sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Solteiros,sim:sozinhos,nunca


SOLTEIROS EM ASCENSÃO: EM POUCO MENOS DE DUAS DÉCADAS, NÚMERO DE PESSOAS QUE VIVEM SOZINHAS NO BRASIL AUMENTOU QUASE 200%, PASSANDO DE 16 MILHÕES PARA 62 MILHÕES

APESAR DA SOLTEIRICE ESTAR NA MODA, ESPECIALISTAS VEEM CONTRADIÇÃO NESSE COMPORTAMENTO: "Eles preferem ficar sozinhos, para, assim, ter a liberdade de procurar alguém"


Todo solteiro parece ostentar um orgulho pelo feito. Ou melhor, pelo que não fez: se casar! Ele se gaba, diante dos casados, por poder desfrutar uma liberdade sem igual, por poder viajar para onde achar melhor, por poder sair de casa a hora que quiser e voltar a hora que bem entender. E ele enche o peito de orgulho por ser assim. Mas existe algo bastante contraditório nesse fanatismo pela "single way of life". Ao mesmo tempo em que o solteiro ergue a bandeira da liberdade, quando vai a um bar, quando vai viajar para onde "bem entende" ou mesmo quando a saída é só para dar uma passadinha no supermercado, há sempre uma tarefa subentendida aí: encontrar alguém.


Esse tem sido o grande desafio de psicólogos e demais estudiosos do comportamento humano: entender por que cada vez mais homens e mulheres preferem ficar sozinhos, para, assim, terem a liberdade de procurar alguém. "Afinal, o que estão fazendo todos os solteiros num sábado à noite? Procurando alguém. Difícil entender. Os solteiros se julgam acima dos casados porque podem procurar alguém para ficar, sábado à noite. E os casados, que já encontraram sua cara-metade, são vistos por eles como seres menores", diz o psicólogo especializado em terapia de casais, Dr. Antônio Bacellar.

TENDÊNCIAS - Seja como for, não se pode negar que o solteiro está na moda, fato que se reflete diretamente no comércio voltado exclusivamente a eles. Comidas prontas e enlatadas, lavanderias que prometem roupas passadas e lavadas em pacotes especiais. Bares e restaurantes exclusivos, pacotes de viagem com apartamento especialmente decorado para os "Singles" são apenas alguns exemplos de como essa parcela da população é importante para a economia nacional.

E há uma boa razão para investir nesse público. o último censo do IBGE, realizado em 2010, mostrou que em todo o Brasil existem mais de 62 milhões de solteiros: cerca de 32 milhões de homens e 30 milhões de mulheres. O número é equivalente a quase 30% da população total do Brasil. Na década de 90, o número de solteiros com idade superior a 18 anos era de quase 16 milhões. De lá para cá, esse número aumentou 70% entre essa população e quase 200% entre a população total do País. E não tem dado sinais de que irá parar de crescer tão cedo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1