Aposta macabra
Jovem britânico é condenado por matar ex-namorada. Em troca do crime, ele ganharia um café da manhã dos amigos
Talita Boros
talita.boros@folhauniversal.com.br
Os limites para crimes brutais por motivos fúteis parecem não ter fim. Na semana passada, o jovem Joshua Davies, de 16 anos, foi condenado no Reino Unido pelo assassinato de sua ex-namorada, Rebecca Aylward, de 15 anos. A sentença deve ser definida em setembro, mas Davies já foi considerado culpado pelo crime, ocorrido em outubro do ano passado em Bridgend, no País de Gales. O adolescente cometeu o ato bárbaro após apostar com um amigo que, se realmente acabasse com a vida da ex-namorada, ganharia um café da manhã grátis.
De acordo com jornais locais, durante o julgamento, Davies disse ao júri que “às vezes” odiava Rebecca e que um amigo havia sugerido que ele “se livrasse dela”. Segundo a polícia, o adolescente era bom aluno, aparentemente não usava drogas e tinha boas relações com a família da vítima. Os dois tinham terminado o namoro de 3 meses e os pais de Rebecca ficaram felizes quando souberam que ele havia ligado para ela para marcar um encontro. A jovem aceitou o convite e chegou até a comprar roupas novas para o reencontro.
Davies matou Rebecca com vários golpes usando uma pedra do tamanho de uma bola de rúgbi em uma floresta da região. Segundo a psicóloga Dirce Perissinotti, do Programa de Atendimento e Pesquisa em Violência da Universidade Federal de São Paulo, a necessidade de aprovação, combinada com baixa autoestima, motiva crimes como este. Segundo ela, pesquisas recentes evidenciam que o comportamento violento entre jovens é cada vez mais comum. “Uma das explicações é que as famílias hoje cuidam menos das crianças e os contatos afetivos na primeira infância são menores. Dessa forma, os valores familiares são menos transmitidos, o que pode influenciar a ter um comportamento violento”, aponta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário