sábado, 19 de novembro de 2011

Papo de boteco


OS 750 MIL BARES E RESTAURANTES BRASILEIROS DÃO EMPREGO A MAIS DE 4,5 MILHÕES PESSOAS E FORMAM 1,5 MILHÃO DE PEQUENOS EMPRESÁRIOS; POR OUTRO LADO, O HÁBITO DE CONSUMIR ÁLCOOL VEM SE EXPANDINDO NA MESMA PROPORÇÃO QUE ESSES ESTABELECIMENTOS



NO BRASIL, OS BARES, JUNTAMENTE COM OS RESTAURANTES, estão entre as três atividades econômicas que mais geram lucros. Juntos, esses estabelecimentos empregam cerca de 4,5 milhão de pessoas e são responsáveis por formar 1,5 milhão de pequenos empresários. O setor é, portanto, o que mais emprega no País, ficando atrás apenas da construção civil.

SÓ A CIDADE DE SÃO PAULO CONTA COM MAIS DE 70 MIL BARES que vendem bebidas no balcão, os chamados de 'pontos de dose'. Já os estabelecimentos diferenciados e temáticos, que oferecem produtos, serviços ou decoração mais sofisticada, somam mais de 8 mil unidades na cidade. Em todo o País são 750 mil. Os dados são da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

MAIS BARES, MAIS OFERTA DE ÁLCOOL

COM A PROPAGAÇÃO DE BARES CADA VEZ MAIS SOFISTICADOS, que agora têm migrado também para as cidades do interior, o número de jovens e adultos consumidores de bebidas alcoólicas também tem aumentado. No Brasil, dos anos 90 até agora , o Ministério da Saúde mostrou que, somente entre as mulheres, a participação delas entra a população alcoólatra mais do que triplicou, passando de 10% para 33%. Na faixa entre 14 e 17 anos, 6% das meninas e 10% dos meninos foram classificados como consumidores compulsivos de álcool, o que equivale a cinco doses ou mais ingeridas no mínimo uma vez por semana.

AINDA DE ACORDO COM O MINISTÉRIO DA SAÚDE, o hábito de consumir álcool, na quase totalidade dos casos, começa em casa e, posteriormente, passa a ser cultivado nos bares. Na faixa entre 14 e 17 anos, o Ministério calcula em 6% o número de meninas e em 10% o de meninos classificados como consumidores compulsivos de álcool. A maioria (53%) foi apresentada ao álcool pelos pais. "Ao completarem a maioridade, esses adolescentes deixarão de consumir álcool em casa e irão para os bares", alerta a Secretaria Nacional Antidrogas.

AGORA É LEI

DESDE OUTUBRO, A LEI 698/2011 PROIBE A VENDA, A OFERTA, O FORNECIMENTO, a entrega e a permissão de consumo de bebida alcoólica no Estado de São Paulo, ainda que gratuitamente, aos menores de 18 anos de idade. Os estabelecimentos que não cumprirem a lei, estão sujeitos à multa, interdição e até a cassação da inscrição no ICMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1