- "ELES MAL ACABAM DE LEVAR UM FORA E JÁ PARTEM PARA OUTRA"; SEGUNDO OLAVO DE CARVALHO, O FILÓSOFO MAIS RESPEITADO DO PAÍS, JOVENS COPIAM ESSE COMPORTAMENTO DOS PAIS, QUE, APESAR DA IDADE, CONTINUAM COM DIFICULDADE DE ESTABELECER VIDA SENTIMENTAL ESTÁVEL
"OS RELACIONAMENTOS HOMEM-MULHER SE TORNARAM O NOVO PRODUTO DA SOCIEDADE MODERNA", afirma o filósofo e escritor brasileiro Olavo de Carvalho. Um bom exemplo disso, segundo o estudioso, é a contabilidade realizada por jovens enquanto se divertem na noite, a fim de verificar quantas garotas eles conseguiram "consumir" e quantas delas não caíram em seus galanteios.
"E QUANDO SE AFIRMA QUE O RELACIONAMENTO VIROU MERCADORIA, ISSO NADA TEM A VER com aquela típica do capitalismo moderno, e sim com a da Idade Média, comercializada à base de troca", diz. Com isso, ele defende a tese de que homens e mulheres vivem, atualmente, o cenário típico de um mercado feudal, em que a única diferença é a mercadoria comercializada: "antes eram pacotinhos de sal e especiarias; hoje, são eles próprios".
AINDA SEGUNDO O FILÓSOFO, O PROCESSO DE SE DAR BEM E SE DAR MAL centenas de vezes em uma única noite, por exemplo, é um método imediatista de que os jovens dispõem para saciar suas necessidades físicas de consumo carnal, hoje em dia muito menos bem administradas que em gerações passadas. Portanto, o caráter humano desses relacionamentos, que é a base de qualquer tipo de interação entre seres humanos, se dissolveu e passou a ser regido exclusivamente pelo instinto, como no caso dos seres irracionais.
ISSO SÓ TEM ACONTECIDO, ARGUMENTA O FILÓSOFO, PORQUE OS PAIS APROVAM E APOIAM ESSE COMPORTAMENTO DOS FILHOS. "Esses pais apresentam o mesmo comportamento que os adolescentes, mas agora na fase adulta. Quem geralmente faz isso são os pais solteiros ou desquitados que tiveram diversas experiências a dois, mas apresentam dificuldade de estabelecer vida sentimental estável", finaliza.
E o amor se esfriaria ...Estão com a mente cauterizada. Assimilam comportamentos veiculados pelos meios de comunicação e necessitam estar na mídia local, de acordo com suas posses, até mesmo, o "boca a boca", que pelos estudos, é a mais eficaz das propagandas. São os nossos dias, que se revertem ao mais remoto passado. Será que tem volta? O presente ilustra o cotidiano repleto de situações instigantes e reveladoras do que Jesus já falava, que vem a se cumprir em nossos dias: que o "amor dos homens se esfriaria...". É o início... Deus abençoe a todos.
ResponderExcluirLoudes
Jd. Novo Sto. Amaro
.