sexta-feira, 7 de agosto de 2009

GOLPES


GOLPES:A MAIORIA DOS QUE CAEM É VÍTIMA DA AMBIÇÃO, DA INGENUIDADE OU DA ‘ESPERTEZA’ DOS GOLPISTAS?Nos últimos anos, os golpes virtuais, aplicados via Internet, são os que mais têm crescido no Brasil e no mundo. Segundo os especialistas, o maior aliado dos criminosos da web tem sido o comodismo das próprias vítimas. “Atraídas pelo fato de não terem que sair de casa para fazer compras, de receber o produto em casa através do correio, e pelos preços baixíssimos, essas pessoas se tornam vítimas fáceis de “ofertas” que claramente são golpes”, explicam. Para evitar um grande prejuízo, a dica dos especialistas é sempre entrar em contato com o Procon antes de efetuar qualquer compra virtual para saber se o site realmente existe. Ligar para o estabelecimento também ajuda, assim como procurar por pessoas que já tenham feito alguma compra naquele mesmo local. Ao comprar bens de alto valor, como automóveis, por exemplo, o melhor a fazer é deixar a Internet de lado e procurar formalizar a compra no próprio local, pessoalmente. Esse tipo de atitude evita cair em golpes como os aplicados em Belém, no Pará. Uma quadrilha especializada em vender carros fantasmas já fez mais de uma dezena de vítimas no Estado. Segundo informações da polícia local, o carro mais procurado era o Cross Fox, anunciado no site, pelo bando, com entrada de R$ 2.800,00 e o restante em 72 prestações de apenas R$ 380. Após combinar os detalhes da compra do automóvel por telefone, a vítima era orientada a fazer um depósito referente ao valor de entrada do veículo. Confirmado o depósito, a quadrilha informava às vítimas que estavam sofrendo um golpe. “Cheguei a suplicar a um dos golpistas para que me devolvesse o dinheiro, pois era tudo o que eu tinha, resultado da economia feita durante anos, mas ele ria sem parar da minha cara, dizendo que eu era um verdadeiro ‘mané’ e que meu dinheiro já era”, relata uma vítima.

FALA VOLUNTÁRIOS.




DIVÓRCIOS


DIVÓRCIOS:O QUE MAIS CONTRIBUI COM ELES É A FALTA DE DINHEIRO, DE AMOR OU DE SEXO?De acordo com projeções estatísticas, só em 2008 ocorreram cerca de 130.mil divórcios no Brasil. Quando essa quantia é somada ao número de separações judiciais concedidas anualmente, cerca de 95.mil, obtém-se a dimensão do total de casamentos encerrados nos tribunais: 225.mil num único ano. As cifras permitem também concluir que, de cada 100 uniões oficiais no Brasil, nada menos que 28 se encerraram com a chancela da Justiça. Mas o fenômeno de crescimento do número de divórcios não tem sido uma característica tipicamente brasileira. Na Califórnia, houve um incremento de divórcios de 100% em apenas um ano. Em um único mês ocorrem sete mil separações legais; em maio de 2008 foram 15 mil. Em 30 anos, a taxa de casamentos formais caiu de 41,48% para 34,49% entre as mulheres, com redução de nove pontos percentuais de casamentos religiosos. Assim como no mercado de trabalho e na previdência, tem havido também movimentos em direção à informalidade conjugal. Hoje, são 36,2 milhões de mulheres sozinhas, ou quase 50% do total. Dessa inversão de valores emergem famílias com pais e mães diversas; mãe com filhos de diversos pais, ou pais com filhos de diversas mulheres. É impossível que tais desacertos não provoquem desajustes emocionais nessas crianças. Muitas delas não sabem dizer com precisão quem são realmente seus pais. É muito comum que algumas d transfiram o papel de pai e mãe para os avós, com quem é mais comum que convivam quando da dissolução familiar. O drama vivido por essas crianças é uma realidade. Não apenas durante o processo de separação dos pais, mas depois de estabelecido o divórcio também. Por isso mesmo, não é raro que muitas apresentem problemas emocionais em alguma fase da vida, sendo os mais comuns o desempenho escolar comprometido, dificuldade para o relacionamento pessoal e, com maior frequência e a exemplo dos pais, sérios problemas para estabelecer uma vida familiar estável. É curioso notar que, diante de tantos transtornos provocados por uma separação conjugal, são raríssimos os pais que levam em consideração a dor dos filhos, tanto no ato da separação quanto no decorrer da vida. A maioria dos casais ignora o drama dos filhos. Uns por egoísmo, outros por falta de afeto. E existem também aqueles que acreditam que a separação será salutar para as crianças, como se um grave erro pudesse justificar outro mais grave ainda.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

FAMOSOS DO BEM


FAMOSOS DO BEM:ELES REALMENTE SÃO MINORIA OU É A MÍDIA QUE SE LEMBRA MENOS DELES?. O conceito de conduta humana é simples: trata-se do modo como as pessoas agem em diversos ambientes, e é popularmente chamado de comportamento. De forma geral, a conduta de todos os indivíduos é determinada por dois momentos distintos: o da ação voluntária e o da involuntária. No primeiro caso, o indivíduo decide suas ações de acordo com a vontade própria. Ou seja, num primeiro momento, pondera-se o que deve e o que não deve ser feito. Tomada a decisão (que irá depender de valores éticos que se carrega), as ações são então executadas, e obedecem sempre à vontade consciente. No segundo caso, a pessoa não tem condições de decidir por si mesma. Neste caso, o indivíduo executa ações involuntárias, que geralmente acontecem quando se está em situações de forte pressão emocional, sob coação, risco de vida, etc. A ação ou conduta involuntária, de acordo com especialistas, independe de valores éticos, morais, culturais ou da inteligência. Por isso mesmo, fazer julgamentos das ações tomadas em condições de forte condicionamento psíquico é tarefa delicada, tanto no campo social quanto no jurídico, por exemplo. Não se pode, pois, qualificar instintos. Dadas essas duas características do comportamento humano, fica claro perceber que as ações voluntárias podem, sim, servir (ou não) de exemplo a ser seguido, uma vez que são as responsáveis por moldar a personalidade. Por isso mesmo há inúmeros estudiosos defensores da ideia de que não existe índole própria, mas apenas um repertório comportamental resultante de escolhas feitas ao longo da vida. Mas o porquê de alguns indivíduos tomarem para si exemplos de comportamentos que transgridam a ética humana ainda não é bem conhecido. Enquanto alguns alegam que as escolhas são motivadas por agentes biológicos, outros negam tal teoria, e preferem se apoiar na ação do meio como agente modelador do caráter. Atualmente, no entanto, uma terceira teoria, que abriga um pouco destas duas premissas, parece ser a mais aceita por cientistas e sociólogos modernos. Enfim, o velho ditado que diz ser preciso botar a mão na consciência, antes e depois de se tomar alguma atitude dita duvidosa, está longe de ser filosofia barata. Ele é, pois, demonstração de equilíbrio e de valorização da capacidade de raciocínio humana.

IURD PROMOVE DIVERSOS EVENTOS NA FUNDAÇÃO CASA













IURD promove confraternização em diversas unidades da F.CASA As festividades de fim de ano foram comemoradas nas diversas unidades da Fundação CASA, onde a IURD realiza trabalhos de evangelização durante todo o ano.Dentre elas, podemos destacar as unidades da Raposo Tavares, Vila Maria( Paulista e Nova Vida), Encosta Norte,Itaquera,Penha,Mooca,Fazenda do Carmo,onde momentos de descontração e alegria foram proporcionados para os jovens internos , seus familiares e funcionários .Contando com várias atividades, como apresentação musical da cantora Cristina Miranda, banda Eterna Aliança, palestras com o grupo Dose Mais Forte, distribuição de brinquedos para as crianças , panetones, pipocas, refrigerantes,sorvetes,serviços de cabeleireiro e manicure, sempre visando a ressocialização dos jovens internos, bem como a integração de todos que participaram desta confraternização."A visão diferenciada dos muitos eventos promovidos pela IURD, sensibilizam os adolescentes e familiares, agregando valores com o envolvimento, dedicação e empenho dos funcionários da CASA , fundamentais para a eficiência deste processo", destaca o pastor Geraldo Mélo de Vilhena, Coordenador de Evangelização em Unidades da Fundação CASA.

PAIS E FILHOS


PAIS E FILHOS:QUEM MAIS ESTÁ DEIXANDO A DESEJAR NESTA RELAÇÃO?Mais uma vez, as relações sociais estão passando por um intenso processo de transição. A mudança ainda é mais aparente nas relações familiares, que começaram a perder força principalmente após a Revolução Industrial Americana, no final do século 19, quando a mulher, timidamente, abandonou o papel de mantenedora do lar e passou a se dedicar ao trabalho e lutar pela sua independência. Essa nova geração vive hoje momentos de insegurança, de incerteza e de ausência de valores morais e sociais estáveis. Parte disso se deve à ausência dos pais que, impulsionados pelas exigências do mundo moderno, se veem obrigados a abandonar os filhos em casa, ou nas mãos de terceiros, para poder trabalhar. Antes, essa era uma exigência apenas do homem; hoje, em busca de renda e condições mínimas de conforto, a mulher acatou a atitude masculina. Como consequência, portanto, está havendo a ‘terceirização’ da instrução e da formação moral dos filhos. A escola, a TV, a secretária, os computadores e os videogames assumiram friamente o papel de orientadores. Nossos jovens vivem em verdadeiras ‘famílias eletrônicas’, em que a internet assumiu o papel do pai, um outro eletrônico qualquer o da mãe, e assim por diante. A ausência do afeto, do amor, nas relações interpessoais aumentou mais ainda e o individualismo cresceu; a hipertrofia do ego predomina em quase todos os ambientes. Os valores morais também acompanharam esse momento transitório. A humildade converteu-se em sinônimo de fraqueza. Egoísmo agora é sinal de inteligência e progresso. É a inversão e subversão dos valores. Por esse ângulo, os pais são, de certo modo, vítimas das circunstâncias. Em parte são omissos diante de situações novas que não compreendem nem procuram compreendê-las. Os filhos caem na delinquência e os laços familiares se desfazem. A sociedade, então, pede por socorro. “Ninguém aguenta mais”, dizem por aí uns. “É o fim dos tempos”, filosofam outros. E todos, quase sem exceção, não percebem que não é nada disso. Estamos apenas colhendo os frutos que, carinhosa e inocentemente, plantamos.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

FALA VOLUNTÁRIOS




HOMOSSEXUALISMO


Homossexualismo

Antigamente, quando alguém era contaminado pela lepra, imediatamente era confinado ao isolamento. Nesse caso, misericórdia e compaixão davam lugar às censuras, críticas e até condenações. Os religiosos eram os pilotos da condenação. Usavam e abusavam em nome de Deus para julgar e condenar os aflitos.
Os tempos mudaram. Mas o espírito condenatório se mantém. Hoje, muitos “cristãos” têm tratado os homossexuais como os leprosos do passado. Por quê? São eles mais santos? Mais justos?
Nosso Senhor foi claro e objetivo a respeito desse tipo de comportamento: “Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra.” (João 8.7)
Deus não nos tem dado autoridade espiritual para julgar e condenar ninguém! Ao contrário! Se alguém considera ser de Deus, então sabe perfeitamente que sua missão é para ajudar o semelhante. Não julgá-lo ou condená-lo!
Se queremos respeito à nossa fé, respeitemos a fé e opção de vida alheia! Se nem Deus impõe Sua escolha, quanto mais nós, meros mortais?
Poucos sabem que a hipocrisia é o pior de todos os pecados. E é justamente dentro de instituições religiosas que mais a encontramos.
Será que as palavras “…com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também.” (Mateus 7.1,2) não significam nada?
Publicado por Edir Macedo

MAUS-TRATOS CONTRA CRIANÇAS


MAUS-TRATOS CONTRA CRIANÇAS:ESSA ATITUDE REFLETE A ÍNDOLE DO AGRESSOR, O CAOS SOCIAL OU OS TRAUMAS VIVIDOS NO PASSADO?De cada 150 casos analisados de violência contra crianças, 60% envolvem de recém-nascidos a pré-adolescentes de até 12 anos, vítimas de estupro, exploração e abuso sexual; 48% são de etnia branca; aproximadamente 60% frequentam escolas; 66% delas conhecem o agressor; e 60% dos casos ocorreram na casa da própria vítima. Os dados foram obtidos e divulgados recentemente, através de pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde. Em relação aos tipos de abuso, o estudo revelou que 44,7% das crianças violentadas no Brasil são vítimas de estupro; 33% de atentado violento ao pudor e 7% de atentado com penetração anal. Quanto ao agressor, 47% dos casos foram praticados por pessoas da própria família (intrafamiliar) e 46% por pessoas extrafamilares. Em 54% dos casos, quem fez a denúncia da agressão foi algum membro da própria família. Mas diferentemente do que a maioria imagina, crimes contra crianças, mesmo aqueles que têm a morte como resultado, não são uma particularidade dos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. América do Norte e Europa, nas últimas duas décadas, têm apresentado cada vez mais registros de violência contra crianças. Ainda assim, “é na América Latina onde ela se faz mais presente”, concluiu a pesquisa. O Brasil ajuda a corroborar a conclusão do estudo: É o país-líder em número de casos em toda a América. “Não podemos mais admitir que o Brasil tenha baixado a taxa de mortalidade infantil por doenças, mas ainda deixe milhares morrerem vítimas dos mais variados crimes”, desabafa a representante da Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirier. Para os estudiosos, a ocorrência constante de casos de maus-tratos contra crianças é sempre um indício de que alguma coisa está errada há muito tempo. A violência, a partir desse ponto de vista, assume então característica de reação, não de ação. “O objetivo da maioria dos programas de combate à violência, portanto, não deve ser simplesmente combater a violência em si, mas sim as origens dela”, defendem. O raciocínio segue uma lógica: se combatida a ação, a reação será inteiramente anulada, e o equilíbrio social, restabelecido.

ANTICRISTO





ANTICRISTO: O MUNDO SE PREPARA

A tentativa de centralizar a economia e a política em torno de um controle específico e bem determinado

O interesse de padronizar valores morais que contrariam a herança do judaísmo e do cristianismo. As alterações climáticas e ecológicas e o avanço da tecnologia e da ciência, cooperando para um domínio global. Todos esses fatores fazem parte de um cenário que compõe o cumprimento de inúmeras profecias que preparam a chegada do governo do anticristo.
Um dos primeiros fatores a serem considerados, nesse aspecto, seria o ponto de vista político. Desde o fim da guerra fria e o desmoronamento da União Soviética, tem-se a consolidação da hegemonia norte-americana sobre o mundo.
De acordo com estudiosos, esse fator é interessante porque o reinado do anticristo também será um reinado hegemônico. "O mundo já não tem mais o caráter bipolar, pois está dentro de uma perspectiva de unificação." A declaração é do professor de teologia, história e filosofia da Faecad (Faculdade das Assembleias de Deus), graduado em história moderna pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Moisés Martins.
Segundo ele, o próprio governo Obama agora representa um esforço claro no sentido de estabelecer ou criar condições para que os Estados Unidos estejam dentro de uma perspectiva de uma nova ordem mundial. Isso porque os EUA já teriam um impedimento, caso houvesse uma tentativa nesse sentido, pela força militar e econômica que possui.
De acordo com Martins, o anticristo está ligado a essa questão da possibilidade de um governo em escala planetária. Sendo assim, quanto menos resistência houver, melhor para esse processo. "Os rumos da política contemporânea e mundial nos dias atuais são muito marcados por essa questão da unificação de possibilidades políticas. E a eleição de Barack Obama estaria indicando esse fato de forma muito clara", afirma o professor.
O filósofo explica que, dentro da perspectiva do universo da economia, a formação dos blocos econômicos também seria uma indicação de que caminhamos no sentido de ter uma ordem econômica mais ou menos unificada.
"Há uma tentativa de fazer com que a economia esteja gravitando em torno de um controle bem específico e bem determinado. Estamos vendo agora, com muita clareza nesta década e nesses últimos tempos, um processo duplo, tanto de unificação política como de unificação econômica, chamado genericamente de globalização e que está indicando com muita clareza algumas coisas que a Bíblia fala sobre final dos tempos e reinado do anticristo", analisa.
O filósofo chama a atenção para o fato de que algumas profecias muito específicas relatam a questão referente à multiplicação do conhecimento, que está no livro de Daniel. Segundo Moisés, nunca se viu, como no século XX e XXl, uma explosão tão grande de conhecimento em várias áreas. Ele afirma que a inteligência humana tem atuado, realizado e construído. E diz que todos esses aspectos vão delineando um quadro profético, escatológico e que situa a questão da possibilidade de um governo em escala mundial para um controle mais efetivo das nações.
"Ainda dentro da política externa norte-americana, um dado que não tem passado despercebido é o fato de que é a primeira vez que uma administração política norte-americana toma um posicionamento de um certo distanciamento com relação a Israel", observa. O professor lembra que os governos americanos anteriores a Obama sempre foram marcados por um atrelamento bem direto e bem objetivo com os interesses de Israel no Oriente Médio.
"Esse governo já marca um certo distanciamento até a última viagem de Obama a um país árabe e não a Israel. Eu creio que isso também faz parte de um quadro que nós veremos. Todas as nações do mundo se posicionando contra Israel, de alguma forma, isso é o cumprimento de uma profecia bíblica", diz.
Segundo o professor, essa situação vai permitir que o governo do anticristo se estabeleça com uma base mais firme, controlando inclusive e influenciando os rumos das decisões tomadas também no governo norte-americano.
Martins adianta que não se pode ignorar o fato de que essa questão referente aos Estados Unidos é de suma importância dada à força política, econômica e militar que o país possui. O professor afirma que para onde os EUA colocarem o peso das suas ações, certamente terão uma repercussão mundial. "A gente vê uma preocupação desse novo governo democrata de se afastar um pouco de Israel e colocar mais o peso da sua atuação favorável aos árabes no contexto do Oriente Médio. Se isso se confirmar, é um aspecto que vai sublinhar o que a profecia diz acerca dos últimos tempos e de uma tomada de posição bem global em relação a Israel no todo, por parte de todas as nações", explica.
Moisés alerta sobre o fato de que, hoje, há um aspecto muito interessante de se tentar padronizar valores morais que são totalmente contrários à herança do judaísmo e do cristianismo. "Isso também compõe o cenário onde o anticristo vai reinar expressando bem a essência do que significa esse título anticristo", pondera.
NOVA ORDEM
De acordo com o teólogo, esse quadro será contrário a tudo aquilo que tenha um valor de identificação do universo da fé cristã. "Hoje se vê uma clara afirmação de um relativismo cultural cada vez mais forte e a valorização de comportamentos ligados à homossexualidade, de um crescimento de um outro tipo de comportamento na área moral contrário à herança judaico-cristã, que faz parte desse cenário futuro que está bem próximo da consolidação de uma nova ordem", afirma.
O teólogo acredita que não só do ponto de vista econômico, mas também político e cultural, a somatória desses fatores é prenúncio de um momento como nunca se viu no ocidente; um momento de superação da cultura cristã, quase que uma realidade pós-cristã hoje no mundo ocidental. Martins declara que se trata da escala de valores que representa a imaginação e o desejo do anticristo de um reinado contrário aos valores bíblicos e à fé cristã e contrária ao Antigo e Novo Testamentos.
"Seja de que ângulo encaremos esses fatos, seja analisando a questão econômica, política, cultural ou moral, o que vemos é uma escalada de fundamentos, princípios e questões que estão negando cada vez mais abertamente tudo aquilo que o cristianismo representa e que, por fim, vai criar um cenário propício à ascensão de um governo que a Bíblia aponta como sendo o governo do final dos tempos, chamado governo do anticristo", analisa.
Moisés lembra que o fator climático e o aspecto ecológico também são fatores a serem considerados porque dizem respeito à questão de uma ação de ética com relação ao planeta. Segundo ele, a própria criação de Deus tem sofrido no âmbito da natureza como ação devastadora da agressividade do pecado humano. Um processo de desenvolvimento que não leva em consideração a questão relativa ao mundo natural criado por Deus.
"Isso tudo, evidentemente, junto com os outros fatores, vai criar uma série de condições para indicar uma crise bastante dramática em escala planetária, e o anticristo virá justamente como um elemento que vai apresentar algumas soluções para essa crise dentro de um discurso de resgate de algumas questões", esclarece.
O professor complementa que não será apenas um aspecto de negação, mas também um resgate à questão da paz universal e que o governo Obama também sinaliza nesse sentido. "Eu não estou fazendo uma indicação de que esse governo representa o governo do anticristo, mas há uma mudança de enfoque da postura da política internacional dentro dos Estados Unidos que aponta mais para esse aspecto de conciliação de possibilidade de resolução de alguns conflitos que, durante décadas, marcaram a confiança da humanidade como a impossibilidade de resolução", analisa.
O professor reforça a ideia de que o aspecto ecológico também será um elemento a ser considerado por reforço da autoridade desse governo, na medida em que colocar alguns limites para esse tipo de progresso devastador e sinalizar com aquele nome de religião, de princípios de Nova Era, um resgate quase no sentido de pandeísmo, concedendo à Terra valores quase espirituais ou como se fosse algo dotado de natureza espiritual.
O teólogo entende que tudo faz parte de um complexo de questões que estão emaranhadas e envolvidas, mas todas dentro de uma mesma lógica de um governo que vem resolver crises e por outro lado vem de alguma maneira marcar um distanciamento cada vez maior das populações do planeta em relação à herança da fé cristã e do judaísmo e do legado de Jesus.



AS FEIAS QUE ME PERDOEM


'AS FEIAS QUE ME PERDOEM, MAS BELEZA É FUNDAMENTAL':QUEM PENSA ASSIM É PRECONCEITUOSO, REALISTA OU ILUDIDO?O conceito de beleza não é algo estático, imutável. Longe disso, o belo varia de tempos em tempos e, a cada novo padrão estabelecido, trava-se uma guerra quase doentia para conquistá-lo. Durante a Renascença, por exemplo, a beleza estava diretamente associada ao que hoje é rejeitado, ou seja, às formas roliças e volumosas. A mulher que deixava à mostra o tecido adiposo transbordar era objeto de desejo e devoção. Nas artes, Renoir retratou a beleza feminina ao pintar mulheres gordas deitadas na relva. Monet é outro bom exemplo de exaltação àquilo que, hoje, deixou de ser belo e virou motivo de chacota. Sua obra está recheada de mulheres ‘arrojadas fisicamente’. Não importa qual seja o modelo de beleza exigido por uma época, o importante é estar adaptado a ele. Essa é a regra social. Foi assim sempre e assim continuará a ser. Hoje, no entanto, com as novas tecnologias e a ascensão do mercado de cosméticos, alcançar o padrão de beleza exige apenas um pouco de disposição e a um bocado de dinheiro. Algumas clínicas de estética de São Paulo chegam a cobrar até R$8 mil por um tratamento de cabelo e pele. As expressões faciais podem ser amenizadas por pouco mais de R$1 mil. E, para quem deseja abandonar de vez a Renascença, o mercado oferece as lipoaspirações por preços convidativos. Bastam dinheiro e um pouquinho de coragem. Mas para muita gente, principalmente no Brasil, a preocupação com os custos é algo totalmente secundário. Prova disso é que o País já é o terceiro do mundo em número de cirurgias plásticas realizadas com fins corretivos ou por simples vaidade. À frente dele, só mesmo México e Estados Unidos, responsável por cerca de quase 17% de todas as cirurgias plásticas realizadas no mundo. O Brasil abocanha 9%. E, em tempos em que beleza e perfeição suplantam até mesmo outras características como a maturidade intelectual e o bom senso, nem mesmo crianças e adolescentes fogem ao modismo das plásticas. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a cada ano o Brasil realiza cerca de 30 mil cirurgias plásticas em crianças e jovens de até 17 anos. Todas por motivos meramente estéticos. Isso significa que 10% das pessoas que se submetem a tais intervenções estéticas ainda não atingiram a maioridade, uma vez que o total anual dessas cirurgias gira em torno dos 300 mil. E os números não param de crescer.

FALA VOLUNTÁRIOS




terça-feira, 4 de agosto de 2009

MOCINHAS MAIS CEDO


“Mocinhas” mais cedo
Por Ivonete Soares redacao@folhauniversal.com.br Algumas delas ainda brincam de boneca e, de repente, veem suas vidas mudarem radicalmente com a chegada da primeira menstruação, chamada também de menarca. Estudos comprovam que as meninas têm menstruado cada vez mais cedo, a partir dos 10 anos de idade, o que já é considerado uma tendência mundial. Segundo especialistas, no século 19, a maioria das mulheres tinha a primeira menstruação por volta dos 15 anos. Mas, com o passar do tempo, a menarca foi sendo antecipada para a faixa dos 13. “Antigamente, as crianças eram criadas diretamente pelas mães, viviam dentro do núcleo familiar e quase não participavam das conversas e atividades dos adultos. Com isso, o estímulo à sexualidade era pouco desenvolvido e, muitas vezes, até inibido, principalmente em se tratando do sexo feminino”, explica o ginecologista e obstetra Jorge Naufal, diretor do Hospital e Maternidade Neomater, de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, confirmando que a antecipação da menstruação pode ser fruto de mudanças comportamentais. Um estudo da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, mostra que a substituição das bonecas por passeios em shoppings, idas a cabeleireiros e horas no computador podem desencadear um processo de mudanças físicas nas meninas. “Hoje, as crianças têm maior liberdade em relação ao adulto, sem contar o acesso aos meios tecnológicos, como a televisão e a internet. Com o estímulo audiovisual constante, fica fácil entender que no século 21 a tendência da mulher seja ter a primeira menstruação em torno dos 10 anos”, diz Naufal. Além do comportamento, a alimentação é outro fator decisivo que colabora com essa tendência. “A criança ingere mais proteínas, vitaminas, sais minerais e carboidratos e, portanto, tem melhores condições nutritivas para acelerar o processo do aparecimento da puberdade e da adolescência, o que, em contrapartida, encurta o período da infância, produzindo na menina um corpo de mulher com mente de criança.” Isso sem falar nos hormônios anabolizantes usados na criação dos animais para consumo humano, como aves e bois. “Quando nos alimentamos da carne, leite ou derivados desses animais, estamos ingerindo hormônios que aceleram a puberdade”, explica o ginecologista. E com o aparecimento da primeira menstruação há uma parada no crescimento dos ossos e da estatura das meninas. “Em alguns casos, é necessário prescrever hormônio de crescimento”, alerta Naufal.

UMA PALAVRA PODE MUDAR A SUA VIDA


segunda-feira, 3 de agosto de 2009

VIOLÊNCIA NAS BALADAS


VIOLÊNCIA NAS BALADAS:FATALIDADE COMO OUTRA QUALQUER OU ESTIMULADA PELO AMBIENTE?Estatísticas levantadas pela Polícia Militar de praticamente todos os estados brasileiros mostram que, nos finais de semana, os óbitos entre jovens de 18 a 24 anos aumentam 1321%. De acordo com o governo de São Paulo, a combinação álcool e direção tem sido a principal responsável pelos números. O Estado reconhece também que, mesmo depois de a Lei Seca ter entrado em vigor, as mortes no trânsito da Capital, nos três primeiros meses de 2009, atingiu praticamente os mesmos índices verificados nos mesmo período do ano passado, quando a lei ainda não havia entrado em vigor. Para as autoridades, a distribuição desigual da fiscalização no território Nacional tem prejudicado o desempenho do Estado. Na capital paulista, por exemplo, houve queda de quase 1% das mortes provocadas por motoristas embriagados. No entanto, as regiões de Piracicaba, Sorocaba e São José do Rio Preto apresentaram altas significativas nas estatísticas, o que prejudicou a média de todo o Estado, que, no geral, reduziu 7,3% as mortes no trânsito. De forma geral, no interior de São Paulo, mesmo depois da Lei Seca as mortes no trânsito aumentaram, em média, 20% e, mais uma vez, quase 72% das ocorrências aconteceram aos finais de semana e envolveram jovens de menos de 25 anos. Como confirmam as estatísticas, uma noitada em uma casa noturna qualquer parece não ser uma simples forma de diversão e lazer, essencial à saúde física e mental de todos. Elas são bem mais do que isso. Soam como pretexto. São raros os casos em que um jovem procura, numa balada, diversão e entretenimento, ou alguém legal para conhecer. Ao que tudo indica, as baladas viraram uma espécie de comemoração moderna ao deus Baco. Lá, sob o pretexto da distração e do lazer, muitas vezes o alvo é o consumo de drogas pesadas e de álcool, além da busca por sexo sem compromisso. Tudo sem limitações e aborrecimentos, seja por parte da família ou até mesmo da legislação.

FIM DA SÍNDROME DO PÂNICO


Fim da síndrome do pânico e da depressão
Síndrome do pânico e depressão foram os problemas que afetaram a autônoma Claudia Souza, de 25 anos. Ela conta que sofria de uma profunda tristeza. “Eu me sentia infeliz, minha vida não tinha sentido. Os médicos prescreveram vários medicamentos para depressão”, lembra. O pânico e a insegurança sinalizaram que a doença estava evoluindo. “Não conseguia sair sozinha, era um tormento, fora as alucinações que me deixavam ainda mais perturbada”, relata. Resignada, Cláudia achava que o problema era um fardo que teria que carregar, até que conheceu a Igreja Universal. “Depois que conheci o Senhor Jesus, minha vida mudou. Ele me abençoou em todos os sentidos. Estou curada da síndrome do pânico, da depressão e fui liberta das forças malignas que geravam alucinações. Tenho um casamento abençoado, sou feliz e o mais importante é que tive um encontro com o Senhor Jesus”, conclui.

FALA VOLUNTÁRIOS




SUCESSO NO PASSADO


SUCESSO NO PASSADO, ANONIMATO NO PRESENTE:É MAIS DIFÍCIL ALCANÇAR A FAMA OU VOLTAR A VIVER SEM ELA?A fama é um brinde especial, uma faca sem cabo, um carro sem freios, um bule sem asa, uma arma traiçoeira. Por isso, deve ser usada com inteligência e precaução. A fama é leviana, instável, volátil, uma visita passageira que quase nunca vem para ficar. Ai de quem confia plenamente nela: mais cedo ou mais tarde ela lhe trairá, sem dó algum, sem resquícios de piedade. E irá embora para sempre, feito mulher gentil e atraente que só esperava pelo momento oportuno para dar “o grande golpe”! Mesmo assim, essa tem sido a meta de milhares de pessoas no Brasil e no mundo: Conquistar a fama a todo o custo. Não importam quais serão os resultados que ela trará. Não importa se ela fará de você uma pessoa pior ou um frustrado no futuro. Há muito mais gente correndo atrás dela do que se imagina, mas poucos se dão conta do que isso realmente significa. Exemplos não faltam. Quem não se lembra do grupo musical brasileiro “As Meninas”, que tanto sucesso fez com o clichê da desigualdade social “É que o de cima sobe e o debaixo desce”? Onde, afinal, foram parar as meninas? E Felipe Dylon? O adolescente, graças à tecnologia de correção da voz e algum investimento financeiro, dizem alguns, conseguiu sucesso instantâneo, mesmo cantando uma música só. Se Tom Jobim é lembrado até hoje pelo seu Samba de Uma Nota Só, Felipe Dylon, As Meninas, Dominó, Twister, Polegar e tantos outros grupos comerciais são lembrados, hoje, pelo sucesso de uma música só. Para muitos produtores musicais, o maior problema daqueles que almejam o sucesso e o reconhecimento público é a inversão de idéias. Para conquistar a fama, é preciso mostrar talento, competência e persistência. Ou seja, a fama vem como resultado de um potencial. Mas no Brasil, principalmente, são inúmeros os casos de pessoas que acreditam que a fama venha antes do talento e isso, como todos sabem, é impraticável. Ninguém fica famoso e, feito isso, começa a se perguntar “bem, agora eu preciso mostrar alguma coisa...” Os fatos acontecem de modo inverso! Albert Einstein, famoso cientista alemão e ganhador do prêmio Nobel de Física, apesar de nunca ter se preocupado com a fama, mostrou que entendia bem do assunto quando disse que “O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”.

FISCALIZAÇÃO POR RELÓGIOS


Fiscalização por relógios
Em breve, as ruas de São Paulo serão invadidas por até mil novos relógios munidos de câmeras que irão monitorar o trânsito das ruas, as inundações e a ocorrência de infrações. Pelo menos essa é a intenção da Prefeitura de São Paulo, que prometia abrir licitação até o final de julho. Além de informar hora e temperatura, os aparelhos também indicarão o índice de poluição atmosférica e os locais de acidentes. Em troca, as empresas licitadas terão dois painéis de dois metros quadrados para utilizar para fins publicitários.

domingo, 2 de agosto de 2009

BOI SELVAGEM


Boi Selvagem

Se o boi tivesse consciência de sua força, não se submeteria a trabalhos forçados. O mesmo se dá em relação aos selados com o Espírito Santo. Se eles soubessem o poder que têm, jamais lamentariam seus problemas!
Israel era escravo no Egito. Suas forças tinham se esgotado e ele estava muito debilitado. Mas, ao livrá-lo dos carrascos egípcios, Deus lhe deu a força do boi selvagem.
Você que recebeu o selo Divino precisa saber que Esse poder não lhe foi dado para falar em línguas. Mas para conquistar as “nações pagãs” que vivem ao seu redor diariamente. Em vez de ficar curtindo sua força, use-a para a glória de seu Senhor.
Nascemos de Deus, fomos selados com Seu Poder; portanto, vivamos exclusivamente para servi-Lo com mais eficiência.
Ocupe sua mente em conquistar para a glória do Senhor, a Quem você pertence! E as demais coisas (casamento, família, sucesso econômico, etc.) virão de forma natural.
Nunca permita que seu coração seja oprimido com preocupações deste mundo, porque o diabo sabe aproveitar essa fraqueza humana. Em vez disso, vamos partir para o objetivo maior: ganhar almas.
Saiba que ganhar almas é fazer a obra de Deus. Mas nem sempre fazer a obra de Deus é ganhar almas. Cuidado! Não deixe sua força ser amarrada e controlada pelo mal.
“Porém tu exaltas o meu poder como o do boi selvagem; derramas sobre mim o óleo fresco. Os meus olhos vêem com alegria os inimigos que me espreitam, e os meus ouvidos se satisfazem em ouvir dos malfeitores que contra mim se levantam.” ( Salmos 92.10-11)Publicado por
Edir Macedo

VIOLÊNCIA,DROGAS E SEXUALIDADE


VIOLÊNCIA, DROGAS E SEXUALIDADE:A MÚSICA DESPERTA ESSE CARÁTER NOS JOVENS OU APENAS RETRATA ESSAS ATITUDES DELES?Vários estudos nacionais e internacionais têm mostrado que a influência exercida pela música sobre o comportamento humano é muito mais intensa do que se imaginava. Outra conclusão interessante diz que os diferentes estilos musicais podem despertar atitudes positivas e outras nem tanto assim, e que dificilmente alguém consegue escapar de seus efeitos. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma pesquisa divulgada pela Sky News mostrou que 65% das pessoas que foram submetidas a análise enquanto dirigiam, reconheceram a influência da música no comportamento ao volante de um carro. Uma porcentagem equivalente de voluntários afirmou que certos tipos de música são capazes de provocar exaltação suficiente para colocar a condução do veículo em risco. Estudos e trabalhos periciais já apontaram a escolha da música como resultado determinante na ocorrência de alguns acidentes de trânsito. Recentemente, psicólogos brasileiros analisaram o comportamento de 364 pessoas que estavam em busca de um relacionamento amoroso. Diante delas, colocou-se um álbum com fotos dos possíveis pretendentes. Enquanto as fotos eram analisadas, os pesquisadores alternavam a música ouvida pelos candidatos, através de fones de ouvido. Os resultados surpreenderam. Depois de diversas experimentações, os pesquisadores perceberam que a escolha do parceiro mudava com a mesma frequência com que a música era mudada. Sabendo-se que determinadas músicas deixavam os candidatos mais propensos a determinados tipos físicos, os realizadores da pesquisa se convenceram de que podiam interferir diretamente na escolha final do indivíduo. Hoje, sabe-se também que o funcionamento do corpo humano é afetado pelas vibrações sonoras. Acordes consonantes ou dissonantes e diferentes tipos de intervalos exercem efeito sobre a pulsação e respiração. A pressão sanguínea pode diminuir, ou ser elevada, de acordo com a continuidade de determinados acordes. Portanto, se o filósofo alemão Friedrich Nietzsche disse que “sem música a vida seria um erro”, hoje sabemos também que há uma grande chance de o erro ser fruto da própria música.

FALA VOLUNTÁRIOS.




ALERGIA à VISTA


Alergia à vista
Por Guilherme Bryan guilherme.bryan@folhauniversal.com.br Um grupo de 12 alimentos é responsável por quase todas as reações alérgicas. E alguns estão muito presentes na mesa do brasileiro, como leite e ovo Leite, ovos, amendoim, nozes, amêndoas, nozes-pecã, soja, peixes e crustáceos, como lagosta, caranguejo e camarão, são responsáveis por 90% das alergias alimentares, segundo levantamento do Food and Drug Administration (FDA), órgão que regula a comercialização de medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, país onde a prevalência do problema é de 6% a 8% entre as crianças e de 2% na população adulta. As chances também são maiores em pacientes com outras doenças alérgicas, como rinite, e, em 50% dos casos, os pacientes possuem histórico familiar. Os principais sintomas das reações alérgicas provocadas por alimentos são coceira nos olhos, urticária, dor de estômago, diarreia, vômito, chiado no peito, tosse, além de inchaço dos lábios, das pálpebras, da língua e da garganta. Em casos mais graves – o chamado choque anafilático, que envolve risco de morte – os sinais são inchaço e respiração dificultada, com chances de haver intensa queda na pressão arterial e perda da consciência. A recomendação é chamar imediatamente o socorro. É muito comum, porém, as pessoas confundirem alergia alimentar com intolerância alimentar, que é uma resposta anormal a determinado alimento sem afetar o sistema imunológico. Outra diferença é que, nas alergias, a reação pode ser imediata, cerca de 1 hora após a ingestão do alimento. “Quem apresentar a suspeita de algum tipo de alergia alimentar, o primeiro passo é procurar um médico, que está treinado para identificar se um alimento está provocando problemas ao organismo. É muito comum as pessoas culparem o alimento, mas nem sempre elas têm razão. Se você toma café, por exemplo, e ele ‘ataca’ o estômago, não é alergia. Agora, uma vez diagnosticado o problema, é preciso tomar cuidado com a leitura de rótulos, inclusive de cosméticos e medicamentos, pois, assim como os alimentos, eles também podem possuir alérgenos alimentares, como um elemento do leite, por exemplo”, esclarece Ana Paula Castro, presidente em São Paulo da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia.

A BOLACHA VOLTOU



A bolacha voltou
A única fábrica de discos de vinil no Brasil, Polysom, localizada no município de Belford Roxo, no Rio de Janeiro, estava desativada até o início deste ano, quando o presidente da gravadora Deckdisc, João Augusto, resolveu comprá-la. Reformada desde maio, a expectativa é que ela volte a fabricar, ainda este ano, cerca de 40 mil LPs por mês. A Polysom venderá o produto semiacabado para qualquer gravadora interessada, a qual caberá encapar, embalar e vender. Os primeiros bolachões a serem prensados serão trabalhos de Chico Science & Nação Zumbi, Engenheiros do Hawaii, Inimigos do Rei, João Bosco e Vinícius Cantuária.

FALA VOLUNTÁRIOS




Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1