sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Deboche fardado

Comportamentos incompatíveis com a posição de militares uniformizados e em serviço mostram a falta de comprometimento e responsabilidade de alguns oficiais

Da redação

redacao@folhauniversal.com.br


A conduta de oficiais fardados e em horário de serviço chamou a atenção em recentes episódios ocorridos no Brasil e também no exterior. Consumo de álcool, simulação de ato sexual e dança sensual estão entre as estripulias cometidas por militares, que tiveram grande repercussão após cair na internet.


Um caso que ganhou bastante destaque em todo o País nas últimas semanas foi o de um policial militar de Santa Catarina flagrado simulando ato obsceno com a escultura de uma vaca exposta no centro de Florianópolis, enquanto dois colegas registravam tudo e um terceiro dava risada. A foto foi tirada em novembro de 2011, mas a imagem foi divulgada apenas no último dia 30. A Polícia Militar (PM) catarinense disse que já afastou os oficiais e que o caso está sendo investigado.


"Condutas incompatíveis com as estabelecidas em nossos códigos e regulamentos são combatidas e repudiadas pelos militares compromissados com seu trabalho", informou a PM de Santa Catarina. A corporação disse ainda que instaurou uma sindicância e que os militares respondem a processo administrativo.


Outro episódio que chamou a atenção ocorreu em Araucária, região metropolitana de Curitiba (PR), onde um soldado e um aluno-soldado foram fotografados com cerveja em um evento automobilístico. Segundo a PM do Paraná, os dois foram transferidos para funções administrativas até o caso ser apurado. Como beber em serviço é crime, segundo o regimento da corporação, os dois podem ser presos ou expulsos da PM. Já se eles estavam de folga, podem ser punidos com advertência ou afastados das ruas por estarem fardados.


O terceiro caso recente ocorreu em Israel, onde 11 soldados aparecem em um vídeo dançando a coreografia da música "Ai se eu te pego", de Michel Teló, em um campo de treinamento das Forças de Defesa de Israel. O vídeo fez sucesso na internet, mas foi retirado rapidamente. Os soldados foram advertidos depois da repercussão em meios de comunicação israelenses.


"Casos que chamam a atenção por conduta não condizente com a posição são passíveis de serem repreendidos, pois o oficial fardado representa a PM", apontou a assessoria de imprensa da corporação em São Paulo, reforçando que não há punição direta apenas levando em conta as imagens, pois o oficial tem o direito de se defender.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1