COM BOA PARTE DA MÍDIA MONOPOLIZADA E FOCADA APENAS EM INTERESSES PRÓPRIOS, A SOCIEDADE DEIXA DE TER UM PODEROSO ALIADO E PASSA A SER SÓ UM PRETEXTO PARA QUE OS MEIO DE COMUNICAÇÃO MOLDEM O MUNDO À MANEIRA QUE MAIS LHE CONVÉM
ASSIS CHATEAUBRIAND, UM DOS PRINCIPAIS PRECURSORES DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL, disse, certa vez, que, "se você quer conhecer a real identidade e a seriedade de um povo, analise, antes de qualquer outra coisa, a imprensa que lá atua". Sem exceção, os meios de comunicação de todo o mundo funcionam como raios X, através dos quais é possível compreender como pensa a sociedade daquele lugar, quais são seus valores e o que pretendem aqueles que estão no Poder. Ou seja, uma imprensa sensacionalista, pouco ética e não articulada com a verdade quase sempre é o retrato fiel do público que ela atinge. Do mesmo modo, uma imprensa séria e responsável indicará uma sociedade baseada nos mesmos moldes nas quais ela está sustentada.
"MONOPOLIZADA, A IMPRESA CALA QUANDO CONVÉM,
ATACA QUANDO CONVÉM E MANIPULA
QUANDO NECESSÁRIO"
PRINCIPALMENTE COM O ADVENTO DA INTERNET, a mídia nacional e a de todo o globo passou a desempenhar papel fundamental nas decisões de um povo, além de ser aquilo que melhor traduz uma nação. Por isso mesmo, é preciso refletir sobre o tipo de imprensa que o brasileiro quer. A mídia nacional, hoje, de caráter concentrador, monopolizado e à mercê de interesses dos grupos econômicos e políticos proprietários de redes de rádio, jornal e TV, se entrega por vontade própria a uma nova ditadura, mais eufórica e manipuladora que a experimentada nos anos 60. Isso porque a "ditadura" de ontem era imposição; a de hoje, opção.
MONOPOLIZADA, A IMPRESA CALA QUANDO CONVÉM, ATACA QUANDO CONVÉM e manipula quando necessário. Assim, a sociedade deixa de ter um poderoso aliado e passa a funcionar apenas como pretexto para que a mídia possa agir conforme suas próprias vontades e interesses. Ou seja, sem a democratização dos meios de comunicação jamais haverá democratização plena da sociedade. E privar-se da informação nada mais é do que abrir mão da liberdade.
A unica justiça que não falha é a de Deus, pois as demais sempre deixam a desejar.
ResponderExcluir