sábado, 12 de novembro de 2011

Solteiros(as),sim;sozinhos(as),nunca.



"SOZINHAS NA MULTIDÃO": PAÍS TEM CERCA 30 MILHÕES DE MULHERES SOLTEIRAS, SENDO QUE 20 MILHÕES TÊM ENTRE 20 E 40 ANOS, NUNCA SE CASARAM, NEM PRETENDEM SE CASAR



SEJA POR OPÇÃO OU CONTINGÊNCIA, o fato é que nunca houve tanta mulher sozinha no mundo. E a causa para esse crescente número de “solitárias” está longe de ser a escassez de homens. Prova disso é que o último censo do IBGE, realizado no ano passado, mostrou que em todo o Brasil existem mais de 62 milhões de solteiros: cerca de 32 milhões de homens e 30 milhões de mulheres. Existem no País, portanto, algo em torno de 2 milhões de homens sem uma parceira.

O LEVANTAMENTO MOSTROU também que existam cerca de 20 milhões de brasileiras entre 30 e 40 anos que ainda não se casaram. Grande parte desse grupo afirma não se importar com essa situação uma vez que o matrimônio não é uma meta de vida. Mais da metade desse universo (53%) não pretende se casar.

NOS ESTADOS UNIDOS, a porcentagem de mulheres dessa mesma faixa etária que preferiu a vida de solteira, era, há 30 anos, por volta de 6%. Esse índice cresceu vertiginosamente de lá para cá. Hoje, elas já são 22%. De acordo com especialistas, a ascensão da mulher no mercado de trabalho, em boa parte do mundo, é um fator preponderante na hora de escolher entre vida sentimental e profissional.

MULHER DE 30 ONTEM E HOJE

EM 1986, a probabilidade de uma mulher de 35 anos se casar era de 5%. Em 2001 sociólogos da Universidade de Princeton corrigiram a conta – “as chances de encontrar companheiro são de 97% entre mulheres brancas com curso superior aos 35 anos”. Mesmo assim, seja por escolha ou motivos de perda ou separação, a mulher tem, sim, optado bem mais por ficar sozinha que há duas ou três décadas.

APESAR DA MUDANÇA de comportamento generalizada, as solteiras ainda sofrem preconceitos, mas um preconceito “camuflado”, dizem os cientistas sociais. É o que confessa sentir a arquiteta Gabriela, de 38 anos que, sozinha, sustenta a filha. “Aguentar as brincadeirinhas e ser rotulada de encalhada a todo momento não é fácil”, diz. “Mesmo assim, casar não está nos meus planos”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1