sábado, 14 de setembro de 2013

Como reconhecer um agressor?

A cada 5 minutos, uma mulher é agredida no Brasil



Ele sempre foi carinhoso, gentil e atencioso. As declarações de amor eram constantes. Realmente, ele sabia como fazê-la se sentir especial. Era tanto cuidado que, às vezes, ela se sentia sufocada, mas... Eles se amavam tanto que não valia a pena dar importância às "pequenas" crises de ciúmes, embora elas já tivessem se tornado frequentes.
Assim é a evolução da violência doméstica. Um dia ele eleva o tom de voz, no outro agride verbalmente, até que a agressão verbal cede lugar à agressão física.
De acordo com o estudo Mapa de violência, a cada 5 minutos uma mulher é agredida no Brasil. A pesquisa aponta que em 70% dos casos a agressão é cometida pelo ex-companheiro ou companheiro da vítima.
Os limites do relacionamento
Daí a importância de impor limites na relação. "É preciso manter os altos níveis no relacionamento. Toda vez que você abaixa o nível, abaixa o seu padrão a chance de ele continuar baixando é muito grande", ressaltaRenato Cardoso, apresentador do The Love School. "A pessoa tem que reforçar os limites numa relação e respeitá-los, porque o verdadeiro amor nunca fere. Não há desculpas para o abuso em nenhum tipo de relacionamento", afirma.
Quando esses limites não são estabelecidos sempre haverá reincidência na má conduta, seja uma maneira rude de falar ou um empurrão aparentemente inofensivo. A partir daí para uma agressão física é um passo.
Reconhecendo um agressor
Recentemente, um caso de violência doméstica chocou a população de Goiás. A operadora de caixa, Mara Rúbia Guimarães, de 27 anos, teve os olhos perfurados com uma faca depois de ser torturada pelo ex-marido inconformado com a separação. Eles estavam separados havia 2 anos e, desde então, Mara vinha sofrendo constantes ameaças do ex-companheiro. Ela conta que durante os 6 anos em que estiveram casados sempre houve agressões verbais - ele a xingava, humilhava, tinha um ciúme doentio, mas, até então, nunca a havia agredido fisicamente.
É importante observar que, embora o marido de Mara Rúbia não a violentasse fisicamente, já apresentava um comportamento obsessivo, o que já era um indicativo de que ele era um agressor em potencial. É justamente a esses sinais que a mulher deve estar atenta, principalmente no inicio do relacionamento.
Fique atenta aos sinais

Para o psicólogo Alexandre Rivero, a pessoa que pratica a violência pode ter um transtorno de personalidade antissocial (psicopata), incapaz de colocar-se no lugar do outro. Sente-se "dono" de seu cônjuge, não manifesta empatia ou compaixão. Pode ficar muito violento quando não tem seus desejos atendidos. Suas manifestaçõesde hostilidade, invasão, tentativas de quebrar regras e mentiras costumam manifestar-se desde o início da relação, atingindo o auge no correr do relacionamento. Essas pessoas, no início, apresentam comportamento obsessivo em relação a celular; não relacionam-se com amigos,  concentram-se única e exclusivamente na pessoa amada, e têm controle exagerado da vida do outro.”
Como lidar com o problema
"A primeira coisa é não confrontar. Alguém tem que recolher primeiro. Se os dois se colocarem no mesmo patamar vai haver uma 'explosão'. Enquanto os dois estão no mesmo ponto de disputa de poder, de disputa do controle, não tem pacificação. Alguém tem que ceder", explica a psiquiatra Eliana Curátolo. Entretanto, vale ressaltar que tanto o provocador como o agressor tem culpa "Um que permite a agressão e o outro que abusa de permissividade do outro", salienta.
É preciso encontrar um equilíbrio e o limite de cada um. "Os dois precisam olhar para si e mudar a maneira de lidar com a situação", destaca Renato Cardoso.
Para o casal se manter bem é necessário haver respeito e admiração mútua, do contrário, o casamento estará fadado ao fracasso, ressalta a psiquiatra.

Infelizmente, a maioria das mulheres vítimas de violência doméstica não denuncia o companheiro. Algumas por medo, outras porque têm
 esperança de que o parceiro mude. Contudo, quando ela não busca ajuda das autoridades acaba incentivando a atitude agressiva.  "É um erro não denunciar, não buscar proteção. A esperança está sempre ali, mas, como a gente tem visto nas tragédias que acontecem, muitas vezes essa esperança torna-se um pesadelo", alerta o apresentador.Denuncie



UNIVERSAL SOCIAL
NA FUNDAÇÃO CASA

 Esta dinâmica é feita nas Unidades da Fundação Casa, com a orientação dos técnicos da Fundação Casa e Obreiros da IURD do Estado de São Paulo.  
   





 Pastor Geraldo Vilhena (Coordenador de evangelização em Unidades da Fundação Casa de São Paulo) observou, que depois da implantação deste projeto os jovens internos tiveram mais interesse pela leitura. Tendo como conseqüência um grande crescimento espiritual e educacional na vida dos jovens da Fundação Casa. É usado como fonte a FOLHA UNIVERSAL.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Busca desenfreada pela beleza

Acreditando em métodos "milagrosos", muitos têm se deparado com sérios problemas
Por Ivonete Soares / Fotos: Thinkstock




A cada dia novos métodos (para lá de esquisitos) surgem como verdadeiros “milagres”, a fim de solucionar problemas estéticos, promover um rápido emagrecimento, corrigir o que a pessoa acha que está ruim, aumentar aqui, acolá.
Em nome de padrões estabelecidos principalmente pela mídia, alguns, sequer, procuram saber se aquilo que a amiga ou o amigo fez e, aparentemente, deu certo, está dentro da normalidade, é legalizado e, de fato, trará resultados positivos.
No quesito estética e emagrecimento então, a situação beira o absurdo. Listando alguns procedimentos que surgiram nos últimos tempos, há um que diz que “costurar” ou “atar” a língua emagrece. Outro promete manter um sorriso permanentemente no rosto, por meio de cirurgia.
No procedimento da língua, costura-se um adesivo plástico e, com isso, a ingestão e a mastigação de alimentos sólidos se tornam praticamente impossíveis, devido à dor, o que acaba promovendo um emagrecimento mais rápido.


Já o do sorriso é moda na Coreia do Sul. Modificam-se os cantos da boca, fazendo com que a pessoa mantenha um ar de sorriso em qualquer circunstância.
A pergunta é: Até quando as pessoas vão tentar transformar o que foi criado com tanta perfeição por Deus, a saber, o homem? E até quando continuarão a buscar uma mudança exterior quando o problema está muito além e se esconde em seu interior?
Limite
É preciso repensar a vida e o limite das ações, porque, como tudo na vida, aquilo que eu plantar, também colherei.
Uma coisa é fazer as correções necessárias para o próprio bem-estar, pela saúde e, claro, para sentir-se melhor consigo mesmo, sem que isso interfira no seu modo saudável de vida. A outra, porém, é buscar – a todo custo e meios – mudanças radicais, que fogem à normalidade e colocam a vida da pessoa em risco.
Recentemente, Vânia Prisco foi vítima de uma falsa médica no Rio de Janeiro. Ela, com um corpo já muito bonito, desejou ter um quadril maior e mais modelado. Procurou a tal especialista, indicada por conhecidos, que prometeu deixá-la da forma que ansiava.
Só que a “médica” teria implantado acrílico em pó nos glúteos de Vânia, gerando sérios problemas. Até agora, a garota – que está internada há mais de 3 meses – já se submeteu a 40 cirurgias de reparação, sente muitas dores e se arrepende de não ter sido mais cautelosa e nem pesquisado a procedência da falsa profissional.
O que está faltando?
Há alguns dias, Cristiane Cardoso postou uma mensagem reflexiva em uma rede social, junto a uma foto do casamento de sua irmã, Viviane Freitas, falando a respeito dessa busca incessante pela beleza e o que está por trás disso tudo.
Viviane, que se sentia inferior às demais mulheres e não acreditava que poderia ser bonita, aprendeu muito no decorrer dos anos e, hoje, mostra a todos um conceito de vida que traz resultados.
“A maioria das mulheres quer ser bonita, mas não sabe como. Algumas pensam que a beleza é uma vaidade fora do seu alcance, e hoje eu discordo plenamente. Penso que a beleza é algo natural de cada mulher, e quando percebi isso, eu mudei. Nossos corpos foram projetados para serem como uma escultura. As curvas, a pele, o cabelo, os olhos, o pescoço… cada parte do corpo feminino está perfeitamente sincronizada. Se você sabe como usar o seu corpo em prol da beleza, você será bonita – até para si mesma”, diz a postagem.
Para Cristiane, existem, no entanto, alguns pontos que devem ser considerados imprescindíveis antes de se trabalhar nisso. E ela listou três deles:.
1) Saiba que você não é a única mulher a passar por isso. Todas nós já passamos…
2) Se você somente se preocupar com a sua aparência exterior, você continuará tendo problemas ao se olhar no espelho e aceitar quem você é. Você só irá se amar de verdade quando investir em seu interior.
3) Isso não é um monstro de três cabeças. O segredo é a criatividade, então, trabalhe nessa parte do seu cérebro. Toda vez que sentir vontade de pegar uma revista ou assistir tevê, repare na maquiagem, na combinação das cores, penteados e tonalidades e basicamente tudo que se pode ver ali. Note que nem tudo é apropriado ou até agradável, mas você pode encontrar muitas dicas em simples anúncios de maquiagem.




UNIVERSAL SOCIAL
NA FUNDAÇÃO CASA.



Voluntários e Jovens do Grupo Dose mais forte da Igreja Universal do Reino de Deus estiveram presentes neste último domingo, na Fundação Casa Franco da Rocha UI 29, levando alegria e vida, em mais um evento com várias atividades para os internos, seus familiares e funcionários. Para dar início ao evento, o Pastor Geraldo Vilhena Coordenador Estadual de Evangelização, nas Unidades da Fundação Casa de São Paulo, fez uma oração pedindo a proteção de Deus por todos os presentes, e deu uma palavra de vida, ele falou sobre o sentido da verdadeira amizade, e fez uma pergunta quantos amigos vocês tinham quando estavam lá fora? E quantos amigos vieram visitá-los aqui dentro? Os adolescentes responderam que ninguém os procurou. Então o Pastor disse: Quem realmente os ama de verdade são os parentes de vocês que estão aqui, ressaltou também sobre a formação do caráter, que eles estão preparando para o futuro, e cabe cada um a sua escolha, disse ele. 


 



E fez perguntas se tinha alguém presente que queria falar algo. E uma jovem integrante do grupo jovem Elizabete falou sobre A CONCIÊNCIA JOVEM ,tudo passa pela mente e vai ao coração, falou também da sua transformação de vida, 




esteve presente com a força jovem, um ex-interno deu seu testemunho, falou que já passou pela fundação casa, e com ajuda dos voluntários conheceu o Senhor Jesus, e hoje leva também a palavra de Deus. 
 

Integrantes do Grupo Dose mais forte tiveram oportunidade de dar uma palavra de fé para as famílias e internos.



Cantora Cristina Miranda também deu uma palavra de fé.

 


Um adolescente da fundação casa pediu perdão para sua mãe, por todas as tristezas que ela tem passado, e disse que ia mudar daqui pra frente.

 

No embalo da banda Nesher, e da cantora Cristina Miranda que animou todos os presente com sua belas canções, era servido muito bolo, doces, e refrigerantes. Durante o evento os voluntários distribuíram bíblias aos jovens,





























Jovem interno com a sua família lendo a Bíblia
 

e para a beleza das mães foi improvisado um salão de beleza onde puderam desfrutar de escova, cortes de cabelo, e muito mais.



 

Grupo Dose mais forte faz atendimentos para as famílias e jovens internos



 

Para finalizar, Tarcisio Carvalho de Melo da força jovem orou por todos pedindo a Deus a transformação de cada adolescente presente. Para nos da IURD é um prazer realizar este trabalho pois temos sido muito bem recebidos, pelos funcionários e pelos adolescente que sempre agradecem a nossa participação em cada evento.








 

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1