quinta-feira, 4 de julho de 2013

Vencendo o desemprego

Não basta sonhar. É preciso planejar e agir para que os projetos se tornem realidade



Dos cerca de 74 milhões de jovens desempregados no mundo, 1/3 fica mais de 6 meses sem ocupação. O tempo é suficiente para levar essas pessoas à desistência, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). A situação de desalento não só retira os jovens do mercado de trabalho, como frequentemente os desestimula a se aperfeiçoar através dos estudos.


Jorge Lima, hoje um bem-sucedido empresário carioca, conhece bem o significado da palavra desalento. Por falta de experiência e capacitação profissional, perdeu boas oportunidades de trabalho e durante muito tempo ficou desempregado. O desânimo diante dos obstáculos era tanto que Jorge já não tinha fé em nada e duvidava que com dedicação, perseverança e um bom planejamento poderia dar uma guinada em sua vida.


Assim como muitos, ele sonhava com uma vida financeira melhor. Mas, não fazia nada de concreto para que seus sonhos se tornassem realidade. Ao invés disso, buscava literalmente “afogar as mágoas” na bebida e gastar o tempo em noitadas.


Nem mesmo o casamento fez com que ele mudasse de atitude. As más companhias e o vício pioravam ainda mais a relação, chegando ao ponto dele agredir a esposa física e verbalmente.


“Passei a não acreditar em casamento feliz. Não tinha tranquilidade para nada. Não parava em emprego”, conta ele.


Nessa época, Adriana Lima, esposa de Jorge, engravidou. Mas com o desânimo do casal, a gravidez, que deveria ser motivo de união e alegria, transformou-se em mais um problema.


“Estava sem perspectiva de vida. Como engravidei muito jovem e não queria ter responsabilidade, tentei abortar a criança, mas não consegui. Isso fez com que eu ficasse ainda mais deprimida. Eu só pensava em me matar, tanto que cheguei até a cortar os pulsos”, conta Adriana.


Virando o jogo




A virada na vida de Jorge começou quando ele aceitou o convite feito pelo irmão para participar de um encontro de empresários na Universal. 


“Naquele dia, a minha fé que há muito havia se apagado, reacendeu e compreendi que para atingir meus objetivos, eu precisava colocá-la em prática”, conta ele, que em apenas quatro anos, tornou-se proprietário de um salão de beleza, de duas lojas para cabeleireiros e já planeja ingressar no ramo imobiliário.


“Os encontros na Universal me ajudaram a mudar o meu presente e planejar o meu futuro. Mais do que bens materiais, hoje tenho qualidade de vida e um casamento feliz”, finaliza o empresário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1