terça-feira, 1 de novembro de 2011

Perdão em família.


PERDÃO EM FAMÍLIA

CONFLITO ENTRE PAIS E FILHOS ADOLESCENTES É ALGO COMUM A QUALQUER FAMÍLIA, DIZEM ESPECIALISTAS; "NESSAS HORAS, DIÁLOGO E MANIFESTAÇÕES DE AMOR E CARINHO SÃO INDISPENSÁVEIS"


HAVER CONFLITOS ENTRE PAIS E FILHOS É ALGO NORMAL DENTRO DE QUALQUER FAMÍLIA, principalmente quando a adolescência chega. É isso o que dizem a maioria dos psicólogos especialistas em comportamento infanto-juvenil, que ensinam, também, que, se por um lado é difícil para os pais entenderem que o filho não é mais uma criança, por outro, para o adolescente, se posicionar diante de tantas mudanças físicas e comportamentais também não é tarefa das mais fáceis, daí a origem de tantas crises no ambiente familiar.

"A HIERARQUIA ENTRE PAIS E FILHOS

NÃO PODE, EM NENHUM MOMENTO,

SE DISSOLVER"

OS ESPECIALISTAS ACREDITAM TAMBÉM QUE O ADOLESCENTE age e pensa como uma pessoa madura, corre mais rico de apresentar algum problema de personalidade na fase adulta. Isso porque os jovens têm impulsos de rebeldia quando começam a formar seus próprios valores, e com o passar dos anos eles compreendem que os pais tinham razão em muitas coisas com as quais não concordavam no passado. "Um adolescente totalmente isento de impulsos de rebeldia hoje poderá manifestá-los mais tarde, trazendo problemas mais difíceis de serem resolvidos, comprometendo a harmonia dentro da família toda", dizem.

UMA DAS RECLAMAÇÕES MAIS FREQUENTES DOS PAIS é a dificuldade de estabelecer diálogos dentro de casa. Os especialistas dão algumas dicas, como tentar mostrar ao filho que, apesar da fase difícil pela qual todos estão passando, é preciso demonstrar que ele é parte integrante da família. Manifestações de amor e carinho, portanto, são indispensáveis. Mas os limites precisam ser estabelecidos. "A hierarquia entre pais e filhos não pode, em nenhum momento, se dissolver, e não é preciso abrir mão do companheirismo e da afetividade para que essa ordem se estabeleça e seja respeitada", ensinam.

"O ADOLESCENTE QUE AGE E PENSA

COMO ADULTO CORRE MAIS

RISCO DE APRESENTAR PROBLEMAS

DE PERSONALIDADE NA FASE ADULTA"

EM CASOS EXTREMOS, QUANDO TUDO PARECE JÁ TER SIDO TENTADO, sem êxito, não é vergonha nenhuma procurar por ajuda profissional. Agir assim é dever dos pais, além de que o ato demonstra preocupação e responsabilidade. Afinal, os pais são como artesãos de seus filhos, ou, como bem disse o poeta Khalil Gibran, "são os arcos dos quais os filhos são arremessados como flechas vivas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1