segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Tabus dos homens.



"Na próxima década, cerca de 500 mil brasileiros irão morrer por terem se recusado a afazer um simples exame que dura menos de dez minutos para ser concluído"
Apesar das campanhas promovidas anualmente pelo Ministério da Saúde, estima-se que apenas 32% dos brasileiros com idade entre 40 e 70 anos fazem o toque retal para detectar o câncer de próstata, o tumor que mais mata homens acima dos 50 anos. Já o PSA - procedimento que, por ser feito a partir de coleta de sangue, dispensa o toque - é feito por 47% dos homens. Os dois exames são indicados a partir dos 45 anos. Nos Estados Unidos, recomenda-se fazer o primeiro exame cinco anos antes, ou seja, a partir dos 40.
De acordo com os médicos, o câncer de próstata é o que mais mata homens adultos com mais de 50 anos em todo o mundo, mesmo a cura sendo possível em 90% dos casos, se a doença for descoberta ainda no estágio inicial. O câncer de próstata é, também, o segundo que mais mata por causa do diagnóstico tardio. A doença, nos estágios iniciais, não tem sintomas, mas tem cura. "Por isso que o exame periódico é tão importante, explicam os médicos. "É possível passar até dez anos com tumor na próstata sem sentir nada", alertam
Outro ponto que deve ser levado em conta é que, diferentemente do que acontece com a maioria dos outros tipos de doença, não existe nada cientificamente provado capaz de prevenir o câncer prostático. Nem mesmo investir em qualidade de vida, cuidar da alimentação e praticar exercícios com regularidade são garantia de retardar o aparecimento desses tumores. A única forma de prevenir a doença é por meio do exame de toque.
"O único método preventivo do câncer de próstata é se submeter ao exame. Não seja irracional pensando que estará perdendo sua masculinidade, que estará se humilhando apenas por um toque, seja consciente e faça o exame e tranquilize quem te ama", aconselham os especialistas.
Para o Ministério da Saúde, esse é o tipo de preconceito que mais tem matado no Brasil. Prova disso é que, na próxima década, cerca de 500 mil brasileiros irão morrer por terem se recusado a fazer um simples exame que dura menos de dez minutos para ser concluído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1