sexta-feira, 21 de agosto de 2009

FEBEM NO CASSAQUERA


Febem no Cassaquera tem risco de inviabilização
André VieiraDo Diário do Grande ABC
O
estudo que vai apontar se o terreno nas proximidades do Viaduto Cassaquera está ou não contaminado deve ser realizado a partir da semana que vem. Com isso, as duas unidades da Fundação Casa para internação de jovens infratores correm risco de não serem construídas nessa área em Santo André, se for constatada contaminação. A Falcão Bauer, empresa especializada em prospecção ambiental, espera o sinal verde do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para iniciar os trabalhos.
A autarquia deve terminar até o fim desta semana a abertura de cinco pontos de 50 metros quadrados cada, para instalação de equipamentos de sondagem na área. Após essa etapa, o exame ambiental poderá ser executado. O espaço de 12,5 mil metros quadrados - entre a Avenida dos Estados e a linha férrea -, foi doado pela Prefeitura à Fundação Casa em março do ano passado.
A prospecção é necessária porque sondagem anterior, realizada há quatro anos, detectou presença de chumbo e arsênio no terreno acima da quantidade admitida. A investigação de passivo ambiental confirmatório, nome técnico, consiste no recolhimento de amostras de água e solo subterrâneos para análise laboratorial. "Não existe margem de erro. Se o laudo indicar contaminação, a área está de fato contaminada", afirmou o geólogo Crístines Antonio Ladan, da Falcão Bauer. Segundo o especialista, "todo estudo de passivo ambiental precisa ser atualizado", pois o lançamento de outros resíduos no terreno, que está coberto por entulho, pode ter alterado as condições da área neste intervalo.
A responsabilidade da contratação da Falcão Bauer é da Fundação Casa, por meio de licitação. A investigação ambiental foi orçada em R$ 60 mil e deverá ser concluída em cerca de 40 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1