segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Drogas cercam as escolas


Tráfico ronda 35% das instituições públicas brasileiras, segundo levantamento. Nenhum Estado está livre do comércio ilegal que assombra nossas crianças e adolescentes




Uma triste e nociva realidade cerca as escolas públicas de todos os Estados brasileiros. O tráfico de drogas está próximo de 35% dos centros de ensino do País, segundo dados disponibilizados pelo QEdu: Aprendizado em Foco, portal criado pela Meritt – Informação Educacional em parceria com a Fundação Leman, uma organização sem fins lucrativos com foco também em educação.


Dos 54,5 mil diretores que responderam aos questionários socioeconômicos da Prova Brasil 2011, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e que serviu de base para o levantamento, 18,9 mil afirmaram existir tráfico de drogas nas redondezas das escolas.


A situação mais grave é no Distrito Federal, onde o comércio de entorpecentes rodeia 53,2% dos colégios, a maior porcentagem do País. São Paulo e Espírito Santo também registram alto índice dessa atividade: 47,1% e 46,9%, respectivamente. O Piauí é o que registra o menor índice: 15,3%.


No DF, o consumo de drogas por alunos dentro das escolas também é o maior: 15%. Mais que o dobro da média nacional, que é de 7%. “Se há violência fora, poderá chegar também aos centros de ensino. Basta observar que o Distrito Federal e São Paulo, (regiões) com altos índices de violência, têm os maiores percentuais”, disse Ernesto Martins, coordenador de Projetos da Fundação Lemann, para a Agência Brasil.


Segundo Márcio Servino, consultor sobre combate e prevenção às drogas, a proximidade do tráfico dos muros escolares é preocupante e grave. “É ali onde os traficantes veem um grupo de consumidores de alto potencial. Se o adolescente não tiver uma base firme, ele facilmente vai aderir”, alerta. “O problema das drogas existe em todas as escolas, públicas e particulares”, afirma.


Para reverter essa situação, segundo o consultor, é preciso valorizar e capacitar os professores para abordarem o tema, além da criação de programas e políticas públicas que falem a linguagem dos jovens. “A sociedade também tem um papel muito importante para denunciar o traficante e combater esse tipo de venda”, argumenta Servino.



INTERNOS  DA FUNDAÇÃO CASA SE BATIZAM NAS ÁGUAS.



Evangelização e batismo na Fundação Casa SPVoluntários da IURD levam palavra de fé aos internos SÃO PAULO – O trabalho de evangelização realizado pela IURD nas unidades da Fundação Casa SP (antiga Febem) tem se intensificado nos últimos anos. Semanalmente, voluntários da IURD levam uma palavra de fé aos internos, procurando mostrar a importância de buscar a Deus. Muitos têm demonstrado arrependimento de seus erros, que como conseqüência lhes trouxe a privação da liberdade. Segundo o coordenador do trabalho no Estado de São Paulo, pastor Geraldo Vilhena, os resultados são gratificantes. "Procuramos levar aos internos conforto espiritual, através do qual muitos têm aceitado com interesse a Palavra de Deus e mudado de vida. Temos constatado o resultado do nosso trabalho quando estes decidem se batizar e, aqui fora, nos procuram, querendo dar continuidade ao que aprenderam enquanto reclusos", relata o pastor. 

Um comentário:

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1