quarta-feira, 24 de abril de 2013

Magras demais



Doenças graves e transtornos psicológicos são algumas das consequências do emagrecimento exagerado

A advogada Sônia Dattoli, de  29 anos, não guarda boas recordações de sua adolescência. O sonho de ser magra e bonita prejudicou a sua saúde. Dos 13 aos 17 anos, sofreu com a magreza excessiva. Com 1,75 m de altura, pesava 51 kg, o que gerava brincadeiras e críticas de crianças e adolescentes. Para piorar, a quase subnutrição prejudicava a saúde e a resistência física.

“Sofria com as brincadeiras na escola. Mas o importante era me sentir bonita e magra como as mulheres da tevê”, lembra.

Muito magra, teve resistência imunológica diminuída, correndo o risco de afecções respiratórias, ósseas e infecciosas. O resultado foi uma anorexia nervosa – transtorno alimentar caracterizado por uma distorção da própria avaliação da imagem corporal e pela perda de peso. “Evitava comer por causa do medo intenso de ganhar peso”, recorda.

O endocrinologista Ronaldo Brígido de Almeida alerta que a magreza pode ainda estar relacionada a problemas de autoestima, insatisfação com a imagem corporal e até depressão. “Em mulheres, a magreza causa um desequilíbrio do sistema hormonal, levando a alterações menstruais e infertilidade. Como se não bastasse a ingestão alimentar pequena, as pessoas com anorexia nervosa têm purgações como vômitos provocados, excesso de exercícios físicos ou uso exagerado de diuréticos e laxantes”, salienta.

O médico dá uma dica para quem se sente muito magro e quer ganhar peso: “O melhor caminho é a prática de atividade física orientada para o ganho de massa muscular. Isso aliado a uma alimentação adequada, que dê suporte ao ganho de peso sem provocar danos à saúde”, sugere.

Ronaldo Brígido, no entanto, lembra que aumentar a quantidade de alimentos ou ingerir mais massas, doces e gorduras não é o melhor caminho para um ganho de peso saudável. “É perigoso consumir gorduras de forma exagerada. O resultado pode elevar os níveis de gordura no sangue e predispor a problemas cardiovasculares. O consumo excessivo de açúcares, em geral, também pode trazer consequências à saúde”, pondera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1