sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A luta contra a tuberculose.

A luta contra a tuberculose

Doença tem cura, mas abandono do tratamento é o principal motivo para que mais de 1,7 milhão de pessoas ainda morram todos os anos no mundo

Da redação

redacao@folhauniversal.com.br

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu, na semana passada, que cesse o uso de teste sorológico (de sangue) para detecção de tuberculose – doença infecciosa causada pelo bacilo de Koch que atinge principalmente os pulmões, tem cura, mas ainda mata 1,7 milhão de pessoas no mundo todos os anos. Segundo a OMS, o teste é falho e não identifica metade dos casos. Apesar de não usar esse tipo de exame, o Brasil ainda registra cerca de 4,7 mil mortes anuais por conta do bacilo. Em 2009 (dados mais recentes), o País teve quase 71 mil novos casos, segundo o Ministério da Saúde. O principal motivo para que a tuberculose ainda faça tantas vítimas é o abandono do tratamento por parte dos pacientes.


“A maior dificuldade que enfrentamos é a continuidade no tratamento, que dura entre 6 meses, nos casos simples, a 2 anos, quando o bacilo é resistente. Entre 10 a 15 dias tomando o remédio, o paciente começa a se sentir melhor, tem menos febre e tosse e, por isso, acha que está curado e abandona o tratamento. Isso torna o bacilo mais resistente à medicação”, explica Draurio Barreira, coordenador geral do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde. “São três os pilares para o controle da tuberculose: descentralizar as unidades de atendimento, pois um quarto dos postos de saúde ainda não podem tratar os doentes; o empenho do doente de levar o tratamento até o fim e a disseminação de informação em forma de campanhas ou reportagens.”

Francis Varaine, especialista da doença dos Médicos Sem Fronteira (MSF), ensina como identificar os sintomas de tuberculose: “Tosse por mais de 3 semanas, com catarro ou não, febre baixa que se manifesta entre o fim da tarde e o começo da noite, suores noturnos e perda de peso são os principais sintomas de tuberculose. O escarro com sangue ocorre em casos mais avançados da doença”, diz. Segundo ele, quem tiver um ou mais sintomas, não deve hesitar em procurar um posto de saúde e fazer o teste.


No Brasil, tudo é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS): do diagnóstico – que é feito por meio de teste que identifica a presença do bacilo pelo catarro do paciente ou por raio X – ao tratamento. “As pessoas desconhecem a doença, pensam que é coisa do século 19. Mas a tuberculose nunca foi erradicada, não existe uma vacina contra ela. O tratamento é simples, mas não é fácil: tem efeitos colaterais, causa manchas vermelhas na pele, enjoos, porém o abandono do tratamento pode levar à morte”, alerta Barreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1