terça-feira, 2 de julho de 2013

Eu curto, tu comentas e nós compartilhamos!




Nos dias atuais as novas tecnologias ganham cada vez mais força. Em geral, as pessoas vivem conectadas à internet via celular, tablet, notebook entre outros. Muitas vezes ao acordar a primeira coisa que se faz é ligar o computador. E o acesso, em sua maioria, é ao perfil no Facebook.


Não importa quantas vezes o perfil foi checado no dia anterior, sempre pode haver uma novidade na página de um amigo e até notícias compartilhadas mais rapidamente pela rede.


Segundo dados divulgados pela empresa de marketing Experian Hitwise em dezembro de 2012, o Facebook corresponde a 63,4% dos acessos dos brasileiros às redes sociais, desbancando redes como youtube, twitter entre outros.


Outra pesquisa, da empresa e.Life, revela que 77% das pessoas que têm acesso à internet movel no país relatam como atividade favorita as redes sociais.


Os dados comprovam que checá-las constantemente segue a tendência de se tornar um vício. E essa febre tem alterado consideravelmente a rotina das pessoas no mundo inteiro. Ter um perfil no “Face” passou a ser uma necessidade básica como comer, beber e dormir. E os verbos mais conjugados pelos brasileiros são: curtir, comentar e compartilhar.


Aparentemente não há nada de nocivo nesse comportamento, entretanto, é preciso saber dosar, para que a necessidade de se manter conectado não se torne uma obsessão.


“Depressão Facebook”


Apesar dos malefícios associados a elas, o problema não está no uso dessas ferramentas, mas em como estão sendo utilizadas, e com qual finalidade e frequência. O excesso é sempre prejudicial.


Muitos têm deixado amigos reais por virtuais, aqueles que conhecem apenas online. Não há problemas em ter amigos virtuais, desde que eles não substituam os reais. Além do risco de expor sua vida a alguém com más intenções. Por isso é necessário tomar cuidado para conhecer direito a pessoa com quem está se relacionando.


Uma pesquisa desenvolvida pela Academia Americana de Pediatria afirma que o uso excessivo das redes sociais pode causar depressão.


A “depressão Facebook” – como é chamada – atinge principalmente adolescentes que costumam ficar navegando nas redes sociais grande parte do dia. O uso exagerado pode causar ansiedade social e isolamento severo, indica a pesquisa.


O mau uso das redes sociais


Não faltam exemplos do mal uso. Um deles é o da jovem Ashley Riggitano, uma designer de joias norte-americana, de apenas 22 anos, que se suicidou depois de se envolver numa série de brigas online com “amigas” do Facebook. Outro caso de bullying na internet é o de uma adolescente canadense que se matou depois de ser vítima de uma campanha de perseguição e intimidações pela internet. Amanda Todd tinha apenas 15 anos e, desde os 12, sofria com o cyberbullying.


As redes na propagação do Evangelho


Porém se o mal pode ser feito por meio da internet, o bem também tem seu espaço reservado. As redes sociais se mostram eficientes e de grande importância na propagação do Evangelho pelo mundo.


A Universal investe cada vez mais na utilização de todas as ferramentas disponíveis na internet como meio de alcançar as pessoas, independentemente de sua localização geográfica.


Os meios são diversos, blogs com conteúdo espiritual, meditações na palavra da Bíblia e lições práticas para a vida diária do verdadeiro cristão; páginas no facebook e twitter com frases e postagens rápidas e de fácil associação de acordo com a dinâmica exigida pelas redes; campanhas publicitárias como “Eu Sou a Universal” que pretende mostrar ao público que a Universal é cada um de seus membros; e uma tv 24 horas por dia ativa levando fé aos internautas.


Acompanhando o desenvolvimento da tecnologia, foi lançado recentemente o “App Universal”, um aplicativo para iPad que permite que os internautas acessem com mais rapidez o blog do Bispo Macedo e a IURDTV.com, sem a necessidade de um navegador. Além disso, uma das principais vantagens é a facilidade em compartilhar o conteúdo divulgado nas redes sociais.


Desenvolvido apenas para o iPad, o aplicativo entrou na última semana na Apple Store e já pode ser baixado gratuitamente, basta instalá-lo em seu aparelho e utilizar.




O aplicativo trará inicialmente essas duas funcionalidades: o blog do Bispo Macedo com galeria de imagens, vídeos, acesso rápido e prático à seção de perguntas e respostas, aos comentários e posts. Em outra aba, poderá acessar a IURDTV.com. No entanto, o “App Universal” será constantemente atualizado, abrangendo novas funcionalidades e recursos. Quem baixar o aplicativo em seu iPad, terá acesso às atualizações e terá a oportunidade de se alimentar espiritualmente e divulgar mensagens que podem salvar vidas.


Com tantas possibilidades online, basta um compartilhamento para ganhar uma alma ou receber uma palavra de fé que edificará seu dia. Da mesma maneira que uma palavra negativa na rede condena tantas pessoas à morte, uma palavra positiva pode salvar alguém. Talvez esteja a um clique do seu dedo.


Imaginem se o apóstolo Paulo tivesse, naquela época, um perfil no Facebook, ou à sua disposição uma conta no Twitter ou um canal no Youtube? Quantos povos ele não teria evangelizado sem a necessidade de fazer aquelas longas viagens?


Mas como um homem sábio, ele conhecia as armadilhas do mundo que tranforma boas invenções e excelente ideias em estratégias para o mal agir. Ele diz: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.” (1 Coríntios 6:12)


Isso vale também para o uso da internet. Podemos usar nosso perfil nas redes sociais para o mal ou para o bem. A escolha é nossa. O importante é identificar aquilo que é conveniente e analisar se irá trazer algum benefício para nós e, principalmente, para os outros.


Para mais informações acesse www.iurdtv.com e www.facebook.com/bispomacedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1