METADE DAS BRASILEIRAS ADULTAS VIVE SOZINHA, MAS MAIORIA DELAS JÁ FOI CASADA E DESISTIU DA VIDA A DOIS, MOSTRA O ÚLTIMO CENSO DO IBGE, REALIZADO NO ANO PASSADO
QUASE METADE DAS MULHERES BRASILEIRAS ADULTAS – CERCA DE 40 MILHÕES – está sozinha, mostrou o Censo 2010 realizado pelo IBGE e divulgado no início deste ano. O levantamento indicou, também, que 46% dessas mulheres já foram casadas, mas hoje estão divorciadas. Esses números mostram a atual situação das uniões matrimoniais no Brasil: de cada 100 uniões, 30 se encerram na justiça.
AINDA SEGUNDO DADOS DO IBGE, o número de casamentos formais vem caindo ao longo dos últimos 30 anos, passando de 41,48% para 34,49% entre as mulheres, com redução de nove pontos percentuais de casamentos religiosos. Assim como no mercado de trabalho e na previdência, tem havido também movimentos em direção à informalidade conjugal.
OS VILÕES DO CASAMENTO ESTÁVEL
QUEIXAS DE HOMENS E MULHERES INSATISFEITOS COM A ROTINA DO CASAMENTO têm sido o problema mais ouvido por terapeutas de todo o mundo, o que leva os especialistas a creditarem que o principal culpado pelas separações, hoje, seja a monotonia. Prova disso é que, só no Brasil, das 225 mil separações judiciais que ocorrem todos os anos, em 78% delas a rotina agiu decisivamente para o término da relação. A rotina, portanto, já tomou o lugar da traição como fator mais ‘importante’ na hora de decidir pela separação.
“NÃO É FÁCIL, MAS PARA EVITAR CAIR NA ROTINA, o ideal é começar aos poucos, sem muitas exigências. Atitudes radicais podem ser mal-interpretadas. Um simples passeio sem rumo definido ou abrir uma garrafa de vinho no jantar, mesmo que seja em casa, já são um bom começo”, aconselham os especialistas e terapeutas de casais.
TEMPO DE UNIÃO LEVA À ROTINA, MAS PODE TANTO SEPARAR QUANTO SALVAR CASAIS
ESPECIALISTAS AFIRMAM QUE AS UNIÕES COM MAIS DE 20 ANOS dificilmente estão sujeitas a terminarem repentinamente. As estatísticas mostram também que, quando se chega a dez anos de união, a probabilidade de separação é de 31%. Mas após os 20 anos ela não chega a 15%. Depois de 40 anos de casamento, probabilidade de separação cai a menos de 6%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário