terça-feira, 11 de outubro de 2011

Pais que denunciam


"GUERRA EM FAMÍLIA": TODOS OS ANOS MAIS DE 250 MIL PAIS E MÃES TOMAM A ATITUDE DE DENUNCIAR O FILHO À POLÍCIA POR CRIMES QUE VÃO DE AGRESSÃO FÍSICA A ROUBOS DENTRO DE CASA; NO OUTRO EXTREMO, CASOS DE FILHOS QUE DENUNCIAM OS PAIS SUPERAM 500 MIL AO ANO, SENDO A VIOLÊNCIA SEXUAL O PRINCIPAL MOTIVADOR DA DENÚNCIA


BASTA UMA RÁPIDA PESQUISA PELO PORTAL DE BUSCAS GOOGLE para ter de volta mais de 13 milhões de ocorrências relacionadas a casos de pais que resolvem denunciar o filho à polícia ou à Justiça. A pesquisa mostra também que, de modo geral, há mais ocorrências no interior do País do que nas principais capitais do Sul e Sudeste, e na maioria dos casos os pais resolvem denunciar o filho por causa do envolvimento com o tráfico de drogas (com a venda do entorpecente realizada dentro da própria casa), roubos (incluindo os contra os próprios membros da família) e agressões físicas, também contra membros da família.

SE OS RESULTADOS DA PESQUISA MOSTRADOS PELO GOOGLE PODEM SER QUESTIONADOS, já que não são oficiais, dados da Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo (SSP) mostram que os mais 13 milhões de resultados devolvidos pelo portal de buscas são perfeitamente condizentes com a realidade da família brasileira. Isso porque a Secretaria estima em mais de 250 mil o número de denúncias feitas anualmente entre membros de uma mesma família, sendo que mais de 65% são feitas pelo pai ou pela mãe, que resolvem entregar o filho.

O OUTRO LADO: FILHOS DENUNCIAM PAIS SÃO MAIS DE 500 MIL POR ANO

NO EXTREMO OPOSTO, CASOS DE FILHOS QUE DENUNCIAM OS PAIS também têm registrado alta nos últimos anos, sendo a violência sexual a queixa mais registrada pelas vítimas. Dados coletados nas principais delegacias do País e nos "disque-denúncia" mostram que a grande maioria dos denunciantes aponta o namorado, o marido, o pai ou um parente próximo como o autor da violência. Cerca de 70% das mulheres que prestam queixa dizem ter menos de 17 anos e conhecer o violentador, e em mais de 20% dos casos ele era o próprio pai ou o padrasto da vítima.

VOLUME DE DENÚNCIAS PODERIA SER MAIOR, SE BRASILEIRO CONFIASSE NA JUSTIÇA

O ÍNDICE DE INSATISFAÇÃO COM A JUSTIÇA BRASILEIRA bateu recorde histórico em 2010, quando 98% da população reprovando a atuação do judiciário. Há menos de uma década os insatisfeitos representavam 85%. Como comparação, nos Estados Unidos esse número está em torno de, no máximo, 20% desde os anos 90. Os dados são do Ibope e foram coletados a partir de pesquisa realizada entre maio e junho de 2010 em oitos capitais brasileiras e mostram porque muitas vítimas, dos mais diversos tipos de crimes, ainda optam por não denunciar o agressor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1