segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Compulsão por compras


Desde pequeno, João (nome fictício), de 31 anos, fazia compras por impulso, mas o hábito virou um problema na fase adulta. "Todos os dias, comprava coisas que não precisava". Em 3 anos, ele acumulou uma dívida de R$ 40 mil que não conseguia pagar.

Há 4 anos João frequenta as reuniões dos Devedores Anônimos, grupo que reúne pessoas que têm em comum a compulsão financeira, mas ainda não está curado. "Estou em tratamento."

A especialista em consumo compulsivo do Hospital das Clínicas de São Paulo, Tatiana Filomensky, explica que a compulsão por compras (ou oniomania) pode estar ligada a fatores emocionais. "O comprador busca prazer e alívio para ansiedade, raiva e angústia." O tema foi abordado na comédia "Delírios de Consumo de Becky Bloom" (foto), em 2009: Rebecca (Isla Fisher) é uma jornalista endividada que se torna colunista de finanças e passa a fugir de credores e do passado de consumo sem limites. Na vida real, a jornalista Mara Luquet chegou a falir. No livro "Tristezas Não Pagam Dívidas" (Saraiva), ela conta como recuperou a saúde financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1