sexta-feira, 20 de julho de 2012

Droga da inteligência


Pílula que promete boas notas invade escolas e preocupa autoridades nos EUA

As escolas norte-americanas estão enfrentando problemas com alunos que usam remédios para ir bem nos estudos. A chamada "pílula da inteligência" já foi consumida por 25% dos universitários, segundo o jornal científico "Nature", e o consumo entre adolescentes pressionados por vagas em boas universidades chega a 40%


A situação preocupa as autoridades, que classificam a substância como um estimulante controlado, a mesma categoria da cocaína e da morfina. Os estimulantes, presentes em remédios para pessoas com déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), são vendidos somente com receita médica, mas estariam sendo comercializados por traficantes dentro das escolas.


30 horas acordado


As pílulas, quando usadas por quem não têm déficit de atenção, fazem com que a pessoa fique acordada por mais de 30 horas, sem perder a capacidade de concentração e memória, o que permite, por exemplo, estudar durante a madrugada, fazer uma prova sem dormir e ainda continuar cheio de energia. No entanto, essas substâncias podem viciar, causar problemas cardíacos, dor de cabeça, alucinações e distúrbios do sono, além de alterações no comportamento, situações ainda mais preocupantes entre seres humanos ainda em formação, como é o caso dos adolescentes.

Um amor verdadeiro



Em protesto, aposentada indignada com a prisão do bispo Macedo, em 1992, enviou telegrama ao então presidente da República, Fernando Collor de Mello. Drama da cadeia será contado em autobiografia inédita, que será lançada em agosto em todo Brasil




Durante os 35 anos de existência da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), muitos fatos marcantes ocorreram. Em 1992, quando o bispo Edir Macedo, líder e fundador da IURD, foi preso injustamente em São Paulo, diversos membros sofreram junto com o bispo as calúnias e difamações proferidas. A pensionista Julita Vianna Dultra, de 78 anos, lembra-se desse período turbulento enfrentado pela Igreja e seus fiéis.


Além da acusação indevida contra o bispo, os membros eram alvo frequente de acusações e chacotas. Indignada com a forma com que a prisão ocorreu, Julita enviou um telegrama para o então presidente do Brasil, Fernando Collor de Mello, declarando o seu descontentamento com a prisão injusta do líder da Igreja. "Entrei para a IURD em 1990, após uma vida inteira de sofrimento, e através das palavras de fé do bispo Macedo tive minha vida transformada. Com toda aquela injustiça, eu não poderia simplesmente cruzar meus braços. Eu sempre tive certeza da inocência dele", declara.


Como uma boa militante da fé, Julita declara seu amor pela IURD. Ela conta que os maiores problemas enfrentados antes de chegar à Igreja eram relacionados ao esposo, falecido há 10 anos. "Ele tinha esquizofrenia paranoica, ataques epiléticos, depressão e era viciado em maconha e cocaína desde os 13 anos. Após anos de sofrimento, eu comecei a participar de correntes na Universal e meu marido me acompanhava. Por meio da fé, conquistamos um casamento feliz", afirma.


Seu amor e carinho pela IURD e pelo bispo Edir Macedo são tão sinceros que Julita comprou um computador e recebeu aulas básicas de informática da filha e do neto para poder acessar diariamente o blog do bispo (www.bispomacedo.com.br) e a IURD TV (iurdtv.com). "Fico o dia inteiro conectada nas transmissões da IURD TV. Através desse canal, Deus tem abençoado a mim e a minha família. Sou eternamente grata à IURD por me apresentar a esse Deus tão maravilhoso!", diz.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

A família do usuário de DROGAS, perdem a saúde e morrem rápido.

 IURD NA FUNDAÇÃO CASA PERGUNTA: Quem são os integrantes do Bloco de Ajuda aos Dependentes Químicos?
 Pastor Geraldo Vilhena responde: São voluntários da Igreja Universal do Reino de Deus, que chegaram na IURD, viciados em vários tipos de drogas e se libertaram.


IURD NA FUNDAÇÃO CASA PERGUNTA: Como é realizado este trabalho?
Pastor Geraldo Vilhena responde: Os palestrantes contam como se envolveram com as drogas, os sofrimentos e como saíram.
          Em seguida os jovens internos e famílias, tem oportunidade de tirar duvidas com os palestrantes
e no final é feito uma oração de libertação para todos.
           Neste Bloco de ajuda aos dependentes Químico está embutido o esporte(futebol).


IURD NA FUNDAÇÃO CASA PERGUNTA: Quais são as maiores dúvidas?
Pastor Geraldo Vilhena responde: São várias, porem o que eles tem mais curiosidades de saber é como eles conseguiram sair.






 Robson de Freitas, tenho 41 anos, fui ex- viciado em drogas, como crack ,cola maconha, lança perfume, cocaína, entre outras drogas, tudo começou por pura curiosidade do tempo em que estudava , fiz de tudo para usar as drogas, vendia meus sapatos, objetos pessoais, mais nada me saciava , ficava muito agressivo dentro de casa chegando ao ponto de colocar minha mãe em risco.




 Amauri ex-traficante iniciou no mundo das drogas e trafico de armas aos 11 anos.
Permaneceu nesta vida por 10 anos. Hoje está liberto, transformado, tem uma família abençoada. Usou sua inteligência para perceber que não sairia do crime e das drogas, pela força de seu braço mais sim com a ajuda de DEUS.
Cristina ex-traficante fiquei 20 anos no mundo do crime, minha mãe foi esquartejada, passei por várias situações, já passei pela Fundação Casa com 13 anos ninguém podia comigo, só parei de usar as drogas quando vi meu filho, indo pelo mesmo caminho que fui, foi quando tive um encontro com Deus, hoje sou liberta. e vivo uma vida diante de Deus.
Nelma ex- usuária fala das sequelas que as drogas deixaram no seu organismo, em virtude do uso das drogas. hoje luta contra um câncer.


IURD NA FUNDAÇÃO CASA PERGUNTA: Por que o testemunho da Nelma é importante para os jovens internos e famílias?
Pastor Geraldo Vilhena responde: É importante pois sempre falamos que ela é o retrato do futuro de uma pessoa que usa drogas.



IURD NA FUNDAÇÃO CASA PERGUNTA: O senhor acredita que o Bloco de Ajuda aos Dependentes Químico, está ajudando os jovens internos e famílias da Fundação Casa?
Pastor Geraldo Vilhena responde: Sim claro, inclusive e reconhecido pela Fundação Casa.E importante saber que estamos com a agenda quase completa para o ano de 2013 na Fundação Casa.


IURD NA FUNDAÇÃO CASA PERGUNTA: Qual o recado para as pessoas que estão lendo está entrevista?
Pastor Geraldo Vilhena responde: Não use nem brincando DROGAS pois é muito é muito triste a vida de um usuário e de sua família pois o sofrimento é quase igual.
        É impossível largar as drogas com suas forças é necessário o poder sobrenatural da fé.


  QUE DEUS ABENÇOE A TODOS.

DO AMOR AO ÓDIO




Em nome do Amor: A frustração amorosa é apenas mais um dos inúmeros fatores que podem induzir alguém já psicologicamente instável a cometer um delito. Mesmo assim, "a paixão patológica pode até servir para explicar o crime, mas nunca para perdoar criminalmente quem o cometeu". 

   Dizem que o amor é um sentimento difícil de entender. Mais difícil ainda é encontrar explicação para o que alguns "apaixonados" fazem em nome do amor, como acabar destruindo violentamente a quem se ama e a si próprio.

    Os inúmeros casos de crimes ditos passionais demonstram também como a mente pode se transformar num vulcão de sentimentos devastadores quando alguém vive uma paixão patológico-obsessiva, distúrbio este já reconhecido pela psiquiatria. Mas será que o excesso de amor pode levar o indivíduo a perder completamente a razão? Ou será que a paixão é apenas um pretexto para que atitudes extremas sejam colocadas em prática?

    Segundo os psiquiatras, as duas coisas se misturam, e, quando não premeditado, o crime passional é cometido por uma pessoa que se encontra em estado de extrema emoção. A euforia pode durar até 24 horas, explicam. "O desequilíbrio é tanto, que o teor de autocrítica cai, a pessoa perde a referência e age como um animal. Os gatilhos que irão disparar essa atitude podem ser muitos, inclusive o amor".

Traçando o Perfil dos Criminosos Passionais

    As formas de cometer um crime sob o pretexto do "excesso de amor" são vastas, mas a medicina já é capaz de traçar três características comuns a essas pessoas e às situações que as envolvem. Veja:

    1º  Na maior parte das vezes nunca matou ninguém e sua conduta violenta é, principalmente, em relação a uma mulher específica. Dificilmente mata mais do que uma vez.

    2º  A receita da tragédia é relativamente simples: um homem mais velho e mais rico do que a parceira, inseguro, ciumento, possessivo, vaidoso e egoísta que se relaciona com mulher mais jovem, que não reage, mas sabe manipular os sentimentos do cônjuge.

    3º  Quando a mulher reage e decide pôr ponto final na relação, ele pede de volta objetos dados como presente. Incrédulo, pois se considera dono da mulher, tira a vida dela. Às vezes, não suporta a perda da amada e, depois do crime, comete suicídio.

    Mesmo diante desse quadro, os especialistas fazem questão de ressaltar que "a paixão patológica pode até servir para explicar o crime, mas nunca para perdoar criminalmente quem o cometeu". 

quarta-feira, 18 de julho de 2012

DOENÇAS EMOCIONAIS




METADE DA POPULAÇÃO MUNDIAL, O EQUIVALENTE A 3,5 BILHÕES DE PESSOAS, SOFRE DE ALGUM TRANSTORNO PSÍQUICO; DEPRESSÃO É O MAIS COMUM E ATINGE 400 MILHÕES


A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que quase metade da população mundial, o equivalente a cerca de 3,5 bilhões de pessoas, sofra de algum distúrbio de cunho emocional e que outros 400 milhões sejam vítimas da depressão, a mais comum das desordens psíquicas.

Ainda de acordo com a OMS, só na América Latina são 24 milhões as vítimas da depressão.  Sessenta por cento dos casos de suicídio envolvem vítimas da depressão, e é o sexo masculino o mais atingido. Os homens depressivos morrem quatro vezes mais por suicídio do que as mulheres, embora as estatísticas mostrem que elas cometem mais tentativas que eles.

ANSIEDADE ATINGE 1,75 BILHÃO NO MUNDO

Depois da depressão os transtornos de ansiedade, como fobias, transtornos obsessivo-compulsivos (TOC) e pânico são os mais freqüentes. Eles atingem 25% da população mundial (cerca de 1,75 bilhão). 

Todas essas enfermidades emocionais são capazes de limitar a vida completamente. Há inúmeros relatos de portadores de distúrbio de ansiedade, por exemplo, que dizem ter perdido quase tudo para o transtorno: o emprego, uma grande proposta de trabalho, amigos e até mesmo o casamento. Para os médicos, isso acontece porque, apesar de essas doenças estarem cada vez mais presentes na vida das pessoas, elas ainda  despertam muito preconceito, o que leva o doente a sofrer calado, piorando a situação.

PRECONCEITO

Muitos portadores de depressão ou de outros distúrbios psíquicos se recusam a fazer psicoterapia ou a tomar remédio. Esses, de acordo com os psiquiatras, devem praticar exercício físico com regularidade (melhora o humor e a autoimagem) e aumentar o número de atividades diárias capazes de lhes dar prazer. A comunidade médica também é unânime ao afirmar que cultivar uma crença e cuidar da “alma” responsavelmente proporciona resultados tão bons (senão melhores) que os obtidos por meio da medicação tradicional.

terça-feira, 17 de julho de 2012

MULHERES FAZEM MAIS DÍVIDAS QUE OS HOMENS



Hoje mais de 15 milhões de clientes de bancos têm dívidas acima de R$ 5 mil e outros 80 milhões têm dívidas menores 


 

De acordo com dados obtidos através do Banco Central (BC) e divulgados recentemente pelo jornal O Estado de São Paulo, o endividamento do brasileiro cresceu 47% nos últimos 26 meses e, no primeiro semestre de 2010, o valor dessa dívida atingiu 35% da renda anual dos inadimplentes. O BC informou também que a inadimplência de pessoa física bateu recorde histórico em maio de 2008, como, posteriormente, foi comprovado pelo IBGE, que apontou,  em números absolutos, 23 milhões de endividados no País em 2010, então com população em torno de 195 milhões.

Segundo o BC, o crescimento do nível de endividamento das famílias brasileiras é um movimento associado ao próprio desenvolvimento do mercado de crédito, que era ‘incipiente’ antes da consolidação da estabilidade da economia mundial. Mesmo assim, a partir de julho de 2009 começou-se a observar, ainda que de forma modesta, novo declínio no número de inadimplentes.

O BC se mostra otimista com relação ao futuro financeiro das famílias brasileiras, mas acredita que o momento, pós-crise, pede cautela. A justificativa para o período de atenção se sustenta nos próprios dados divulgados pelo Banco Central:

Cada consumidor tem, em média, 3 débitos diferentes
Mais de 15 milhões de clientes de bancos têm dívidas acima de R$ 5.000,00, número 47% maior que o medido em dezembro de 2005 e 13,6% maior que a marca alcançada um ano atrás;
São 80 milhões de clientes com alguma dívida, mesmo que pequena;
Cada consumidor tem, em média, 3 débitos diferentes (carro, casa e empréstimo);
O uso do rotativo do cartão de crédito (não pagamento integral da fatura) cresceu 30,4% nos últimos 12 meses, ficando atrás apenas do crédito consignado (crescimento de 31,9%);
A dívida das pessoas fisicas com os bancos somam R$ 442,4 bilhões. Desse total, 33% (R$ 146 bilhões) vencem em até 180 dias e 16,8% (R$ 74,7 bi) vencem em até 360 dias.
Para os economistas, o brasileiro tem se endividado mais porque está mais otimista com a situação do País. "Talvez até mais otimista do que pode sugerir a realidade", dizem. Por isso mesmo, eles aconselham:
"Independentemente da situação do País, o mais seguro e prudente é evitar dívidas. A regra é simples: não deixe de comprar, mas compre apenas quando tiver dinheiro". 

segunda-feira, 16 de julho de 2012

MANIAS E COMPULSÕES



COMPULSÕES COMO O TOC, A MAIS COMUM DELAS, ACOMETEM DE 3% A 4% DA POPULAÇÃO MUNDIAL E SE NÃO FOREM TRATADAS PODEM DURAR A VIDA TODA, LIMITANDO COMPLETAMENTE A VIDA DAQUELES QUE AS POSSUEM 


CASOS LEVES DE COMPULSÃO, COMO A MANIA DE SUBIR CALÇADAS APENAS COM O PÉ DIREITO, não conseguir tomar banho sem lavar determinada parte do corpo primeiro, etc. raramente causam grandes transtornos ou prejudicam a vida das pessoas, explicam os psiquiatras. "O problema surge quando se vira um escravo das manias, quando o indivíduo sente que alguma coisa horrível (geralmente a morte) poderá acontecer caso ele não cumpra minuciosamente o ritual", explica a psiquiatra Ana Beatriz, autora de diversos best-sellers na área da psiquiatria voltada para o grande público, entre eles "Mentes Com Medo" e "Mentes Inquietas".

AINDA DE ACORDO COM A ESCRITORA, O QUE DIFERE OS QUEM TÊM apenas uma mania dos que sofrem  transtornos compulsivos patológicos graves e que, para este último, viver passa a ser um tormento, pois as obrigações são tantas que  a vida passa a ser dedicada exclusivamente a elas (manias). "Diante da tentativa de abandonar tais hábitos,  uma avalanche de pensamentos ruins invade o portador do transtorno. Muitos deles encontram solução se trancafiando em casa ou no quarto. Algumas pessoas chegam a passar vários meses sem sair da cama, tudo para não ter que duelar com suas compulsões", explica a Dr. Ana Beatriz

NO MUNDO TODO, A PATOLOGIA MAIS COMU, RELACIONADA À COMPULSÃO É O TOC(Transtorno Obsessivo Compulsivo), e cujo diagnóstico só é possível por meio de análise médica, que avaliará os sintomas do paciente. Apesar de acometer algo em torno de 3% a 4% da população mundial (com início mais comum a partir dos 20 anos), a incidência de TOC tem aumentado nos últimos dez anos, principalmente nos centros urbanos, o que o caracteriza como "mal dos tempos modernos". Mesmo assim, os pesquisadores ainda não têm uma resposta clara para o que seria o agente causador da compulsão. Existem os que acreditam em disfunção genética e os que defendem a disfunção orgânica, que geraria déficit de algumas substâncias neurotransmissoras. Mas a atuação simultânea desses dois fatores parece ser o caminho mais lógico, acreditam os especialistas.

PARA SE LIVRAR DAS COMPULSÕES, OU AO MENOS DIMINUIR SEUS EFEITOS, SEJAM ELAS LEVES OU NÃO, o tratamento médico é indispensável. E animador. A doença tem respostas excelentes para os tratamentos atuais. A utilização de psicoterapia de orientação dinâmica ou cognitivo-comportamental associada com tratamento farmacológico itenso (geralmente em doses mais elevadas do que as para tratar a depressão) surtem excelentes resultados.

"O IMPORTANTE É PROCURAR AJUDAR E SEGUIR AS ORIENTAÇÕES MÉDICAS A FIO. Tentar vencer qualquer transtorno psiquiátrico sozinho é até possível, mas é como travar uma luta no corpo a corpo com um urso feroz", diz o roteirista e ator de novelas Gugu Keller, que sofreu durante quase 20 anos com a doença, hoje superada.

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1