sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Vaidade juvenil


VAIDADE INFANTIL: INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS VOLTADOS EXCLUSIVAMENTE PARA O PÚBLICO INFANTIL GERA LUCROS SUPERIORES A R$ 100 MILHÕES NO BRASIL, O QUE FAZ DO PAÍS O NÚMERO UM DO MUNDO EM VENDAS NESSE SETOR; ESPECIALISTAS, NO ENTANTO, ALERTAM PARA OS RISCOS A QUE AS CRIANÇAS ESTÃO SUBMETIDAS AO CONSUMIREM ESSES PRODUTOS

TODAS AS CADEIRAS ESTÃO OCUPADAS, INCLUSIVE AS DE ESPERA. O telefone, solicitando novos agendamentos, não para de tocar. Cabeleireiros e maquiadores correm de um lado para outro, e cosméticos circulam por todos os lados do salão situado no nobre bairro paulistano dos Jardins. Até aí, nada de mais, não fosse toda essa agitação estar ocorrendo por causa de uma festa de aniversário de uma criança de sete anos. Lá dentro, a cliente mais velha tem 12 anos; a mais nova, dois.

O QUE ANTES SE TRATAVA SÓ DE UMA BRINCADEIRA PARA IMITIAR OS ADULTOS, hoje se transformou num negócio altamente lucrativo, o que faz do Brasil, atualmente, o número um do mundo em venda de cosméticos especializados para o público infantil, setor que tem gerado lucros anuais superiores a R$ 100 milhões.

PARA OS ESPECIALISTAS, NO ENTANTO, ESSA NOVA TENDÊNCIA DEVE SER VISTA COM RESSALVAS PELOS PAIS.. Os dermatologistas explicam que a pele das crianças é mais sensível e por isso absorve em maior quantidade as substâncias contidas na maquiagem, podendo causar alergias graves. "Mesmo que a alergia não apareça de imediato, com o passar do tempo a pele da criança absorve essas substâncias e, consequentemente, as alergias podem aparecer até com produtos que não tenham nada com a maquiagem", explicam.

INFÂNCIA EM EXTINÇÃO

MAS NÃO É APENAS A APARÊNCIA FÍSICA DAS CRIANÇAS QUE TEM MUDADO COM ESSE COMPORTAMENTO. Médicos e psicólogos alertam para as consequências de os novos tempos estarem liquidando precocemente a infância. Pesquisas mostram, por exemplo, que há duas ou três gerações, a adolescência começava a se manifestar física e comportamentalmente depois dos 15 anos de idade. Hoje, ela começa a dar seus sinais bem antes disso, próximo dos nove ou 10 anos, no máximo. "Aos 17, é muito comum uma adolescente já ser mãe, ter experimentado vários relacionamentos, sustentar vícios e ter definido, nesta fase, quais serão os rumos definitivos de sua vida", alertam os pesquisadores.

AINDA DE ACORDO COM AS PESQUISAS, um das consequências mais perigosas do extermínio silencioso da infância pode ser o aumento do número de crime de pedofilia e de gravidez na adolescência, que tem aumentado de forma proporcional ao amadurecimento repentino dessa geração. "Com corpos completamente definidos antes dos 15 anos, muitos criminosos do sexo alegam que jamais pensariam estar tentando ter relação sexual com uma menor", dizem os especialistas. Esse tipo de depoimento, de acordo com as secretarias de Segurança Pública do País, tem sido o mais ouvido nas delegacias de polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1