sábado, 17 de junho de 2017

Casais bíblicos também passaram por adversidades

 Casais bíblicos também passaram por adversidades

Conheça alguns exemplos e veja como eles superaram os problemas

















Você e seu parceiro acham que são o único casal a passar por problemas relacionados à vida a dois e que os grandes heróis do passado, descritos na Bíblia Sagrada, não vivenciaram adversidades em seus relacionamentos?
Pois saiba que, assim como todos os seres humanos existentes na Terra, eles sofreram sim, tal como muitos hoje sofrem, afinal, enquanto aqui vivermos, passaremos por aflições, diz a Bíblia (leia em João 16.33). O que difere, porém, é a forma como cada um encara e lida com os problemas.
A Palavra de Deus é um livro com valiosos ensinamentos e relatos de casais que encontraram a solução para os seus dilemas. Embora ela relate momentos de fé e alegria, bem como respostas de Deus, lá também encontramos momentos de grande aflição, porém, superados, e que hoje podem ser utilizados como referência.
Adão e Eva
Vejamos um exemplo bem conhecido: Adão e Eva. Provavelmente, todas as pessoas já ouviram falar deles ao menos uma vez na vida. Mas o que aconteceu, de fato, com esse casal?
Criados por Deus, ambos viviam em perfeita harmonia e alegria, até quebrarem um dos mandamentos de Deus e serem expulsos do Jardim do Éden. De um mundo perfeito que desfrutavam – e uma lua de mel constante –, eles passaram a sofrer. Mas como será que ficou a vida do casal?
Eles tiveram que batalhar muito para suprir as suas necessidades, mas cumpriram com as responsabilidades, já que – sabiam – o casamento era, é e sempre será a instituição mais importante da sociedade.
Abraão e Sara
Abraão e Sara também enfrentaram diversos problemas ao longo da vida a dois, adversidades, tristezas, esperas infindáveis, lutas, inclusive a infertilidade de Sara, cuja promessa de ter um filho se cumpriu quando ela já era idosa (ao dar à luz Isaque).
Você acha que seria fácil passar por tudo isso se eles não estivessem na fé? Claro que não. Mas o que fez deles um casal abençoado foi a união de ambos, a disposição em ouvir a voz de Deus e, juntos, tomarem decisões certeiras, mesmo cometendo falhas diversas vezes como qualquer ser humano.
Isaque e Rebeca
Já Isaque, o tão esperado filho de Abraão e Sara – um jovem calmo e extremamente comportado –, deixou que Deus escolhesse a sua esposa, e assim sucedeu – mais tarde se casou com Rebeca, uma moça bonita e inteligente. A Bíblia descreve a relação de ambos recheada de amor e ternura, mas algo os incomodou durante muitos anos: a ausência de filhos. Rebeca não conseguia engravidar e, naquela época, isso era tido como um verdadeiro vexame, uma vergonha.
Provavelmente eles vivenciaram momentos de profunda dor e tristeza. Durante cerca de 20 anos eles esperaram por um filho, até que Isaque entregou o problema a Deus, que ouviu as suas orações (Gênesis 25.21).
Veja que mesmo tendo uma relação de respeito e consideração, a tristeza também fez parte da vida desse casal. Foi preciso perseverança, atitude e muita fé para vencer as adversidades que os acompanharam.
José e Maria
Por fim, podemos citar a história de José e Maria, um casal bastante conhecido e falado ao longo de nossas vidas. Maria, a mãe de Jesus – o Messias –, era considerada virtuosa e pura diante de Deus, e era virgem. José, seu marido, era temente ao Senhor.
Eles podiam ter passado por diversos problemas em relação à gravidez de Maria – que carregou em seu ventre um filho que não era de José, mas concebido pelo Espírito Santo (Lucas 1.26-35) –, porém, juntos entenderam o plano de Deus.
Jesus nasceu e José o educou até o início da adolescência para que se cumprisse, posteriormente, o plano de Salvação da humanidade por meio dEle.
Portanto, casais de referência, que tiveram experiências gloriosas com Deus, também foram testados, provados, passaram por problemas, mas venceram. E você, como tem sido a sua convivência a dois? Tem enfrentado problemas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1