”, ressaltam, também na publicação.




UNIVERSAL SOCIAL
NA FUNDAÇÃO CASA

























Final de férias escolares é comemorado com futsal na UI-Nova VidaAs equipes de futebol da unidade Nova Vida (V.Maria) participaram de mais um jogo amistoso contra o time da Força Jovem da Igreja Universal do Reino de Deus, da matriz do Brás-SP. A partida foi disputada na tarde de sábado último (15/08), proporcionado aos jovens não somente o acesso à atividade esportiva, como também incentivo à inclusão social e viver sua vida em compromisso com Deus.Em clima de descontração, todos os presentes puderam saborear pipoca com suco."Todos saimos vencedores", ressaltou o diretor da unidade sr. Leandro Medeiros Della Mina ,que também participou do jogo, premiando com medalhas os que mais se destacaram na partida, e trofeus para os times da CASA,ofertados pelos visitantes, em retribuição ao comportamento exemplar dos jovens internos,pois princípios fundamentais como disciplina, respeito ao próximo e obediência, fazem parte também do esporte e permearam a atividade esportiva desta tarde. Ainda segundo o diretor da unidade,a colaboração da Igreja Universal do Reino de Deus na recuperação dos adolescentes é muito importante, pois também o esporte agrega valores relevantes `a cidadania, estimulando o espírito de cooperação entre os jovens que cumprem medida socioeducativa .

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

A fonte dos sentimentos

O coração contribui com o mal


Bom dia, bispo.
Isso aconteceu comigo quando cheguei à Universal. Meu casamento havia acabado devido à traição do meu marido. Pensei que nunca o perdoaria por isso, voltar para ele jamais. Mas então cheguei até o Senhor Jesus, assim, inconformada, sem forças para lutar, e coragem muito menos. Fui ouvindo sobre o perdão direto, parecia que só falava comigo. Eu dizia "não, não fui eu que errei", mas era o coração que falava comigo, e eu não sabia que ele me fazia mal, afinal, a minha vida toda eu o havia escutado.
Mas eu continuei bispo, mesmo doendo muito, eu comecei a orar. Ele era o último nome que eu me lembrava nas orações, até que chegou o dia em que voltamos a nos falar e eu deixei toda a mágoa naquele dia, pois pedi perdão e consegui perdoá-lo, e a mim também. O perdão foi o marco na minha mudança. Tudo fluiu de forma que eu sei que foi Deus que me mudou e tem me moldado até hoje. Desprezar o coração tem sido a minha pratica diária nesse "Jejum de Daniel", porque eu quero ser melhor para Deus, e o coração não é mais forte que a razão.
Luciana, do Rio de Janeiro
O comentário acima foi lido pelo bispo Edir Macedo durante a mensagem amiga desta quinta-feira (10) na programação da TV Universal e da Rede Aleluia de rádio. O bispo explicou que quando uma pessoa dá ouvidos aos sentimentos vindos do coração, as decisões sempre serão erradas, e levarão para o caminho do sofrimento.
"O coração tem trazido muitos problemas para a humanidade. Quando nascemos, temos um coração carnal, um coração cuja natureza é má, e por melhor que seja a educação que recebemos ou que damos aos nossos filhos, o coração sempre será o inimigo, por toda a vida. Ele é o responsável pelos sentimentos, pelas decisões erradas que tomamos. E, obviamente, enquanto não for trocado pelo novo coração de Deus, as pessoas irão sofrer.
Esse coração contribui com o mal e se torna inimigo número 1 de Deus, por isso que a humanidade está perdida, por isso vemos tantos dissabores, mortes, assassinatos, tantas coisas que não deveriam acontecer. Tudo começa no coração, Jesus disse que dele procedem a, prostituição, adultérios, mortes, tudo o que não presta vem do sentimento.
Mas quando a pessoa recebe o batismo com o Espírito Santo, o coração muda completamente, ela não se esforça para perdoar, pois o seu coração tornou-se divino", disse o bispo.
"Ah! Meu coração! Meu coração! Eu me contorço em dores. Oh! As paredes do meu coração! Meu coração se agita! Não posso calar-me, porque ouves, ó minha alma, o som da trombeta, o alarido de guerra." Jeremias 4.19



UNIVERSAL SOCIAL


Em uma noite especial, foi preparado uma Santa Ceia e servida para os internos na Fundação Casa.
O Pastor Geraldo Vilhena responsável pelo trabalho evangelístico nas unidades da Fundação Casa de São Paulo, falou que é a maior cerimônia realizada na IURD e que as pessoas preparadas para participarem são aquelas que fizeram uma Aliança de fato é verdade com o Senhor Jesus, na oportunidade o Pastor Geraldo, fez uma oração levando os jovens a fazerem uma Aliança com Deus.






Em seguida os jovens aceitaram fazer uma Aliança Com Deus, então foi realizado um batismo nas águas confirmando a presença do Espírito Santo.




quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A doença, paixão, o antídoto, Amor

Qual o caminho para tomar a decisão correta?



Volta e meia os divórcios são justificados com a frase “não foi com essa pessoa que eu me casei”. Mas será que não? A Bíblia adverte seus leitores, em 2 Timóteo 2.22: “Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.”
Dizem por aí que o amor é cego, mas, cega mesmo, é a paixão. Aliás, cega e inconsequente. Segundo todas as pesquisas realizadas após a Segunda Guerra Mundial – quando a paixão foi elevada a sentimento de alto escalão –, a “paixonite” se assemelha a uma doença. Ela desencadeia diversas reações químicas no cérebro, que causam famosos sintomas: frio no estômago, aceleração de batimentos cardíacos, falta de sono, perda de apetite, falha respiratória, entre outros.

A desconfiança mata o amor
Estudo realizado pela psiquiatra italiana Donatella Marazziti, da Universidade de Pisa, afirma que a culpa desses sintomas é a produção em excesso de, principalmente, dopamina e norepinefrina. Para Donatella, “a paixão é um sentimento poderoso, que mexe com a química do organismo mais do que todos os demais”.
Daí vem a euforia, a agressividade sentimental, a urgência em ter o outro, a dependência emocional. A paixão é causadora de chagas desde seu nome, vindo do latim, passionis, que significa “sofrimento”.
Movidos pelo ímpeto, os apaixonados são capazes de tomar decisões que nunca tomariam se estivessem raciocinando bem. É dessa força intensa que queima por dentro, urgente e violenta, que nascem os bebês filhos de adolescentes, o ciúme irracional, os casamentos precipitados. Os erros.
Quem sofre de paixão enxerga no outro não o que ele é, mas o que gostaria que ele fosse. A paixão engana. Obispo Renato Cardoso, em seu livro “O Perfil do jovem de Deus”, destaca: “Para se ter uma ideia do quão enganosa é a paixão, ela é capaz de fazer alguém gostar de duas pessoas ao mesmo tempo. Você já sentiu isso? Já sentiu desejo de namorar duas pessoas ao mesmo tempo?”
Cura?
Existe um antídoto para “paixonite aguda”, uma espécie de vacina que protege a pessoa de sofrer temporariamente – porque a paixão é temporária – com esse mal: o amor.
“O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba.” 1 Coríntios 13.4-8
Giesley Mota estava vacinado quando conheceu Jussara (ambos na foto ao lado). O amor aprendido dentro da Universal o levou a dissolver as regras do cinema. Foi uma cena hollywoodiana. Ele saindo da sala na qual que ela estava entrando. Os dois, com pressa, esbarram-se. Sorriem e se desculpam. Qual a sequência?
Nos filmes, eles se apaixonam e se casam pouco depois. Mas o “felizes para sempre” não deve continuar muito após os créditos. Afinal, a paixão é passageira, porque o organismo precisa dormir, alimentar-se, sentir-se bem. Então, ainda segundo Donatella, os hormônios excessivos deixam de ser produzidos em tamanha quantidade e se reestabelece o padrão. É aí que a pessoa enxerga o parceiro como realmente é e surge o “não foi com essa pessoa que eu me casei”.
Mas Giesley, vacinado, casou-se com quem conheceu. Isso porque buscou conhecer Jussara antes de se casar. Foram 2 meses de análise depois do esbarrão. “Fiquei observando o comportamento dela como mulher de Deus. Se era discreta, se era confiável. Ao observar, percebi que ela tinha o perfil de alguém com quem eu gostaria de me casar. Ela fez o mesmo”, relembra.
Todos os casais passam por problemas. Mas o casal que construiu sua relação sobre o verdadeiro Amor é capaz de pensar antes de tomar uma decisão.
Giesley e Jussara enfrentaram obstáculos, mas refletiram e conversaram honestamente um com o outro para que tudo fosse solucionado. O amor quer o bem da pessoa amada mais do que qualquer interesse pessoal. Quem ama é atraído pelo outro, mas também respeita, compartilha, conversa, sente que o outro faz parte de sua vida.
Alguns casais apaixonados conseguem aplicar o amor à vida quando a paixão acaba, mas são raros. O amor só aceita a honestidade completa, a alma sem maquiagem.
Após o casamento, a diferença entre um casal simplesmente apaixonado e um que se ama é que o primeiro, quando se conhece realmente, divorcia-se pela incompatibilidade. O segundo, como Giesley e Jussara, sempre se conheceu e, por isso, permanece unido.



UNIVERSAL SOCIAL
APRESENTA NA FUNDAÇÃO CASA
LEILÃO DE UMA ALMA (teatro)
































Dia dos Pais, na UI-Nova Vida, é comemorado com evento cultural.
Voluntários do Grupo de Evangelização da Igreja Universal do Reino de Deus, da matriz do Brás
, responsáveis pela apresentação teatral da peça "Leilão de uma alma", animaram a manhã de domingo último(09/08), na UI- Nova Vida.O objetivo da apresentação foi mostrar aos jovens que o verdadeiro Pai é o Senhor Jesus, aquele que deu Sua vida por nós. Num clima de muita tranquilidade e descontração, os jovens e familiares, saborearam salgadinhos e algodão doce, e as famílias receberam leite, ofertados pela Força Jovem , do Brás.O pastor Geraldo Vilhena e alguns atores que , oraram em favor de todos os presentes."A finalidade principal deste evento foi certamente alcançada, que é de agradar a Deus",concluiu o sr. Leandro Medeiros Della Nina, diretor da unidade.

Eva

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1