sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Como explicar os crimes que chocaram o Brasil nos últimos dias?

Casos que resultaram em 16 mortes, envolvendo famílias inteiras, intrigam a sociedade


O que está acontecendo com as pessoas? Uma pergunta que se tornou comum nos últimos tempos, em todas as partes do Brasil, nos mais diversos ambientes.
Esse momento de interrogação teve seu auge no mês passado (agosto), quando um adolescente da capital paulista foi apontado como o culpado pela morte de quatro pessoas da própria família. Depois, ele se suicidou.
Em pouco mais de 30 dias, 16 pessoas morreram em São Paulo em crimes que envolveram famílias inteiras.
Família envenenada
Na terça-feira (17), o Brasil acordou com a notícia estarrecedora de que uma mãe e quatro de seus filhos – com 9, 11, 13 e 17 anos - foram encontrados mortos, aparentemente por envenenamento, no apartamento onde a família morava havia apenas 3 dias, em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo.
A mãe, Dina Vieira Lopes da Silva, de 42 anos, era auxiliar de enfermagem e cuidava de idosos. Segundo depoimentos de amigos, ela tinha seis filhos. Além dos quatro mortos, um mais velho, que mora no Rio de Janeiro, e uma mais nova, de 6 anos, que mora com amigos da família.
Dina e os filhos teriam comido, na noite de domingo (15), um bolo preparado pela filha de 17 anos e por ela, além de tomarem um suco. A polícia investiga se esse bolo e o suco estavam envenenados e se o padrasto, o boliviano Alex Guinone Pedraza, de 33 anos - pai somente da menina mais nova que sobreviveu - está envolvido nas mortes, já que foi ele quem encontrou os corpos no início da madrugada de terça.
Alex está detido provisoriamente. Dina já havia registrado três boletins de ocorrência contra ele, por ameaça. Ele também já foi condenado a 2 anos de prisão por furto, em 2005.
Mãe mata filhas
No último dia 14, na zona oeste da capital paulista, uma mãe foi encontrada caída na sala da casa onde morava, em meio a muito cheiro de gás. No andar de cima da residência, as duas filhas, de 13 e 14 anos (foto acima), foram encontradas mortas, com sinais de sufocamento e estrangulamento. Até o cachorro da família foi encontrado morto em um banheiro, com um saco na cabeça. A mãe, Mary Vieira Knorr, de 53 anos, em estado de quase inconsciência, teria confessado à polícia que matou as filhas. Ela teria tentado o suicídio ligando o gás.
Mary, que tem passagens pela polícia por estelionato e, segundo investigações, dívidas em torno de R$ 200 mil, também tem um filho mais velho, de 27 anos, que é casado. Foi ele quem alertou a polícia sobre haver algo errado após tentar falar várias vezes pelo telefone com a mãe e não conseguir.
Ela está internada no Hospital Universitário, da Universidade de São Paulo (USP), sob acompanhamento médico e psicológico. Para a investigação, ela pode ter cometido o crime em decorrência de um surto psicótico.
Pai mata filhos, esposa e se mata
No dia 8 de setembro, os corpos de Claudinei Pedrotti Junior, de 39 anos, da mulher dele, Suelen Cristina da Silva, de 26 anos, e dos dois filhos do casal, um menino de 7 anos e uma menina de 2, foram encontrados por policiais militares no quarto da casa onde moravam, em Cotia, também na Grande São Paulo. Segundo a polícia, vizinhos acionaram a corporação após sentir forte cheiro vindo da residência (a família estava morta já havia alguns dias).
Na parede do cômodo, um recado: "Deus que me perdoa. Não consegui cuidar dos meus filhos."
Também nesse caso a polícia acredita em envenenamento. O pai teria envenenado a mulher e os filhos e depois se matado.
Chacina em São Paulo
No início do mês de agosto, o garoto Marcelo Pesseguini (na foto ao lado, com os pais), de apenas 13 anos, matou, de acordo com investigações da Polícia Civil de São Paulo, os pais - que erampoliciais militares -, a avó e uma tia-avó, com tiros de uma pistola que pertencia à mãe dele. Depois do crime, Marcelinho (como era chamado) dirigiu o carro da mãe até a rua da escola onde estudava, assistiu à aula normalmente e voltou para casa de carona com o pai de um amigo. Chegando lá, ele se matou, com a mesma arma.
A conclusão da polícia de que o garoto cometeu os crimes ainda causa divergências, mas os depoimentos apontam que Marcelinho já vinha planejando a morte dos pais e almejava fugir de casa e ser tornar umassassino de aluguel.
Falta de Amor?
Em entrevista ao apresentador Marcelo Rezende, do programa "Cidade Alerta", da Rede Record, o psicólogoJacob Pinheiro Goldberg afirmou que "é fácil transpor a barreira entre a normalidade e o desespero".  Segundo ele, "a barreira é tênue". Porém, ele disse acreditar que a sociedade poderia ajudar a mudar esse quadro, se houvesse mais amor.  "Falta amor, solidariedade, estender a mão. Há uma falta absoluta de compreensão da dor, do sofrimento e da carência alheia", destacou ele.
"E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos." Mateus 24:12
Seriam mesmo os sinais do fim dos tempos?
"Porque, daqui em diante, estarão cinco divididos numa casa: três contra dois, e dois contra três. Estarão divididos: pai contra filho, filho contra pai; mãe contra filha, filha contra mãe; sogra contra nora, e nora contra sogra." Lucas 12:52-53
É muito difícil avaliar o que envolve cada um desses crimes. A não ser nos casos da mãe que matou as filhas na zona oeste de São Paulo, que também tentou se matar, mas sobreviveu, e que talvez possa responder todas as questões que estão no ar, e do padrasto das crianças mortas juntamente com a mãe em Ferraz de Vasconcelos, que está sendo investigado pela polícia, nos outros dois casos, não há sobreviventes para tentar elucidar o que ocorreu, esclarecer todas as dúvidas que há em nossas mentes.
O que leva alguém a tirar a vida das pessoas que, supostamente, mais ama? O que leva alguém a tirar a própria vida? E nós, estamos agindo de forma a colaborar para que situações como essas não se repitam? Será que temos compartilhado o Verdadeiro Amor com o próximo? De que forma você avalia isso tudo?




Voluntários e Jovens da Igreja Universal do Reino de Deus estiveram presentes, neste último sábado, na Fundação Casa Franco da Rocha UI 25, levando alegria e vida, em mais um evento com várias atividades para os internos, seus familiares e funcionários.

Para dar início ao evento, esteve presente Erick responsável pelo Dose mais Forte, falou sobre o Dose mais Forte, e o se liga 16, e fez um convite para um campeonato de futebol, e fez oração por todos os jovens e familiares presentes.todos também dançaram e cantaram ao som da Banda Nesher e da cantora Cristina Miranda ..


Um ex internos da Fundação Casa Amauri e Gleidson Ferreira de Medeiros deu seu testemunho falou da transformação que teve com a ajuda do trabalho da IURD, falou das más experiências que teve com as drogas, passou por várias unidades dentre elas: Imigrantes, Tatuapé, Brás.


A CIA Teatral Força Jovem apresentou uma peça que emocionou a todos os presentes, a peça conta a História de uma pessoa, na qual sua alma foi leiloada,( Leilão de uma alma). A primeira que vem da o primeiro lance, foi a religião, o segundo lance prostituição, terceiro lance bebidas, curtição, quarto lance foi a ganância, e drogas, e por último a morte que deu um lance maior, já no último suspiro, vem o Senhor Jesus que resgata sua alma tirando todas as correntes do mal, e lhe dá uma nova chance.

Depois da apresentação do teatro, o jovem Erike fez uma oração para os internos e famílias para que se arrependerem de seus erros e começar uma nova vida

Para a alegria dos adolescentes foi servido sorvete, salgados, refrigerante cachorro quente, bolo e muitos docinhos.

Foi feito a distribuição de cestas básicas para todas as famílias presentes.


Para finalizar esteve presente, o Pastor Geraldo Vilhena Coordenador Estadual de Evangelização nas unidades da Fundação Casa de São Paulo, fez orações e convidou a diretora Sra Oscarina Moreira de Andrade para receber uma oração, e na oportunidade agradeceu pois os voluntários são muito bem recebidos.



Voluntárias da Força Jovem DOSE MAIS FORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1