sexta-feira, 30 de março de 2012

Veneno contra rugas.

Celebridades apostam em cremes à base de veneno de abelha para tratar marcas de expressão e sinais da idade


Enquanto muitas mulheres fogem das abelhas com medo das ferroadas, celebridades internacionais estão apostando em cosméticos à base do veneno desses insetos produtores de mel, para eliminar as rugas e marcas de expressão. Com a pele digna de uma mulher da corte, a duquesa Kate Middleton e a princesa Camilla Parker Bowles usam produtos com melitina, aminoácido presente no veneno de abelha. Além delas, a ex-Spicy Girls Victoria Beckham e as atrizes Michelle Pfeiffer e Gwyneth Paltrow também são adeptas da substância para manter a pele livre dos sinais de envelhecimento.


As brasileiras não precisam enrugar a testa de preocupação, pois cremes hidratantes à base da substância já estão disponíveis no mercado nacional. Um laboratório no interior de São Paulo desenvolveu um cosmético que contém, além de própolis, o princípio ativo do veneno. "A melitina ‘engana’ o organismo, dando a sensação de uma picada de abelha. Isso faz o corpo se defender e produzir colágeno (proteína que dá sustentação à pele), eliminando as células mortas e diminuindo as rugas", diz o técnico agrícola e apicultor Ciro Protta, sócio da Protta Cosméticos Ativos. Segundo ele, que desenvolve pesquisas com abelhas há mais de 20 anos, o produto também é indicado para o alívio de dores nas articulações.


Apesar do sucesso entre as celebridades, especialistas ainda questionam o uso da melitina no tratamento das marcas de expressão. "É preciso mais estudos científicos para dizer se funciona ou não", diz Meire Brasil Parada, médica colaboradora do Departamento de Dermatologia (Unidade de Cosmiatria) da Universidade Federal de São Paulo. Segundo ela, é preciso estar atenta às reações alérgicas a produtos cosméticos. "Em caso de vermelhidão e inchaço intenso, seguido de coceira, suspenda imediatamente o creme e procure um dermatologista", alerta.

Um comentário:

  1. Bom, ainda bem, que não precisa, a abelha dar a picada. será que funciona mesmo? só vendo pra crer....

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1