MORRE AMY WINEHOUSE: COM UMA VOZ QUE CONDENSAVA TIMBRES COMO OS DE BILLIE HOLIDAY, ETTA JAMES, NINA SIMONE E ARETHA FRANKLIN, AMY ENTRA PARA A GALERIA DOS GRANDES NOMES DA MÚSICA MUNDIAL MORTOS AOS 27 ANOS
Amy Winehouse, a maior voz da moderna soul music, se une a uma galeria de expoentes da música pop mortos aos 27 anos, no auge da fama e da criatividade. Foi assim com o guitarrista Jimi Hendrix, Janis Jopli, Jim Morrison e Kurt Cobain. Em comum além da pouca idade, todos eles tiveram um talento profundo e raro, mas também problemas relacionados à fama, ao abuso de álcool e de drogas pesadas.
LIGAÇÃO ANÔNIMA
Na manhã de sábado, 23 de julho, uma ligação anônima à polícia pedia socorro a uma jovem desfalecida em um prédio de Camden, no norte de Londres. A pessoa que fez o chamado já foi identificada, mas seu nome continua em sigilo. Assim que os paramédicos chegaram ao local constataram que a “jovem desfalecida” não respirava. Amy Winehouse foi então declarada morta. Minutos depois, a notícia já percorria o mundo.
SEM EXPLICAÇÃO
Um porta-voz da polícia britânica afirmou que a morte de Amy, por enquanto, ainda não tem explicação. Os paramédicos que a atenderam também não arriscam palpites, apesar do histórico de vida de Amy ser conhecido por todos. Somente a autopsia, prevista ainda para esta segunda-feira (27), poderá afirmar com exatidão a causa da morte de Amy. Mesmo assim, um amigo próximo da cantora disse, em entrevista para o site TNZ, que Amy esteve num famoso pub da cidade um dia antes de morrer, onde teria comprado cocaína e ecstasy.
GRITOS
Na madrugada de sexta-feira, poucas horas antes de Amy morrer, um vizinho de flat dela, que também preferiu não se identificar, disse em entrevista para a mídia britânica ter ouvido gritos vindos do apartamento de Amy. “Era como se alguém estivesse gritando de dor, de muita dor”, disse. O depoimento será investigado pela polícia.
TRAJETÓRIA
1983: nasce, em um subúrbio do norte de Londres, Amy Winehouse.
1993: forma um grupo de rap chamado “Sweet’n Sour” Ingressa naSylvia Young Theatre Scholl.
2003: lança o primeiro álbum, intitulado “Frank”. O disco teve boa recepção pública, mas Amy se diz insatisfeita.
2006: sofre um longa crise depressiva, o que a obriga a se afastar dos palcos. De volta, lança Back to Black, álbum que lhe rende 5 prêmios Grammy
2007: casa-se com Blake Fielder-Civil, que é preso pouco tempo depois.
2008: é detida após brigar em uma festa de Natal. Seu pai anuncia que ela tem enfisema provocado pelo consumo excessivo de drogas. Amy nega. É internada em uma clínica de recuperação.
2009: nova internação. É processada por agredir um homem que a fotografou bêbada, no Natal.
2011: faz sua primeira turnê pelo Brasil, com shows no Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis e Recife. Em junho, cancela o show que faria em Belgrado. No dia 23, é encontrada morta em seu falt, no norte de Londres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário