terça-feira, 10 de julho de 2012

Igreja inovadora


IURD completa 35 anos e cada vez mais surpreende com seu trabalho



Uma grande parcela do crescimento de evangélicos no Brasil se deve à Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) ao longo dos 35 anos de fundação, completados no último dia 9 de julho. A história começa com um jovem evangélico que largou seu emprego, como funcionário público, para se tornar pastor e pregar em um coreto, no Jardim do Méier, bairro da zona norte do Rio de Janeiro. Com trabalho de evangelização, bispo Edir Macedo expande a IURD para outros Estados e países, transformando a Igreja na segunda maior denominação evangélica do País, sendo a primeira no segmento neopentecostal. Hoje, a Igreja Universal está presente em quase 200 países, tendo milhões de fiéis que são atraídos pelos trabalhos sociais, campanhas de evangelismo e também pelos programas de televisão, rádio e internet.


Atualmente, a IURD contabiliza grandes concentrações e investimentos na literatura e na mídia. Além daFolha Universal, com distribuição nacional e internacional e tiragem de 1,8 milhão exemplares, a Igreja criou a "Rede Aleluia", grupo de rádios evangélicas espalhadas pelo País, além de investir em revistas, gravadoras e no portal Arcauniversal, que já foi até tema de mestrado. Com conteúdo diversificado, o internauta encontra ainda editorias com notícias do mundo cristão, estudos bíblicos, curiosidades, reflexões, dicas e o blog do Bispo Macedo, que é campeão de acessos.




A IURD desenvolve, ainda, projetos de inclusão social, como o programa de alfabetização de jovens, adultos e idosos; de prevenção às drogas; e ainda o Jovem Nota 10, que prepara adolescentes para o mercado de trabalho, apontado como destaque do Força Jovem. Além disso, ela mantém programas de evangelização em cárceres e hospitais.


Outros grupos, como "A Gente da Comunidade", AMC, "Evangelização", Escola Bíblica Infantojuvenil - E.B.I e Godwllywood ("Sisterhood", "Pré-Sisterhood", "A Mulher V", "Raabe"), também fortalecem o trabalho da IURD não só no Brasil como em outros países.




A cada projeto que realiza, a Igreja pensa no povo: seu bem-estar espiritual e conforto. A IURD padronizou seus templos, que são climatizados, confortáveis e as pessoas têm um lugar digno para buscar a Deus. A organização da Igreja é singular e este é um dos maiores segredos do seu sucesso. Em qualquer país onde a Igreja está radicada, as reuniões são as mesmas. A Palavra é direcionada para que as pessoas possam ficar livres das mazelas pessoais, principalmente, em relação a vícios, doenças, problemas familiares e sentimentais e libertação espiritual.


Sempre à frente do seu tempo


• Templo de SalomãoProjeto idealizado a partir de instruções bíblicas, o Templo de Salomão, que está sendo construído no Brás, região central de São Paulo, segue a réplica fiel do templo original construído no século XI a.C. A inspiração surgiu quando o bispo Edir Macedo, líder e fundador da Igreja Universal, e demais bispos e pastores estavam em uma viagem de peregrinação à Terra Santa. A megaconstrução terá 126 metros de comprimento e 104 metros de largura, dimensões que superam as de um campo de futebol oficial. São mais de 70 mil metros quadrados de área construída num quarteirão inteiro de 28 mil metros. A altura de 55 metros será quase duas vezes a altura do Cristo Redentor. Com previsão de entrega para daqui a 4 anos, a obra será um marco na história da IURD.


• Centro Cultural Jerusalém


O CCJ é um ponto turístico oficial do Rio de Janeiro. A maquete pode ser visitada na Avenida Dom Hélder Câmara, 4.242, em Del Castilho, zona norte do Rio de Janeiro. Os visitantes vivenciam experiências marcantes, através da exposição permanente da réplica de Jerusalém da Época do Segundo Templo, e conhecem a história de um verdadeiro patrimônio da humanidade: a cidade de Jerusalém, em Israel. A maquete é a segunda existente no mundo. Ocupa 736,7 metros quadrados e recebe mensalmente, em média, 4 mil pessoas. No CCJ os visitantes também encontram outras exposições e eventos. O Centro funciona diariamente, das 9 horas às 18 horas. As visitas podem ser marcadas pelo site www.centroculturaljerusalem.com.br ou pelo telefone (21) 2582-0140. O ingresso custa R$ 10, com meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos.


Preocupação com o social


Em sua trajetória, a Igreja Universal do Reino de Deus pauta os seus ensinamentos na Bíblia Sagrada, mas busca levar às pessoas ferramentas de como usar a fé, de forma inteligente. Além das grandes concentrações de fé, algumas iniciativas da IURD mobilizaram milhares de pessoas:


Bullying – Realizado pela Escola Bíblica Infantojuvenil (EBI), o evento "Juntos contra o Bullying", com passeatas em todo Brasil, conscientizou pais, alunos, educadores de como este tema precisa ser discutido pela sociedade.


AIDS – Alerta para prevenção da AIDS e distribuição de camisinhas na África, em 2007.


Violência doméstica – "Rompendo o Silêncio" (foto acima) foi o nome da passeata, que alertou as mulheres a não aceitar a violência doméstica no Brasil e em vários países.


Drogas – Este ano o Força Jovem Brasil organizou a campanha nacional "Crack: tire esta pedra do seu caminho". O evento mobilizou e beneficiou milhares de jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1