quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Seja um homem de moral

Bíblia apresenta lições de integridade e honestidade





O sucesso tem um preço. Com base nessa premissa, muitos empresários tentam alcançá-lo a qualquer custo: maquiam balanços, adulteram notas e praticam assédio sexual e moral. Esses são alguns dos desvios de comportamento que levam qualquer empresa a prejuízos e problemas jurídicos. Ao contrário do que se pensa, são condutas muito comuns hoje em dia. 
Segundo estudo da HSD Consultoria em recursos humanos, 20% dos executivos avaliados possuem desvios de conduta, com potencial risco para prejuízos financeiros. A amostragem de cerca de 5 mil avaliações traz dados alarmantes: os principais problemas levantados são desvio de conduta moral e ética, maquiagem de resultados e priorização dos interesses pessoais.
Como proceder? 
A pesquisa mostra que, apesar dos indicadores, algumas empresas ainda relutam em tomar decisões para o desligamento de executivos sob a justificativa de que eles trazem resultados. Empresarialmente, o risco fator humano na condução das empresas tem tido pouca atenção por parte dos empresários, acionistas e conselhos de administração.
Especialistas sugerem alternativas para gerenciar o problema e atuar preventivamente. Mapear o perfil comportamental de todos os profissionais selecionados, e não somente comportamentos observáveis, mas também os fatores estruturantes da personalidade. Além disso, ter sistemas de controle aperfeiçoados para não ter dependência humana no que diz respeito aos indicadores gerenciais também auxilia.
Outra sugestão é que a empresa tenha processos integrados que assegurem entradas, processamentos e saídas que possam ser controladas e desenvolva a cultura de ética e integridade nas organizações com plano de consequências e valorize os resultados a médio e longo prazo.  
O que diz a Bíblia?
Para o empresário, é importante ter lições com as quais aprenda a colocar em prática seus planos, com base em caminhos que já foram trilhados e podem ser seguidos. Deus mandou que o homem fizesse obras. Disse para não matar, não cometer adultério, não roubar, não mentir, não cobiçar a casa e os bens do próximo (leia Êxodo 20).
Das diversas histórias contidas na Bíblia, é possível extrair algumas lições que podem nos ajudar no dia a dia. As pessoas não seguem líderes que consideram desonestos. Quanto mais você sobe, mas visível sua integridade ou a falta dela se torna; e todos estão atentos a isso. Atos desonestos “insignificantes” geralmente geram atos mais graves de desonestidade.
Outra lição é que, em tempos de crise, adversidade e tentação, a integridade de um líder se torna mais evidente. A integridade é exibida em ações, e não em intenções declaradas. Falar é fácil, agir é outra história quando se trata de honestidade e integridade. Essas duas qualidades compensam no longo prazo, embora possam envolver sacrifícios em prazos pequenos.
A honestidade e a integridade não são traços fáceis de implementar no longo prazo, mas resistem mais tempo. As organizações que duram mais, geralmente têm líderes com uma noção ética e integridade pessoal.
Significa dizer que o homem deve agir conforme os preceitos cristãos em todos os setores de sua vida para ter sucesso. Essas são algumas das determinações de Deus aos homens, empresários ou não, para que conheçam a felicidade. Para entrar nesse caminho, faça um pacto com Aquele que irá orientá-lo e transformará a sua vida: o Senhor Jesus.




AMC NA FUNDAÇÃO CASA DE PARADA DE TAIPAS.














A alegria foi geral na unidade de Parada de Taipas (Fundação Casa) na manhã de 10/05. Pastor Geraldo Vilhena, sua equipe de voluntários da Igreja Universal do Reino de Deus, mais a participação da AMC (Associação das Mulheres Cristã) realizaram uma mega festa para comemorar em grande estilo o "Dia das Mães". Dn. Rosana Oliveira (AMC) fez a abertura homenageando todas as mães presentes. Uma surpresa! As internas que não receberam visita foram abraçadas pelas voluntárias da AMC, um gesto de amor e carinho.














































Em seguida um musical com a cantora Sula Miranda que faz parte da AMC, e com suas canções fizeram que as mães e internas refletissem no seguinte "Só Jesus pode mudar a sua história"






















































O Teatro Life House da Força Jovem Universal também marcou presença com uma peça chocante e com uma mensagem significativa mostrando as internas que não importa o que elas estejam passando que Deus está somente aguardando uma atitude de fé para entrar em suas vidas e arrancá-las das garras do mal.



























.Mais músicas, o cantor Gilson Campos alegrou todos com suas canções e falou sobre seu testemunho e experiência com Deus. Uma das internas recitou uma poesia da Dn. Carlinda Tinoco (AMC) foi um momento de muita emoção. E a Sula Miranda (AMC) retornou com mais músicas para a alegria das meninas. Pr. Marilene Silva (AMC) passou uma mensagem e fez uma oração toda especial para as mães, coordenadores e funcionários (Fundação Casa). A AMC com um grande gesto de solidariedade doou bíblias, flores, 100 cestas básicas, presentes que foram distribuídas para todas as mães , e as que não puderam estar presentes na festa estariam retirando no dia de visita.Foram também distribuídos bolos, doces e refrigerantes e houve almoço de Confraternização do Dia das Mães oferecido pela Fundação Casa para os familiares, internas e todos os voluntários que promoveram este evento (AMC e Igraja Universal do Reino de Deus).Sr. Ana Nóbrega (Coordenadora Pedagógica da Fundação Casa) relatou a importância do trabalho que o Pr. Geraldo Vilhena e sua equipe tem realizado na fundação."As reuniões que são efetuadas semanalmente pelos Voluntários da IURD e estes eventos trazem satisfação e auto estima para as meninas, elas cantam a semana toda...". relata a Sr. Ana Nóbrega agradecendo a AMC e a Igreja Universal do Reino de Deus por mais este evento. Marta Alves



















































































































terça-feira, 6 de agosto de 2013

Nenhum homem admira uma mulher insegura e grudenta




Você está namorando e toda sua vida gira em torno desse namoro. Para as amigas, você nunca mais liga nem arranja tempo para elas, pois agora todo seu mundo está totalmente dentro desse relacionamento.
Você praticamente deixa de viver sua vida, deixa de crescer, pois agora tudo é em função dele. É somente um namoro, mas você se entrega de tal forma que acaba se transformando em uma pessoa dependente, insegura e muitas vezes um grude. Liga toda hora, quer saber onde ele esteve com quem falou, pra quem olhou, quer controlar a vida dele em todos os sentidos...
Esse comportamento em muitas mulheres é a receita certa para que o relacionamento fracasse...E pior ainda: quando tudo termina, você se sente sozinha, perdida e com sua autoestima totalmente destruída.
Querida amiga solteira, entrar em um relacionamento é algo sério, mas não quer dizer que a sua vida precisa parar ou girar totalmente em torno daquela pessoa. Não conheço nenhum homem que admire uma mulher insegura e grudenta. E atitudes como as mencionadas mostram exatamente isso.
A melhor coisa a ser feita para mudar esse cenário é se ocupar! Sua vida precisa continuar, não se anule. Continue dando atenção às suas amigas, sua família e encontre tempo também para se dedicar às coisas de Deus.
Procure fazer parte do grupo de evangelização ou outro grupo na igreja. Seja participante! Isso irá ajudar seu relacionamento com Deus, com seu namorado e a sua autoestima também! Caso você não esteja em um relacionamento no momento, saberá como agir quando estiver em um.

domingo, 4 de agosto de 2013

A soberba é a origem de todos os pecados e o mais nocivo deles




Constantemente nos deparamos com pessoas arrogantes, orgulhosas, cheias de si, prepotentes, altivas, que se julgam superiores às demais.  Difícil conviver com pessoas assim não é verdade?
Talvez você diga: "Graças a Deus eu não sou assim. Sou uma pessoa humilde."
Sinto lhe informar que você já foi contaminado com o vírus da soberba.  Isso mesmo. Você tem orgulho de ser humilde. Logo, você pode até ter outras virtudes, exceto a da humildade.
A soberba é a origem de todos os pecados da humanidade e o mais nocivo deles.  Foi por causa dela que Lúcifer perdeu a posição de querubim da guarda ungido e se tornou o diabo.
Lúcifer vivia no monte Santo de Deus, era perfeito, cheio de sabedoria e formosura, mas deixou seu coração se encher de orgulho e desejou ser semelhante ao Altíssimo. Por conta disso, foi expulso do céu. "Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti."  Ezequiel 28.14
"Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo." Isaías 14.13
Não é exatamente isso que acontece com muitos que alcançam sucesso profissional, fama, poder?  Quando eram pessoas comuns mostravam-se humildes, tratavam todos com respeito e consideração. Entretanto, foi só alcançarem uma posição de destaque perante os outros que passaram a se vangloriar e desprezar os demais.
O ser humano herdou esse orgulho de Lúcifer, que logo achou um jeito de plantar essa semente maligna no coração do homem.
O grande problema é que dificilmente a pessoa orgulhosa se reconhece nessa condição. E aí está a razão da sua autodestruição, uma vez que, se não há reconhecimento do erro, não há arrependimento, não havendo arrependimento, não há Salvação.
"A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda." Provérbios 16:18
A cura
"Há duas curas para orgulho: humildade e humilhação. A segunda normalmente vem depois que você recusa adotar a primeira", escreveu o bispo Renato Cardoso em seu blog.
Foi exatamente isso que aconteceu com Nabucodonosor, rei da Babilônia, cuja soberba era tanta que ordenou que fosse construída uma estátua de ouro para que todos o adorassem.

Tempos depois, para quebrar a altivez do rei, Deus o fez saber, por meio de um sonho - cuja interpretação foi dada pelo profeta Daniel -, o que aconteceria com ele e seu reino até que reconhecesse  a soberania do Altíssimo.
"Serás expulso do meio dos homens, e a tua morada será com os animais do campo, e te farão comer erva como os bois, e serás molhado do orvalho do céu, e passar-se-ão sete tempos por cima de ti; até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer." Daniel 4.25
Porém, antes disso acontecer, ele teve a oportunidade de rever os seus conceitos. Mas ele não quis seguir o conselho de Daniel"Portanto, ó rei, aceita o meu conselho, e põe fim aos teus pecados, praticando a justiça, e às tuas iniquidades, usando de misericórdia com os pobres, se, porventura, se prolongar a tua tranquilidade." Daniel 4.27
Passaram-se 12 meses e ele continuava cheio de si. Quando num belo dia, passeando sobre o palácio real, lhe sobreveio o cumprimento da profecia, pois pensava consigo mesmo: "Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a morada real, pela força do meu poder, e para a glória da minha majestade?" (Daniel 4.30) No mesmo instante a profecia se cumpriu e ele foi expulso de entre os homens e passou a viver como um animal.
Até que no final do tempo determinado por Deus ele recuperou a lucidez e glorificou ao Senhor, reconhecendo-O como o verdadeiro Rei, que vive eternamente e tem domínio sobre o reino dos homens e o dá a quem quer. Assim ele foi restituído ao seu reinado e recuperou a majestade e o poder.
"Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, e exalto, e glorifico ao Rei do céu; porque todas as Suas obras são retas, e os Seus caminhos justos, e Ele pode humilhar aos que andam na soberba."  Daniel 4.37
Poderia ter sido humilde e evitado a humilhação caso tivesse dado ouvido a Daniel. Contudo, precisou ser humilhado diante de todos para que pudesse reconhecer a sua insignificância diante de Deus.
"A humildade é uma escolha. Você pode aprendê-la e praticá-la. A humilhação não é uma escolha, mas uma consequência. Ela eventualmente acontece com o orgulhoso por resultado de suas próprias atitudes", destacou o bispo Renato.
Assim acontece com muitas pessoas.
Entretanto, o orgulho pode se manifestar de várias maneiras. Em alguns ele é mais sutil, mas não menos perigoso. Por isso a importância de uma autoanálise.

Segundo o psicólogo Alexandre Rivero, a pessoa soberba sente-se superior às outras, subestima a capacidade alheia e é incapaz de colocar-se no lugar do outro. Por conta de suas atitudes, perde oportunidades nos relacionamentos sociais, uma vez que as outras pessoas passam a evitá-la.
De acordo com o especialista, a falta de limites e frustrações necessárias na vida cria uma onipotência e uma incapacidade em fazer autocrítica, podendo desencadear o sentimento de superioridade.
Paradoxalmente, esse sentimento de superioridade, em muitos casos, também pode ser um indício de uma baixa autoestima. "Por vezes a superioridade pode ser uma compensação do sentimento de inferioridade. A pessoa sente-se com baixa estima pessoal e procura exaltar suas conquistas, exagerar seus pontos fortes, querendo afastar o sentimento de inferioridade que está presente em si mesma", explica o psicólogo.
Em certa ocasião, ao censurar os escribas, o Senhor Jesus disse:
 "Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado." Mateus 23.12








UNIVERSAL SOCIAL NA FUNDAÇÃO CASA DE CAMPINAS.

 Voluntários e Jovens do dose mais forte da Igreja Universal do Reino de Deus, mostraram todo desempenho neste último domingo  na Fundação Casa de Campinas em mais um evento recheado de atividades para os internos e funcionários. Para dar início ao evento, o Pastor Geraldo Vilhena Coordenador Estadual de Evangelização, nas unidades da Fundação Casa de São Paulo,fez uma oração e pediu para que Jesus abençoa-se a unidade e os adolescentes, e suas respectivas família.
Amauri um integrante do dose mais forte, passou o seu testemunho, Esteve presente também Robson Freitas ex- viciado em drogas, como crack ,cola maconha, lança perfume cocaína entre outras drogas na qual pelo envolvimento com as drogas teve uma perna amputada, no qual todos os adolescentes se emocionaram com o testemunho.








Para finalizar, o evento foi servido muito bolo, algodão doces, e refrigerantes e sorvete.





sábado, 3 de agosto de 2013

Muitos jovens se lançam nas drogas para tentar fugir de problemas com os pais e buscar aceitação social, mas há uma saída definitiva para esse problema




A bandeira da luta contra as drogas tem sido levantada há décadas. Seja para a prevenção, o tratamento do dependente ou a reeducação. No entanto, apesar de tudo, das campanhas e dos apelos, muitas famílias têm perdido a batalha, os filhos, os pais, as mães, os parentes, algum amigo.
A morte precoce do ator canadense Cory Monteith ilustra bem essa perda e chocou os fãs no mundo todo. Ele só tinha 31 anos, uma carreira estabilizada e era sucesso absoluto como protagonista da série musical Glee, um fenômeno da emissora Fox.
Uma mistura letal de heroína e álcool acabou com os sonhos dele em um quarto de hotel, em Vancouver, no Canadá, no último dia 13 de Julho.
Cory tinha um histórico de envolvimento com drogas, lutava há anos contra esse grande mal. Usuário desde os 13 anos, só buscou ajuda aos 19, fato revelado à revista ‘Parade’, em 2011.
Tentativas
No mês de abril passado, Cory ficou aproximadamente um mês internado em uma clínica de reabilitação.
Conforme relatou, tudo começou com a separação dos pais. Ele tinha apenas 7 anos e o pai foi embora de vez, só o reencontrando 17 anos depois.
Desde então, começou a ter dificuldades de aprendizado; passou por 12 escolas diferentes devido ao comportamento rebelde.
Chegou a roubar para sustentar o vício insano, disse à revista. Mas ele reconhecia sua pequenez, sabia que precisava mudar, mas, infelizmente, não soube como: “Eu não estava bem comigo mesmo!”, disse.


Foram 18 anos de intimidade com as drogas e pouco mais de 12 tentando se afastar delas. Uma briga diária, uma luta constante, mas de nada adiantou, tudo o que fez foi em vão.
Cory perdeu para elas, que por sua vez levaram a vida dele. Ele era namorado da atriz Lea Michele, a Rachel Berry, sua parceira na série e na vida real, que ficou arrasada.
A luta por aqui
De acordo com informações do Ministério da Saúde, cerca de 22% dos brasileiros acima de 18 anos já usaram drogas psicoativas além do álcool e do cigarro alguma vez na vida. Segundo o texto, entre os estudantes, o uso frequente de drogas (20 ou mais doses por mês) é de 3,6%. A maconha é a mais usada entre as drogas ilícitas.
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a “Retratos da Escola 2”, hoje, a incidência de consumo e de tráfico, ocasionais ou constantes, atingem 32% e 21,7% das escolas do país, respectivamente.

As principais razões apontadas, segundo pesquisa do Ibope no Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Campo Grande são as seguintes: fugir de problemas com os pais, buscar a aceitação social, experimentar novas sensações, se sentir menos tímido, contestar as regras da sociedade, escapar de pensamentos ruins, entre outros.
Vidas que não são escolhidas por classe social. Elas têm sido levadas por este grande mal que a cada dia faz novas vítimas, muitas vezes fatais.
Atinge o jovem, o rico, o pobre, o artista, o personagem preferido da tevê, como o ocorrido com Cory.
Também atingia a vida da jovem Camila Santos, de 24 anos, (foto abaixo), mas ela se salvou a tempo, e o Força Jovem Universal (FJU), foi o trampolim para a sua transformação e a vitória contra as drogas.
Ela é prova viva de que quando o mal sai da vida de uma pessoa e a presença de Deus passa a fazer morada no lugar dele, tudo se faz novo.
Obviamente, todo tratamento é válido, a desintoxicação é comprovadamente eficaz, entretanto, é preciso muito mais que uma internação ou força de vontade.
Pai apoiava o uso
A intervenção precisa ser mais profunda, porque a verdadeira mudança só acontece quando há uma limpeza interior e intensa.
Exatamente como aconteceu com a jovem Camila. Ela diz que  desde muita nova conheceu as drogas e, tal como Cory, encontrou dificuldades para se livrar delas.
"Comecei a usar aos 11 anos por influência familiar, pois meu pai também era usuário. Iniciei com a bebida, depois fui para o cigarro e a maconha, mas, por curiosidade, passei a usar outros tipos de drogas como cocaína, lança perfume, benzina, entre outras. Devido ao consumo, meu pai foi chamado à escola e, para a surpresa de muitos, ele me apoiou e permitiu que eu continuasse usando, desde que o fizesse em casa", lembra.
Se alimentava de drogas
Camila conta que, por causa das drogas, ela não conseguia se alimentar e acabou desenvolvendo anorexia e depressão. "Eu sentia um grande vazio e tentei o suicídio por mais de 30 vezes. Para piorar, em 2006, conheci o crack. Meu consumo passou a ficar sem limites e cheguei a fumar 12 pedras de crack em um mesmo dia. Eu me alimentava de drogas", revela.
Em fevereiro de 2011, o sofrimento de Camila estava prestes a terminar. Depois de recusar tantos convites para participar das reuniões da Universal, aceitou ir um dia. Ela se apegou aos ensinamentos recebidos e decidiu abandonar os vícios, afinal, eles só lhe fizeram mal.
Bonita, saudável e feliz, hoje Camila é uma jovem completamente diferente de tempos atrás.
"Eu fui liberta e, um mês depois, recebi o Espírito Santo. Hoje, sou feliz, faço parte do projeto ‘Dose Mais Forte’, do FJU e agora ajudo quem se encontra na mesma situação que um dia eu estive", testemunha.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Preocupar-se mais com o que se sente – em relação a nós e ao outro –, ao invés de usar a inteligência, é o caminho certo e direto para a ruína


“O grande mal do ser humano é colocar os sentimentos antes da inteligência. As pessoas estão mais preocupadas com o que sentem do que com entender o que se passa com elas e no mundo ao seu redor. Por isso erram. Por isso se deprimem. Por isso se digladiam.”
E, por isso, também matam.
Sabemos de casos de assassinos frios, cruéis. O noticiário está coalhado de casos de homicídios violentos premeditados – não que haja homicídios não violentos, por mais discretos. Um assassino está bem longe de ser alguém que anda sob os preceitos de Deus. Não que Ele tenha deixado de ser Pai de uma pessoa assim, mas o que levamos em conta aqui é o que essa pessoa é e faz para estar em Deus de fato.
Também há mortes não premeditadas. Não planejadas. “Sem querer”. Nem por isso alguém deixou de morrer. O efeito é o mesmo. Quem nunca ouviu casos em que, movido pelo desequilíbrio emocional, uma pessoa tirou a vida de outra? Pior ainda: alguns tiram a vida de quem dizem... amar.
“Quem ama não mata”, diz o adágio popular. Mas quem é apaixonado, sim. O apaixonado crônico põe o sentimento na frente. Baseia-se na emoção. Quem tem a fé verdadeira, usa a cabeça antes do coração – veja bem: a frase diz antes, e não só.
Bons sentimentos, se a pessoa usa a cabeça, não causam mal. O problema é usá-los como muletas de um relacionamento. Assim, toda vez que um sentimento é abalado por uma briga mais forte, a relação cai. Às vezes, de uma lamentável e definitiva forma.
Deus, em Sua insuperável sapiência, estabeleceu uma inteligente estratégia. Fez com que nos concentrássemos em um pensamento de cada vez. Podemos até fazer várias coisas ao mesmo tempo – há pessoas que tiram isso de letra –, mas o pensamento (consciente) em si, o foco, se dá um de cada vez.
Voltando ao noticiário, ouvimos muito falar em crimes passionais – motivados por paixão. Uma pessoa pode deixar esse sentimento dominá-la, e cometer as maiores atrocidades justamente contra quem diz amar (e mente para si e para o outro ao usar esse verbo). Um somente “apaixonado”, no mau sentido da palavra, simplesmente é incapaz de priorizar as coisas corretamente. Bate o sentimento de posse. E essa posse acaba sendo maior, na cabeça desequilibrada de quem não usa a fé inteligente, a fé racional, do que o real amor.
Simplesmente não existe aquela coisa boba de “ser feliz a qualquer custo”. Felicidade não se compra com ações violentas, traições, destruição de relacionamentos alheios, desequilíbrio.
A felicidade é conquistada. Dia após dia.
Só que, depois de conquistá-la, ela precisa ser mantida. É mais ou menos como alguém construir um bonito edifício, com o que há de melhor e mais moderno, mas não cuidar de sua manutenção. Se não for devidamente cuidado, aquele bom material se estraga, racha, cai. Aqueles equipamentos de alta tecnologia pifam. Fazer foi fácil. Já manter de pé... E a manutenção de um prédio se faz todos os dias – inclusive usando seu espaço apropriadamente, não exigindo mais do que a estrutura pode dar, não danificando, vistoriando em busca de defeitos pequenos que podem se tornar grandes.
Se o construtor só fica admirando seu prédio, achando-o lindo, maravilhoso, orgulhoso da vistosa obra, deixa isso camuflar as rachaduras que aparecem e podem ser consertadas a tempo. Se não as conserta, daqui a pouco tudo vai abaixo. Se ele faz a devida manutenção, aí até pode, depois, admirar seu trabalho e sentir-se bem com isso.
Daí vem outro ditado popular: “Quem ama, cuida.”
E quem cuida, tem.
E cuidar, seja do que for, é uma ação que pede mãos, pode-se até usar o coração, mas requer, acima de tudo, cérebro. Só que devemos usá-lo à Luz dos preceitos de Deus. Só assim, fará diferença. Porque senão o coração novamente toma conta, e todo o esforço cai por terra.





Grande, manhã de domingo foi comemorado O Dia das Mães no Internato Encosta Norte, no Itaim Paulista.





Grande, manhã de domingo foi comemorado O Dia das Mães no Internato Encosta Norte, no Itaim Paulista.
Quem promoveu a festa foi a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). É importante frisar que a participação de instituições religiosas nos eventos da Fundação faz parte do Programa de Assistência Religiosa (PAR) da Fundação CASA. A participação dos adolescentes nessas atividades é voluntária.
O Pastor Geraldo Vilhena coodenador de evangelização em unidades da Fundação Casa do estado de São Paulo, vez uma oração abençoando todas as mães dos internos e funcionários.
Para as mães, a programação foi especial e contou com serviços de corte de cabelo, manicure, distribuição de bíblias, cestas básicas, muita pipoca e algodão doce e um diploma para cada mãe.
Tudo isso ao som de música gospel, do show organizado pela IURD.















































quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Mulheres estão mais vulneráveis?

Elas reclamam da dificuldade de encontrar o parceiro ideal; eles, no entanto, dizem que elas estão muito "fáceis"

Por Ivonete Soares / Foto: Thinkstock 





Se você tem a impressão de ver muito mais mulheres do que homens nos últimos tempos, isso não é um engano. O Brasil tem mesmo mais mulheres do que homens. De uma população de 195,2 milhões de habitantes, 100,5 milhões (51,5%) são mulheres, e 94,7 milhões (48,5%), homens, de acordo com  dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Talvez isso explique, em parte, a reclamação delas quando afirmam a dificuldade de encontrar o parceiro ideal, que seja companheiro, fiel, verdadeiro e, de fato, interessado em algo sério, definitivo. Mas há algo que também deve ser levado em conta: além de ter muito mais mulheres "à disposição", existe a forma como os homens as veem ultimamente.
Inversão
A conquista pela independência feminina inverteu um pouco os papéis. Se de um lado elas passaram a ter seus direitos garantidos, os deveres também se igualaram. As mulheres buscaram, conquistaram, e agora está difícil "pagar" o preço por isso.
“Falta cavalheirismo e cordialidade. Eles nos conhecem e logo já querem ter algo mais íntimo. Quando se propõem a sair, muitas vezes nem a conta do restaurante querem pagar sozinhos, temos de dividir. Fora outros detalhes, como grosserias quando chegam para conversar”, diz uma bem-sucedida designer de interiores, de 30 anos, que prefere não se identificar.
Solteira, ela tem a vida financeira e profissional estabelecida, mas sente na pele essa dificuldade de encontrar um parceiro, um amigo, alguém com quem possa dividir a vida, o dia a dia.
Porém, se elas reclamam da dificuldade de encontrar o companheiro ideal, os homens também têm muitas reclamações das mulheres de hoje em dia.
Mas o que será que está acontecendo? Só para efeito de comparação, viajemos um pouquinho no tempo.
Algumas décadas atrás, a conquista era tudo no início de um namoro. Os homens padeciam para conquistar aquela menina com quem tanto sonhavam. E quando conquistavam, quanta realização. Faziam de tudo para não perdê-la. Havia respeito. Em contrapartida, elas também se respeitavam, sabiam o limite, não avançavam, eram "caçadas" e não "caçadoras".
E hoje? Infelizmente não precisa muito para que a etapa da conquista seja pulada. De uma conversa para o sexo propriamente, geralmente, é uma questão de horas. Isso mesmo, horas. Basta apenas o interesse, meias palavras, um elogio e pronto.
Talvez isso explique a queixa dos homens quando afirmam que as mulheres estão bastante vulneráveis, muito mais fáceis, por isso o desinteresse em algo mais sério da parte deles.
Obviamente isso não é uma regra, contudo, uma coisa é certa: muitas têm desperdiçado as oportunidades e depois ficam reclamando e tentando entender o porquê de serem tão infelizes no amor.
Para Tiago Amorin, escriturário, de 25 anos, que atualmente está solteiro, as mulheres de hoje são mais "atiradas". "Antes eram os homens que chegavam, pediam em nomoro. Hoje são elas que se atiram e fazem de tudo para ter o homem, que, por sua vez, se tornou mais tímido", destaca, acrescentando que a maioria deles não gosta de mulheres assim, que se desvalorize.
O gerente administrativo Alexandre Guimarães, de 30 anos, concorda com Tiago. Ele prefere o gostinho da conquista. "O legal é ir atrás, conquistar." diz ele.  
Fácil demais
O animador de festas E.R., de 39 anos (que também prefere não se identificar), acredita que a facilidade de encontrar "namoradas" fez dele um homem bastante instável em seus relacionamentos.
“Eu sempre tive a mulher que quis, não tinha a menor dificuldade em ficar com quem quisesse, era sair para uma 'balada' e praticamente escolhia com quem passar o resto da noite. Parece pretensão falar assim, mas era o que acontecia comigo. Não estou afirmando que todas as pessoas são iguais, ou que todas as mulheres estão por aí dando bandeira, nada disso, mas é bastante comum a gente ver isso acontecer. Os homens, por sua vez, também não estão muito preocupados em assumir um relacionamento sério. E eu era exatamente assim”, comenta.
Confusão de sentimentos
E.R. lembra de ter começado a namorar muito cedo, ainda adolescente, aos 15 anos, e recorda-se de que, naquela época, tudo era diferente, o namoro era puro.
“Vi as coisas mudarem com o tempo. Desde namoros pacatos e encantadores, passei por muitas fases. Ficava com uma e outra, até que acabei engravidando uma delas, com quem fui viver, mas nem por isso deixei de sair pelas noites e me relacionar com outras mulheres”, recorda.
Hoje, ele é viúvo, pai de dois filhos e, apesar da pouca idade, já é avô. E não se gaba da vida que levou, ao contrário, diz que muitas vezes sente até vergonha.
Atualmente, está namorando, e consegue identificar perfeitamente o que está acontecendo nos dias de hoje.
“De fato a competição entre as mulheres – especialmente nos ambientes de paquera – é cada vez mais acirrada. Só que é preciso cautela. Sempre haverá alguém especial para a sua vida. Me arrependo de muita coisa que fiz e se eu pudesse voltar atrás faria tudo diferente. Mas agora o correto é seguir em frente, aprendendo com os erros.”

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1