sábado, 7 de janeiro de 2012

Invasão na cracolândia e nos morros cariocas.


GOVERNO QUER PÔR FIM À CRACOLÂNDIA PAULISTANA PELO MÉTODO DA "DOR E SOFRIMENTO"; OBJETIVO DA AÇÃO É DIFICULTAR O ACESSO DE USUÁRIOS AO CRACK E, ASSIM, DEIXÁ-LOS SUSCETÍVEIS A CRISES DE ABSTINÊNCIA PARA QUE PROCUREM TRATAMENTO NA REDE DE SAÚDE



O GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, EM PARCERIA COM A PREFEITURA PAULISTANA, quer acabar com a cracolândia por meio de uma nova estratégia, a da "dor e sofrimento". O plano consiste em dificultar o acesso de usuários de crack aos pontos de venda e consumo e, assim, deixá-los mais suscetíveis a crises de abstinência, o que os forçaria a procurar a rede de saúde em busca de tratamento.

A ESTRATÉGIA ESTÁ DIVIDIDA EM TRÊS ETAPAS. A PRIMEIRA DELAS É A OCUPAÇÃO policial, cujo principal objetivo é quebrar a "logística" de traficantes que atuam na área. Os policiais irão barrar a chegada da droga e estão orientados a não tolerar mais o consumo de entorpecentes em público. Os usuários serão abordados e, se quiserem, encaminhados à rede municipal de saúde e assistência social.

A SEGUNDA ETAPA VISA A INCENTIVAR OS CONSUMIDORES DE DROGAS a procurar ajuda e, na terceira fase a metal principal será manter os bons resultados das ações anteriores.

SEGUNDO O COORDENADOS DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS DA SECRETARIA DE ESTADO da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Alberto Chaves de Oliveira, a falta de drogas e a dificuldade de fixação vão fazer com que as pessoas busquem tratamento. "Como é que você consegue levar o usuário a se tratar? Não é pela razão, é pelo sofrimento. Dor e sofrimento fazem a pessoa a pedir ajuda", diz.

OS ESPECIALISTAS, NO ENTANTO, NÃO SÃO UNÂNIMES COM RELAÇÃO AOS RESULTADOS DESSA ESTRATÉGIA. Muitos acreditam que forçar a abstinência possa causar outras reações nos usuários, inclusive violência contra a população e a eles próprios. "Na fissura, o usuário não tem discernimento para decidir ou que é melhor ou não para ele. Além disso, estudos mostram que a falta da droga não levam a busca por tratamento, pelo contrário", afirma o psiquiatra da Unifesp Marcelo Ribeiro.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Casamento engorda?

Estudo inglês revela que homens e mulheres aumentam de peso por conta da mudança nos hábitos alimentares

Uma recente pesquisa inglesa revelou que o casamento engorda tanto homens quanto mulheres. O motivo: um quer agradar ao outro com os pratos favoritos, mas acabam exagerando na medida e pagando o preço com o ganho de alguns (ou muitos) quilos.


Em outro estudo, esse realizado no Brasil, 91% dos entrevistados admitiram que engordaram após se casar. “As razões para o ganho de peso são muitas. Entre elas, está a escolha dos produtos no supermercado; na maioria das vezes, não são saudáveis”, afirma a nutricionista Renata Saffioti.


20 quilos em dez anos


A jornalista Cinthia Correa, de 30 anos, e o marido, o consultor de imóveis Renèe Kuntz, de 29, contam que antes de se casar tinham hábitos alimentares
mais saudáveis.


“Quando eu morava com a minha mãe, ingeria refeições mais balanceadas; após me casar, meu marido e eu passamos a consumir alimentos prontos, como pizza”, conta Cinthia, calculando que após dez anos de união, cada um engordou cerca de 20 quilos.


Como mudar a situação?


Segundo Renata, é possível mudar a alimentação desde que ambos estejam dispostos a sacrificar. “Meu conselho é que evitem os alimentos que façam mal e ajudem no ganho de peso; outra dica é que descubram uma atividade física e a pratiquem juntos como forma de estímulo mútuo”, orientou.


O cuidado com o marido foi o que motivou Cinthia a mudar o cardápio de casa. “O Renèe não estava se sentindo bem e, recentemente, foi diagnosticado com uma gastrite leve. Passei a fazer dieta por amor a ele. Agora, evitamos refrigerantes, lanches e damos prioridade a saladas e comidas leves”, finaliza.


terça-feira, 3 de janeiro de 2012

VAIDADE MASCULINA


PRODUTOS PARA CABELO, PELE E ATÉ ITENS DE MAQUIAGEM VOLTADOS PARA O PÚBLICO MASCULINO JÁ CORRESPONDEM A MAIS DE 50% DAS VENDAS NAS LOJAS DE COSMÉTICOS; "TANTA VAIDADE NÃO É PARA ATRAIR MULHERES, E SIM EGOCENTRISMO", DIZ O CRIADOR DO TERMO "METROSSEXUAL"



HOMENS DEMASIADA E ASSUMIDAMENTE VAIDOSOS JÁ TÊM UMA DENOMINAÇÃO PARA CHAMAR DE SUA: metrossexuais. Criado no início dos anos 90, o neologismo surgiu do espírito irrequieto do escritor inglês Mark Simpson, em artigo escrito para o jornal "The Independent". Simpson juntou as palavras 'metropolitano' e 'heterossexual', para designar os homens que vivem no meio urbano e têm preocupação exagerada com a aparência. E o nome caiu no gosto popular. Não pela criatividade de seu criador, mas graças ao crescimento exponencial de homens declaradamente narcisistas.

"A IDEIA DE QUE A VAIDADE MASCULINA

TEM COMO OBJETIVO ATRAIR MULHERES

É UMA INVENÇÃO DA PUBLICIDADE"

(Mark Simpson, criador do termo "metrossexual")

"METROSSEXUAL NADA MAIS É DO QUE O NARCISISTA DOS NOVOS TEMPOS", diz o escritor, que garante que a publicidade tratou de dar novos rumos ao neologismo, que, originalmente, não estabelecia nenhum paralelo com a qualidade de homem de espírito sedutor irredutível. "A ideia de que o metrossexual é sempre hétero e que seu cuidado com a aparência tem o objetivo de atrair as mulheres é uma invenção da publicidade", explica Simpson.

SEGUNDO O ESCRITOR, O HOMEM EXCESSIVAMENTE VAIDOSO SURGIU NO PERÍODO PÓS-GUERRA, quando o capitalismo se estabeleceu como sistema predominante. A partir de então, tal como as mulheres, os homens começaram a folhear as revistas masculinas para se adequarem aos padrões da moda, deixaram de cortar o cabelo no barbeiro e passaram a frequentar com mais assiduidade os institutos de beleza.

"O HOMEM VAIDOSO NÃO QUER ATRAIR MULHERES

ELE ESTÁ MAIS PREOCUPADO É COM O PRÓPRIO EGO"

(IDEM)

PROVA DISSO É QUE PRODUTOS PARA CABELOS, PELE E ATÉ ITENS DE MAQUIAGEM voltados para o público masculino já representam 50% das vendas nas principais redes de cosméticos do País. Quase 2.500 desses estabelecimentos já contam com grupos de funcionários treinados exclusivamente para dar atendimento aos homens. "Usamos também um código de cores para que a linha masculina possa ser identificada rapidamente", explica a gerente de vendas de uma dessas lojas.

QUANDO INTERROGADOS, A MAIORIA DOS "CONSUMIDORES DE BELEZA" confessa que o excesso de preocupação com a aparência não tem como finalidade conquistar mulheres. "O metrossexual de verdade está com a atenção totalmente voltada para si, e pouco tempo tem para gastar conquistando mulheres", defende o próprio criador da gíria.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Frustrações e realizações em 2011.


EXEMPLOS DE PERSONALIDADES QUE ENTRARAM PARA HISTÓRIA, APESAR DA ORIGEM HUMILDE E ATÉ MISERÁVEL, NÃO FALTAM; O ATUAL PRESIDENTE DOS EUA, BARACK OBAMA, E O VICE ABRAHAM LINCOLN SÃO APENAS ALGUNS DELES

"O HOMEM É DO TAMANHO DO SEU SONHO", escreveu o poeta português Fernando Pessoa, ainda no início do século 20. Quase 80 anos mais tarde, o ex-morador de rua Geovan de Sousa Araújo, de 38 anos, provou que Pessoa tinha mesmo razão. Apesar da privação financeira e das dificuldades sociais, Araújo sempre sonhou cursar uma universidade. Depois de 19 anos tentando, o piauiense finalmente consegue ser aprovado no curso de graduação em matemática da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Hoje ele é professor da rede particular gaúcha de ensino.

"A maior ou a menor felicidade

depende do grau de decisão de ser feliz"

(Abraham Lincoln, presidente dos EUA em meados do século 19)

EM 2007, UBIRAJARA GOMES DA SILVA, ENTÃO COM 27 ANOS, ASSUMIU O POSTO de escriturário do Banco do Brasil em Recife (PE). Inicialmente, receberia no emprego valor superior a sete salários mínimos. Ele foi aprovado em concurso promovido pelo Banco e passou em 136º lugar, entre 171 classificados. Nada muito surpreendente, não fosse o fato de Silva, até pouco tempo atrás, morar nas ruas da capital pernambucana, por onde perambulava, sem nenhuma condição de higiene, em busca de comida, abrigo da chuva e da violência.

"Ele é um exemplo a ser ignorado

por quem quiser vencer na vida"

(De uma ex-professora de Barack Obama, subestimando a capacidade do homem mais poderoso do mundo da atualidade)

"VIVIA DE TROCADOS QUE O PESSOAL DAVA, USAVA BANHEIRO PÚBLICO e vestia roupa molhada, que tinha acabado de lavar, por falta de outra. Na rua, as agressões física e moral apareciam sem motivo aparente. Agora, troquei esse ambiente pelo de um grande Banco", conta Silva.

DA EXTREMA POBREZA AO POSTO MAIS RESPEITADO DO MUNDO

LONGE DOS TRÓPICOS, O QUE DIZER DE EXEMPLOS DE SUCESSO E SUPERAÇÃO DE LIMITES como os dados pelo atual presidente norte-americano, Barack Obama? De origem pobre, nasceu no Havaí, filho de um queniano e uma americana. Durante a infância e adolescência, Obama viveu todo tipo de privação, além de ser apontado pelos seus professores primários como "um exemplo a ser ignorado por quem quisesse vencer na vida".

"Vivia de trocados que o pessoal dava,

usava banheiro público

e vestia roupa molhada"

(ex-morado de rua, hoje escriturário do Banco do Brasil)

HOJE PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS, OBAMA OCUPA O POSTO DE HOMEM MAIS PODEROSO DO PLANETA. É considerado mais humanitário que seu antecessor e promete lutar pela paz, além de ser o homem que contribuiu decisivamente para salvar o mundo da pior crise econômica depois da quebra da Bolsa de Nova Iorque, em 1929. É detentor do mais recente Nobel da Paz.

ABRAHAM LINCOLN, PRESIDENTE NORTE-AMERICANO EM MEADOS DO SÉCULO 19, era filho de lavradores, desde cedo teve de trabalhar duro para ajudar no sustento da família. Com dedicação e acreditando em si, o pobre Lincoln se tornou um dos nomes mais conhecidos e respeitados do mundo moderno.É dele a frase "A maior ou a menor felicidade depende do grau de decisão de ser feliz".

domingo, 1 de janeiro de 2012

Velozes, embriagados e perigosos.

Mortes provocadas por motoristas irresponsáveis alcoolizados e em alta velocidade marcaram 2011


Tragédias envolvendo álcool, direção e alta velocidade marcaram 2011. Muitos dos motoristas responsáveis – ou irresponsáveis mesmo – foram presos e, graças à fiança, soltos em seguida. Nenhum deles permaneceu na prisão. A Lei Seca não foi suficiente para prevenir ou punir tais comportamentos imprudentes.


Para o psicólogo Marccelo Pereyra, consultor da Associação Brasileira de Educação de Trânsito (Abetran), a legislação peca por permitir a ingestão de uma quantidade de álcool (0,06 decigramas/mililitro de sangue) que potencializa o risco de acidente em 11 vezes. “Então ela não é seca! Ela consente e é permissiva quando dá ao indivíduo a condição de se alcoolizar e correr risco”, afirma. Pereyra destaca que a não obrigatoriedade do bafômetro também prejudica a aplicação da Lei Seca nas ruas das cidades brasileiras. “O bafômetro trouxe a controvérsia e tornou-se uma ferramenta obsoleta, inútil nas mãos das autoridades”, destaca.


Dirceu Rodrigues Alves, diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), diz que dificilmente o motorista responsável é sentenciado à prisão no Brasil. “Não há punição. Hoje se paga doando cestas básicas. Os crimes são sempre considerados culposos (quando não há intenção de matar)”, afirma. “A grande questão é que o veículo é uma arma e o motorista desconhece isso ou ignora”, completa.


De acordo com os dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, o trânsito está cada vez mais violento. Entre 2002 e 2010, o número de óbitos por acidentes com transporte terrestre cresceu 24%: de 32.753 para 40.610. O aumento aconteceu em todas as regiões, sendo mais acentuado no Norte (53%) e no Nordeste (48%). De janeiro a setembro de 2011, as indenizações pagas pelo seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) por acidentes de trânsito já subiram 42% em comparação com o mesmo período de 2010. Desde 2003, esse número aumentou 133%.


Em novembro, o Senado aprovou um projeto de lei que prevê tolerância zero para o álcool. Se for confirmado pela Câmara dos Deputados e sancionado pela presidente Dilma Rousseff, será crime conduzir veículos após o consumo de qualquer quantidade de bebida alcoólica no Brasil. A nova lei elimina a necessidade do bafômetro. A prova poderá ser obtida com testemunhos, imagens e exames. Além disso, quem provocar morte sob efeito de álcool ou drogas psicoativas pode ser condenado a até 16 anos de prisão. A atual legislação indica penas de 2 a 4 anos para quem matar no trânsito. O projeto também prevê até 12 anos de prisão para quem causar lesões gravíssimas.


“A Lei Seca estava sendo ridicularizada pela opinião pública e a sociedade caminha para exigir garantias de segurança. Não podemos mais ficar indiferentes à morte de 40 mil brasileiros por ano no trânsito. As famílias não aceitam mais essa tragédia que aniquila as vidas de quem morre e de quem convive com os danos desse trágico número”, diz Pereyra.


Porsche a 115 km/h mata mulher


Na noite de 9 de julho, o engenheiro Marcelo Malvio de Lima, de 36 anos, causou a morte da advogada baiana Carolina Menezes Cintra Santos, de 28 anos, em São Paulo. No volante de um Porsche, Lima dirigia a 115 km/h, segundo a perícia (foto acima). Na hora do acidente, o engenheiro se recusou a fazer o bafômetro. Segundo o boletim de ocorrência, ele estava visivelmente alcoolizado e saiu do carro preocupado apenas com o veículo importado.


No inquérito foram anexadas fotos que mostram Lima bebendo vinho na noite do acidente. Segundo o delegado responsável pelo caso, Paul Henry Verduraz, do 15º Distrito Policial, ele vai a júri popular e deve responder por homicídio doloso (quando há intenção de matar). Na época, para não permanecer na prisão, o engenheiro pagou fiança de R$ 300 mil.


O Porsche, avaliado em R$ 600 mil, foi adquirido 1 mês antes do acidente. O acusado disse que pagaria quatro parcelas de R$ 80 mil para quitá-lo. O carro não tinha seguro e registrava uma multa por excesso de velocidade – a 86 km/h em via com máxima de 80 km/h.


Agora Lima permanece em liberdade, mas cumpre medidas cautelares de restrição determinadas pela Justiça. Ele está proibido de frequentar bares e festas, é obrigado a ficar em casa no período noturno, deve avisar a Justiça quando deixar o Estado de São Paulo e não pode realizar viagens internacionais.


Vítima de jovem tem 90% do corpo queimado



O estudante Felipe de Lorena Infante Arenzon, de 19 anos, foi da zona oeste à zona norte de São Paulo causando várias colisões com o seu Camaro, na noite de 30 de setembro (foto à esquerda). Já na Freguesia do Ó, ele bateu no utilitário Towner, de Edson Domingues, de 56 anos, que explodiu e pegou fogo. Domingues teve 90% do corpo queimado e, em estado gravíssimo, morreu dias depois na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas. De acordo com informações da polícia, o motorista voltava de uma festa em uma casa noturna quando ocorreu o acidente. Dentro do carro foi encontrada uma lata de cerveja. Arenzon se recusou a fazer o bafômetro e, segundo os policiais, estava com os olhos vermelhos, exalava cheiro de álcool e tinha dificuldades para andar e falar. O jovem passou 3 dias preso, mas foi liberado após a família pagar a fiança de R$ 245 mil.


Gerente de banco mata dois



O gerente de banco Fernando Mirabelli, de 32 anos, voltava de uma casa noturna em Guarulhos, na Grande São Paulo, na manhã de 22 de outubro, quando atropelou três ajudantes de jardinagem na Marginal Pinheiros, causando a morte de dois deles (foto acima). Mirabelli dirigia sua Toyota Hilux embriagado e em alta velocidade. Dentro do veículo, foram encontradas garrafas de bebidas alcoólicas. O gerente pagou fiança de R$ 50 mil e responderá em liberdade por fuga do local do acidente, embriaguez ao volante, homicídio doloso e tentativa de assassinato.

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1