terça-feira, 27 de setembro de 2011

A função dos alimentos enriquecidos.


por Diogo Silva

Atualmente é possível encontrar à venda diversos produtos que levam em sua composição a adição de elementos como vitaminas e minerais. São os alimentos enriquecidos. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o alimento enriquecido ou fortificado é todo aquele ao qual for adicionado um nutriente com a finalidade de reforçar seu valor nutricional, seja repondo quantitativamente os nutrientes destruídos durante o processamento do alimento, seja suplementando-os com nutrientes em nível superior ao seu conteúdo normal.

O consumo desses produtos pode realmente prevenir doenças? “Alguns nutrientes comprovadamente ajudam a prevenir e até tratar patologias. Os alimentos enriquecidos com ferro, por exemplo, tem ação comprovada na diminuição da anemia ferropriva (causada pela falta desse nutriente) entre as crianças”, diz a doutora Rita de Cássia, nutricionista da clínica Più Salute.

A nutricionista alerta para o fato de que o enriquecimento, muitas vezes, apenas repõe a quantidade de nutrientes perdidos no processamento dos alimentos, fazendo com que o seu valor nutricional seja igual ou até mesmo menor, quando comparado com o produto em estado natural. “Portanto, quanto menos manufaturado o alimento, mais rico em seus nutrientes”, diz Rita.

A adoção de alimentos enriquecidos na dieta não pode substituir o consumo de fontes naturais de nutrientes. “O cuidado que se deve ter é justamente o de não substituir excessivamente os produtos naturais pelos industrializados ou artificiais, pois contém corantes, conservantes e aditivos químicos nocivos à saúde”, alerta a nutricionista.

Uma dieta saudável, baseada em alimentos variados, ainda é o modo mais indicado para prevenir a ocorrência de doenças. De acordo com a American Dietetic Association, “a melhor estratégia nutricional para a promoção da saúde e para a redução do risco de doenças crônicas é o consumo de uma grande variedade de alimentos. O uso adicional de vitaminas e sais minerais, vindos de alimentos fortificados ou suplementos, deve apenas auxiliar a atingir as necessidades nutricionais, baseadas nas conhecidas quantidades recomendadas de ingestão".

Fortificação obrigatória – A ANVISA aprovou em 2002, por meio da Resolução Nº 344, o Regulamento Técnico que tornou obrigatória, a partir de junho de 2004, a fortificação das farinhas de trigo e milho com ferro e ácido fólico. A decisão foi tomada após o estabelecimento, em 1999, do compromisso social firmado pelo governo brasileiro, organismos internacionais, indústrias de alimentação e o setor produtivo para a redução da anemia por carência de ferro no Brasil. A falta do mineral pode prejudicar o crescimento e o desenvolvimento motor, além da cognição, prejudicando o aprendizado escolar das crianças. As farinhas de milho e trigo foram escolhidas por serem dois produtos de amplo consumo popular, de baixo custo no país e consumido por crianças a partir do desmame.

Um estudo da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) feito com nove mil gestantes nos serviços de saúde de sete capitais em 2008, porém, mostra que ainda não há evidências de que a medida tenha tido algum efeito no combate à anemia causada pela deficiência de ferro. Resultados parciais da avaliação mostram taxas significativas de redução de anemia apenas em Teresina, no Piauí. Foram analisadas gestantes atendidas antes da fortificação das farinhas e outras que procuraram os serviços um ano depois da medida.

Até o momento, a adição de ferro só se mostrou eficaz em populações com alimentação controlada, como crianças de creches cuja dieta tem grande quantidade de farináceos, como bolachas e pães. É o que mostra o estudo feito por Cléber Alves Costa durante sua dissertação de mestrado pela FSP. A análise de 459 crianças, de 2 a 5 anos, freqüentadoras de 6 creches da região do Butantã mostrou que 21% delas apresentavam anemia por falta de ferro, representando uma queda da taxa quando comparada ao índice de 69% encontrado em 2001, antes do enriquecimento das farinhas ter se tornado obrigatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1