quinta-feira, 13 de agosto de 2009

VISUAL PERFEITO




VISUAL PERFEITO

Jovens desejam, cada vez mais, mudar a aparência. Mas será que mente e corpo estão prontos?

VANESSA SENDRAAGÊNCIA UNIPRESS INTERNACIONAL
Seios perfeitos e siliconados, nariz fino, barriga tanquinho e pernas enrijecidas. Estes são alguns dos desejos de milhares de adolescentes.Os desfiles das belas modelos e as mulheres “perfeitas” das capas de revistas e catálogos geram transtornos psicológicos na mente das jovens que, insatisfeitas com características hereditárias e físicas, ficam incomodadas ao se olhar no espelho. O resultado é que muitas optam por cirurgias plásticas para corrigir as “imperfeições”, assim classificadas por elas.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), 15% das cerca de 800 mil operações com fim estético ou reparador, realizadas anualmente no Brasil, são feitas em jovens.
Psicólogos afirmam que as meninas são mais influenciadas do que os garotos devido ao padrão de beleza imposto pelos meios de comunicação. O problema é que a luta obsessiva pela perfeição pode provocar depressão quando se obtém um resultado negativo.
Doutor Luciano Negreiros, que atua há 18 anos na área médica, especialista em endocrinologia, metabologia, medicina psicossomática e ortomolecular, afirma que os pacientes, quando querem resultado, geralmente optam pelo mais prático e rápido. “As pessoas têm o costume de querer um corpo perfeito e serem magérrimas, iguais aos famosos, mas precisam entender que cada um tem um biótipo”, declara.
Técnicas inovadorasO universo da estética apresenta muitos recursos capazes de elevar a autoestima das pessoas, mas profissionais em medicina não aconselham que adolescentes adotem qualquer procedimento antes de alcançar a maturidade da mente e do corpo.
Estela Cardoso*, esteticista com 18 anos de experiência, fala das novidades no universo da estética facial (peeling ultrassônico e de cristal) e corporal (hidrolipoclasia ultrassônica e ultra-cavity). “Já o revital – rf, uma espécie de radiofrequência, é um grande avanço, aconselhável para tratar a flacidez da pele da face e do corpo.” O peeling ultrassônico é realizado em tratamentos de pele, eliminando as camadas superficiais para maior elasticidade e luminosidade, como também visando ao aumento da circulação do sangue. “É aquele que quanto mais sessões, melhor a resposta. É suave e vai retirando as células mortas da pele provocadas pelo excesso de sol e poluição”, esclarece.
A esteticista afirma que o procedimento é o mais indicado para os jovens que possuem muitos cravos, pois a técnica consegue eliminá-los. Pode ser realizado em qualquer tipo de pele, em qualquer época do ano e serve também para higienização.
Já o peeling de cristal faz a esfoliação da superfície cutânea através dos microcristais, que também removem as células mortas, deixando a pele mais delicada e macia. “Ele faz uma espécie de lixamento. Este procedimento é recomendado para quem tem cicatrizes de acne e manchas mais profundas. Por ser mais agressivo, é mais aconselhável no inverno e para os adolescentes com acne e cicatrizes. Mas é necessário cuidado maior e o acompanhamento de um dermatologista”, alerta.
A jornalista Tatiana Oliveira, 24 anos, realizou sessões de peeling de cristal, recentemente. “Ajuda bastante para a limpeza da pele, deixando-a mais uniforme, fina, macia e renovada. Gostei do resultado”, afirma.
Estela Cardoso esclarece que a hidrolipoclasia ultrassônica é uma técnica da estética corporal realizada por médicos para tratamento da gordura localizada. “Primeiro o especialista em medicina aplica uma solução para depois realizar ultrassom de alta potência, por aproximadamente 20 minutos. O processo elimina toxinas e resíduos metabólicos que geram celulites”, ressalta.
Uma outra novidade, o ultra-cavity, uma tecnologia no processo de ultrassom cavitacional, tem no mesmo aparelho dois softwares – um para modelagem do corpo e outro para tratar a celulite. Ele consegue romper células de gordura, sendo uma espécie de lipo sem cirurgia. “A técnica faz a explosão e o rompimento de adipócitos (células de gordura). É recomendável para a pessoa que tem aquela ‘gordurinha’ indesejável ou para retoques de lipoaspiração de grandes áreas”, aconselha.
Já o revital – rf minimiza os danos causados pelo envelhecimento da pele através de um campo eletromagnético. “Há uma geração de calor que é transferida para o tecido, proporcionando uma reorganização de colágeno e formação de novas fibras elásticas. Também é indicado para tratamentos de rugas e marcas de expressão”, explica.
Luciano Negreiros alerta que, antes de adotar qualquer técnica, os jovens precisam procurar um profissional da área médica. “Os adolescentes devem consultar um endocrinologista ou especialista em medicina estética para uma avaliação física e mental. Só eles podem indicar se deve ser feito tratamento de emagrecimento, psicológico ou, se for o caso, especificar qual o procedimento estético”, informa o médico.
* Especialista em fisioterapia na área estética, diretora técnica e científica e consultora de clínica de beleza no Rio de Janeiro. É também cosmetóloga e associa produtos e equipamentos aos tratamentos que realiza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1