sexta-feira, 5 de agosto de 2011

MÃES SOLTEIRAS


MÃES SOLTEIRAS

"MARIDO PRA QUÊ?": UM TERÇO DAS MÃES BRASILEIRAS PREFERE CRIAR OS FILHOS SOZINHAS E NUNCA FOI CASADA; ENTRE AS MÃES NORTE-AMERICANAS, EM APENAS 14 ANOS ESSA "OPÇÃO" AUMENTOU 80%


ENTRE 2006 E 2010, mais de 20% dos bebês brasileiros registrados eram de mães solteiras com idade inferior a 20 anos. Em famílias de renda inferior a um salário mínimo, o número é maior: mais de 35% das adolescentes engravidam antes de completar 19 anos. Quando a renda familiar sobe para dez salários mínimos ou mais, esse valor cai para 2,3%.

NÃO HÁ ESTUDOS NO PAÍS que indiquem com precisão o número de mães adultas e "solteiras por opção". Os dados verificados foram obtidos exclusivamente com base nos registros de cartórios. A única tentativa de organizar um estudo sobre o assunto partiu do Ibope Media, segundo o qual , atualmente, cerca de um terço das mães brasileiras é solteira, nem nunca esteve casada.

NOS ESTADOS UNIDOS, nos últimos 14 anos tem se verificado fenômeno semelhante. Lá, houve aumento de quase 80% dos casos de maternidade precoce e de mães solteiras. A explosão desse tipo de caso chamou a atenção da socióloga Rosanna Hertz, que decidiu escrever um livro sobre o assunto, intitulado "Single by Chance, Mothers by Choice", ("Solteiras por Acaso, Mães por Opção", em tradução livre). Quadro semelhante tem se verificado entre os países europeus, mas é na América Latina onde mais nascem crianças de mães com idade entre 15 e 19 anos e que não irão crescer ao lado da presença do pai: são cerca de 3.312.000 todos os anos. Os dados, nesse caso, são do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNDU).

TANTO AS BRASILEIRAS QUANTO AS AMERICANAS justificam da mesma forma a opção por criar os filhos sozinhas: o crescimento da participação das mulheres no mercado de trabalho, a busca por realização pessoal e profissional, ou seja, a independência. Além disso, as mulheres estão se preocupando com a maternidade cada vez mais tarde, porque dão prioridade à carreira porque não querem, nem aceitam mais, depender do homem para tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1