domingo, 4 de agosto de 2013

A soberba é a origem de todos os pecados e o mais nocivo deles




Constantemente nos deparamos com pessoas arrogantes, orgulhosas, cheias de si, prepotentes, altivas, que se julgam superiores às demais.  Difícil conviver com pessoas assim não é verdade?
Talvez você diga: "Graças a Deus eu não sou assim. Sou uma pessoa humilde."
Sinto lhe informar que você já foi contaminado com o vírus da soberba.  Isso mesmo. Você tem orgulho de ser humilde. Logo, você pode até ter outras virtudes, exceto a da humildade.
A soberba é a origem de todos os pecados da humanidade e o mais nocivo deles.  Foi por causa dela que Lúcifer perdeu a posição de querubim da guarda ungido e se tornou o diabo.
Lúcifer vivia no monte Santo de Deus, era perfeito, cheio de sabedoria e formosura, mas deixou seu coração se encher de orgulho e desejou ser semelhante ao Altíssimo. Por conta disso, foi expulso do céu. "Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti."  Ezequiel 28.14
"Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo." Isaías 14.13
Não é exatamente isso que acontece com muitos que alcançam sucesso profissional, fama, poder?  Quando eram pessoas comuns mostravam-se humildes, tratavam todos com respeito e consideração. Entretanto, foi só alcançarem uma posição de destaque perante os outros que passaram a se vangloriar e desprezar os demais.
O ser humano herdou esse orgulho de Lúcifer, que logo achou um jeito de plantar essa semente maligna no coração do homem.
O grande problema é que dificilmente a pessoa orgulhosa se reconhece nessa condição. E aí está a razão da sua autodestruição, uma vez que, se não há reconhecimento do erro, não há arrependimento, não havendo arrependimento, não há Salvação.
"A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda." Provérbios 16:18
A cura
"Há duas curas para orgulho: humildade e humilhação. A segunda normalmente vem depois que você recusa adotar a primeira", escreveu o bispo Renato Cardoso em seu blog.
Foi exatamente isso que aconteceu com Nabucodonosor, rei da Babilônia, cuja soberba era tanta que ordenou que fosse construída uma estátua de ouro para que todos o adorassem.

Tempos depois, para quebrar a altivez do rei, Deus o fez saber, por meio de um sonho - cuja interpretação foi dada pelo profeta Daniel -, o que aconteceria com ele e seu reino até que reconhecesse  a soberania do Altíssimo.
"Serás expulso do meio dos homens, e a tua morada será com os animais do campo, e te farão comer erva como os bois, e serás molhado do orvalho do céu, e passar-se-ão sete tempos por cima de ti; até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer." Daniel 4.25
Porém, antes disso acontecer, ele teve a oportunidade de rever os seus conceitos. Mas ele não quis seguir o conselho de Daniel"Portanto, ó rei, aceita o meu conselho, e põe fim aos teus pecados, praticando a justiça, e às tuas iniquidades, usando de misericórdia com os pobres, se, porventura, se prolongar a tua tranquilidade." Daniel 4.27
Passaram-se 12 meses e ele continuava cheio de si. Quando num belo dia, passeando sobre o palácio real, lhe sobreveio o cumprimento da profecia, pois pensava consigo mesmo: "Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a morada real, pela força do meu poder, e para a glória da minha majestade?" (Daniel 4.30) No mesmo instante a profecia se cumpriu e ele foi expulso de entre os homens e passou a viver como um animal.
Até que no final do tempo determinado por Deus ele recuperou a lucidez e glorificou ao Senhor, reconhecendo-O como o verdadeiro Rei, que vive eternamente e tem domínio sobre o reino dos homens e o dá a quem quer. Assim ele foi restituído ao seu reinado e recuperou a majestade e o poder.
"Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, e exalto, e glorifico ao Rei do céu; porque todas as Suas obras são retas, e os Seus caminhos justos, e Ele pode humilhar aos que andam na soberba."  Daniel 4.37
Poderia ter sido humilde e evitado a humilhação caso tivesse dado ouvido a Daniel. Contudo, precisou ser humilhado diante de todos para que pudesse reconhecer a sua insignificância diante de Deus.
"A humildade é uma escolha. Você pode aprendê-la e praticá-la. A humilhação não é uma escolha, mas uma consequência. Ela eventualmente acontece com o orgulhoso por resultado de suas próprias atitudes", destacou o bispo Renato.
Assim acontece com muitas pessoas.
Entretanto, o orgulho pode se manifestar de várias maneiras. Em alguns ele é mais sutil, mas não menos perigoso. Por isso a importância de uma autoanálise.

Segundo o psicólogo Alexandre Rivero, a pessoa soberba sente-se superior às outras, subestima a capacidade alheia e é incapaz de colocar-se no lugar do outro. Por conta de suas atitudes, perde oportunidades nos relacionamentos sociais, uma vez que as outras pessoas passam a evitá-la.
De acordo com o especialista, a falta de limites e frustrações necessárias na vida cria uma onipotência e uma incapacidade em fazer autocrítica, podendo desencadear o sentimento de superioridade.
Paradoxalmente, esse sentimento de superioridade, em muitos casos, também pode ser um indício de uma baixa autoestima. "Por vezes a superioridade pode ser uma compensação do sentimento de inferioridade. A pessoa sente-se com baixa estima pessoal e procura exaltar suas conquistas, exagerar seus pontos fortes, querendo afastar o sentimento de inferioridade que está presente em si mesma", explica o psicólogo.
Em certa ocasião, ao censurar os escribas, o Senhor Jesus disse:
 "Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado." Mateus 23.12








UNIVERSAL SOCIAL NA FUNDAÇÃO CASA DE CAMPINAS.

 Voluntários e Jovens do dose mais forte da Igreja Universal do Reino de Deus, mostraram todo desempenho neste último domingo  na Fundação Casa de Campinas em mais um evento recheado de atividades para os internos e funcionários. Para dar início ao evento, o Pastor Geraldo Vilhena Coordenador Estadual de Evangelização, nas unidades da Fundação Casa de São Paulo,fez uma oração e pediu para que Jesus abençoa-se a unidade e os adolescentes, e suas respectivas família.
Amauri um integrante do dose mais forte, passou o seu testemunho, Esteve presente também Robson Freitas ex- viciado em drogas, como crack ,cola maconha, lança perfume cocaína entre outras drogas na qual pelo envolvimento com as drogas teve uma perna amputada, no qual todos os adolescentes se emocionaram com o testemunho.








Para finalizar, o evento foi servido muito bolo, algodão doces, e refrigerantes e sorvete.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1