sábado, 5 de novembro de 2011

Manias e compulsões.


COMPULSÕES COMO O TOC, A MAIS COMUM DELAS, ACOMETEM DE 3% A 4% DA POPULAÇÃO MUNDIAL E SE NÃO FOREM TRATADAS PODEM DURAR A VIDA TODA, LIMITANDO COMPLETAMENTE A VIDA DAQUELES QUE AS POSSUEM


CASOS LEVES DE COMPULSÃO, COMO A MANIA DE SUBIR CALÇADAS APENAS COM O PÉ DIREITO, não conseguir tomar banho sem lavar determinada parte do corpo primeiro, etc. raramente causam grandes transtornos ou prejudicam a vida das pessoas, explicam os psiquiatras. "O problema surge quando se vira um escravo das manias, quando o indivíduo sente que alguma coisa horrível (geralmente a morte) poderá acontecer caso ele não cumpra minuciosamente o ritual", explica a psiquiatra Ana Beatriz, autora de diversos best-sellers na área da psiquiatria voltada para o grande público, entre eles "Mentes Com Medo" e "Mentes Inquietas".

AINDA DE ACORDO COM A ESCRITORA, O QUE DIFERE OS QUEM TÊM apenas uma mania dos que sofrem transtornos compulsivos patológicos graves e que, para este último, viver passa a ser um tormento, pois as obrigações são tantas que a vida passa a ser dedicada exclusivamente a elas (manias). "Diante da tentativa de abandonar tais hábitos, uma avalanche de pensamentos ruins invade o portador do transtorno. Muitos deles encontram solução se trancafiando em casa ou no quarto. Algumas pessoas chegam a passar vários meses sem sair da cama, tudo para não ter que duelar com suas compulsões", explica a Dr. Ana Beatriz

NO MUNDO TODO, A PATOLOGIA MAIS COMU, RELACIONADA À COMPULSÃO É O TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), e cujo diagnóstico só é possível por meio de análise médica, que avaliará os sintomas do paciente. Apesar de acometer algo em torno de 3% a 4% da população mundial (com início mais comum a partir dos 20 anos), a incidência de TOC tem aumentado nos últimos dez anos, principalmente nos centros urbanos, o que o caracteriza como "mal dos tempos modernos". Mesmo assim, os pesquisadores ainda não têm uma resposta clara para o que seria o agente causador da compulsão. Existem os que acreditam em disfunção genética e os que defendem a disfunção orgânica, que geraria déficit de algumas substâncias neurotransmissoras. Mas a atuação simultânea desses dois fatores parece ser o caminho mais lógico, acreditam os especialistas.

PARA SE LIVRAR DAS COMPULSÕES, OU AO MENOS DIMINUIR SEUS EFEITOS, SEJAM ELAS LEVES OU NÃO, o tratamento médico é indispensável. E animador. A doença tem respostas excelentes para os tratamentos atuais. A utilização de psicoterapia de orientação dinâmica ou cognitivo-comportamental associada com tratamento farmacológico itenso (geralmente em doses mais elevadas do que as para tratar a depressão) surtem excelentes resultados.

"O IMPORTANTE É PROCURAR AJUDAR E SEGUIR AS ORIENTAÇÕES MÉDICAS A FIO. Tentar vencer qualquer transtorno psiquiátrico sozinho é até possível, mas é como travar uma luta no corpo a corpo com um urso feroz", diz o roteirista e ator de novelas Gugu Keller, que sofreu durante quase 20 anos com a doença, hoje superada.

Um comentário:

  1. Um dos problemas que a humanidade enfrentam é na área emocional, e consequentemente atingem a saúde. Diz o bispo Geraldo Vilhena.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1