sábado, 3 de março de 2012

Inimigos da comunicação.


A comunicação é fundamental ao relacionamento. Em muitos casamentos, a ausência desse ingrediente tem levado ao esfriamento do casal e motivado brigas. Protelar assuntos ou dar desculpas para fugir do diálogo é o erro que pode custar a felicidade a dois. E, por mais que exista o amor, os conflitos acabam sufocando a relação, e, por não conseguirem resolver as adversidades, muitos acabam se separando, quando não ficam juntos como dois estranhos dentro de casa. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, afirma que casais que se comunicam de maneira agressiva estão mais propensos a adoecer ou pelo menos terão maior dificuldade em curar as condições clínicas já existentes. Na pesquisa, os 37 casais participantes tiveram pequenas feridas criadas artificialmente na pele em decorrência de estresse. Eles foram acompanhados por um período de 12 dias para se registrar o cotidiano e o processo de cicatrização do pequeno ferimento.


Ao final do período de testes, as pessoas que apresentaram uma comunicação mais positiva tiveram um processo de cura mais rápido. Já os brigões levaram mais tempo para sarar o machucado na pele. Os cientistas atribuíram os resultados aos níveis de oxitocina, um hormônio associado à proteção, presente em maior quantidade nas pessoas com mais facilidade de comunicação.


Erros e Dicas


A terapeuta de casais e psicóloga formada pela Universidade de São Paulo, Kelen de Bernardi Pizol, ressalta os erros na comunicação e dá dicas para um bom entrosamento entre o casal:


Errado: Fechar-se à comunicação, independente do motivo do desentendimento


Dicas: Para conciliar os conflitos, em primeiro lugar, o casal deve se abrir ao diálogo. "Eles precisam abrir um espaço para conversar sobre o que os está incomodando e também para dizer do que não estão gostando", garante Kelen.


Errado: Insistir em acertar aquele ponto no auge da discussão


Dica: Esperar o clima melhorar para tentar chegar a um ponto comum


Errado: Ficar computando cada vez que você cedeu e o outro não ou querer que apenas o outro ceda


Dica: "No amor não há competição. O casal deve saber que está no mesmo time e não é oponente um do outro", diz Kelen


Errado: Insultar, acusar, ficar relembrando o passado


Dica: Ter tato para não dizer coisas que magoem desnecessariamente, preservando a relação

Um comentário:

  1. A comunicação ela é muito importante, pois quando se fala o que sente, é o primeiro passo para um casamento feliz, enfim é viver um a vida do outro.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1