segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Elas pedem mais o divórcio?

Pesquisa norte-americana indica que dois terços das separações acontecem por iniciativa das mulheres

Ivonete Soares

redacao@folhauniversal.com.br

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, comprovou que dois terços dos casais que se separam no país iniciaram o divórcio a pedido das mulheres. No Brasil, a situação não é diferente. Segundo o IBGE, nos anos 2004 e 2005, em mais de 70% dos casos de separação judicial não consensual (em que não houve acordo) foram elas que tomaram a iniciativa de se separar, assim como nos pedidos de divórcio, no qual 52% foram requisitados por mulheres.


De acordo com a psicoterapeuta de casais Margarete Volpi, ao avaliar o casamento como algo que não está sadio e satisfatório, a mulher tem coragem e disponibilidade para iniciar uma nova vida. “Como na maioria dos casos ela permanece com os filhos, suas funções e responsabilidades não se alteram, mas ela percebe que ganha a liberdade para fazer as suas escolhas”, pontua, ressaltando que, no consultório em que atende, é cada vez maior o número de casos em que as mulheres decidem por finalizar um relacionamento.


Reconciliação


Com Marilene da Silva, de 64 anos, a situação não foi diferente. Apesar de não ter se divorciado oficialmente do marido – o hoje bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, João Batista, de 68 – , eles viveram momentos muito difíceis antes de chegar à presença de Deus.


Marilene o mandou embora de casa, porque não suportou mais o fato de conviver com ele sabendo que, lá fora, ele tinha uma amante. “Nos conhecemos quando eu tinha 11 anos e o João 15. Casamos 10 anos depois. Mas os problemas só começaram de fato após 10 anos de um casamento estável e feliz. Ele teve um romance com a secretária e apesar de aceitá-lo de volta, ele não se redimiu, e eu o mandei embora de vez”, conta.


Na ocasião, Marilene conheceu o trabalho da Igreja Universal e começou a participar das reuniões especiais, inclusive, em prol da família. “Algum tempo depois, ele pediu para voltar, abandonou a amante e nós reatamos o casamento. Hoje somos muito felizes, estamos casados há mais de 4 décadas, temos quatro lindos netos e a nossa vida está a serviço do nosso Senhor Jesus”, relata, feliz, ao lado do marido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1