sábado, 6 de julho de 2013

O amor se aprende a cada dia

Ensinamentos da aula presencial da Escola do Amor têm levado esperança e nova perspectiva a solteiros e casados


“Como o tempo ele tem tanta coisa para mudar, tanto chão para caminhar, toda a calma para entender, mas nem tudo são flores. Então faça das dores o segredo para seguir em frente e fazer diferente”.

Esse trecho da música tema do programa The Love School fala sobre o amor e o relacionamento entre o casal. Os primeiros anos de um casamento, normalmente, são os mais difíceis, pois são duas cabeças diferentes tentando se encaixar. Os defeitos invisíveis no namoro se tornam mais claros, as dores do passado voltam a despontar, as raízes dos traumas se apresentam.

Mas como ser feliz e fazer das dores da relação um segredo para seguir em frente?

O casal Renato e Cristiane Cardoso respondeu a essa pergunta durante a aula presencial que ocorreu no início de junho no Brás, zona leste de São Paulo, esclarecendo aos presentes o ciclo que a sociedade atual segue e a importância das referências trazidas da família para o relacionamento.

“A Bíblia afirma que o amor se esfriará de quase todos. É possível perceber isso nas atrocidades cometidas na sociedade, nos relacionamentos descartáveis e descrença em relação ao casamento. Mas tudo faz parte de um ciclo, a descrença gera egoísmo (preocupação exagerada consigo); que é alimentado pela influência da televisão e mídias que instigam os relacionamentos rápidos; gerando traições e o divórcio. Disso temos famílias quebradas e uma base incorreta, levando as pessoas a não crerem em relacionamentos”, comenta Renato.

As referências do passado

Todas as conversas do casal terminavam em brigas. Eles se amavam, mas não conseguiam conviver com o outro. A esposa reclamava que o marido queria obrigá-la apenas a fazer as vontades dele, chegando a alterar o cardápio sem considerar suas opiniões. Parece algo romântico, mas não era, por ser obrigatório. O rapaz não aceitava que as coisas fossem de outra maneira.

De onde veio esse perfeccionismo desconhecido no namoro? Do pai. Essa foi a herança familiar e referência que ele seguiu em seu casamento. E se não fosse pelos ensinamentos das aulas presenciais do Curso Casamento Blindado, o casal Alexandre Carvalho e Mirella Toledo, de 26 e 23 anos respectivamente, não estaria junto.

Agir de acordo com o que aprenderam com os familiares, segundo Renato, é comum. Por mais que a pessoa diga a si mesma que será diferente dos pais, a tendência é que siga e aja da mesma maneira.

“Provavelmente a esposa venha agir como a própria mãe e o marido como o pai. Independentemente das atitudes terem sido corretas ou não. Mas não importa de onde você veio, o poder para mudar a sua referência, está em suas mãos. Basta se espelhar nos modelos da Bíblia e pedir a Deus direção para se tornar a referência que Ele deseja que você se torne”.

E foi o que aconteceu com Alexandre e Mirella, que decidiram mudar de comportamento. Eles aprenderam a se respeitar e preservar o espaço do outro. Hoje seu casamento é completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1