terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

“Ele me mandava deitar de bruços e brincar com o trenzinho elétrico do meu irmão.

Como superar a agressão sofrida na infância?

Em todo o mundo, mais de 200 milhões crianças já foram vítimas da pedofilia
















“Ele me mandava deitar de bruços e brincar com o trenzinho elétrico do meu irmão. E me atacava sexualmente. Ele falava comigo enquanto o fazia, sussurrando que eu era uma menina boa e que aquele era o nosso segredo.” A declaração de Dylan Farrow, de 28 anos, publicada no jornal The New York Times no início deste mês, chocou o mundo inteiro não apenas pela descrição dos fatos, mas pela acusação. Dylan é filha adotiva da atriz Mia Farrow e do consagrado cineasta Woody Allen, a quem atribui a violência sofrida. Agora, mais de 20 anos depois, ela quebrou o silêncio para revelar o que a memória não conseguiu apagar.
O caso parece um roteiro de ficção, mas, segundo Dylan, é real. “Desta vez, decidi não desmoronar”, afirmou na carta, publicada depois que o pai adotivo foi indicado mais uma vez ao Oscar. O diretor coleciona premiações e, recentemente, recebeu o Globo de Ouro pelo conjunto da obra. Allen negou as acusações e considerou a carta “falsa e infame”. Dylan declarou, em seguida, que as justificativas são cheias de distorções e mentiras. “Woody Allen tem um arsenal de advogados e publicitários, mas a única coisa que ele não tem do seu lado é a verdade.”
A polêmica traz à tona um tema que ainda é pouco discutido pela sociedade, apesar de acontecer com muito mais frequência do que se imagina: o abuso sexual infantil. Em todo o mundo, mais de 200 milhões de crianças já foram vítimas de violência sexual, segundo o relatório da ONG Plano Internacional. Com base em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que cerca de 150 milhões de meninas e 73 milhões de meninos já sofreram esse tipo de violência.
No Brasil, o abuso sexual infantil é o segundo tipo de agressão mais comum contra crianças de zero a nove anos, aponta dados do sistema de Vigilância de Violência e Acidentes (Viva), do Ministério da Saúde. Também é a segunda agressão mais cometida contra adolescentes de 10 a 14 anos. Na maioria dos casos, é cometida por pais, familiares ou alguém que convive de forma próxima, como amigos e vizinhos.
Pedófilo?
O escândalo envolvendo a filha adotiva não é a única polêmica na vida de Woody Allen. Em 1992, a atriz Mia Farrow, então companheira do diretor, descobriu que ele se relacionava com Soon-Yi Previn, filha adotada por ela quando ainda vivia com o músico André Previn. Na ocasião, Mia descobriu fotos de Soon-Yi, que tinha 19 anos, nua, no apartamento de Allen. A separação aconteceu após a confirmação de que Allen e Soon-Yi mantinham um caso. As acusações de abuso sexual contra Dylan surgiram logo depois. O diretor nunca foi julgado pelas acusações.
Hollywood coleciona casos semelhantes. Em 1977, o diretor Roman Polanski violentou a modelo Samantha Geimer, então com 13 anos. Ele confessou a agressão e é considerado fugitivo pela Justiça norte-americana desde 1978, quando deixou os Estados Unidos sem autorização após ter sido declarado culpado. No ano passado, Samantha lançou uma autobiografia em que revela que perdoou o diretor. “Virei a página.”
O abuso sexual infantil é crime e não está limitado a classe social, cultura ou país (leia mais na página 16). Você, certamente, já ouviu algum relato, seja de pessoas comuns, seja de famosos, que não escaparam desse tipo de agressão. A apresentadora Oprah Winfrey revelou em seu programa de tevê, ao vivo, que foi vítima de abuso sexual na infância. Ela foi molestada por um primo, um tio e um amigo da família dos 9 aos 13 anos.
Apesar das dificuldades, conquistou prestígio profissional e se tornou uma reconhecida ativista contra o abuso sexual. Ela não é a única. Quem sofreu esse tipo de abuso sabe o quanto a dor e as marcas podem permanecer ao longo da vida. A nadadora Joanna Maranhão, hoje com 26 anos, revelou em 2008 que foi violentada pelo próprio técnico, aos 9 anos. A revelação contribuiu para que uma lei com o nome dela entrasse em vigor.
Superação
Alanna Lucila Vaz, de 31 anos, aprendeu a ser mais forte após o sofrimento vivido. Ela foi violentada pelo padrasto dos 5 aos 12 anos. A situação só chegou ao fim quando a mãe se separou do agressor. Mas o estrago já estava feito e a vida de Alanna já estava virada de cabeça para baixo. Sua juventude foi conturbada. Ela virou usuária de drogas e até traficante. O casamento, marcado por agressões físicas e psicológicas, não durou.
Para se livrar das consequências do trauma, foi preciso ter fé para superar os desafios que, sozinha, ela não conseguia solucionar. Ela perdoou a mãe, que não a defendeu nos momentos de abuso cometido pelo padrasto. A partir daí, a tristeza sentida foi transformada em alegria.
Evelyn Higginbotham foi ainda mais longe. Ela vivia em uma família de aparência feliz e perfeita. Mas com apenas 3 anos de idade foi abusada sexualmente pela primeira vez. O agressor? O próprio pai. “Quando eu contei para a minha mãe, ela ficou com raiva de mim. Não acreditou e disse que eu tinha a mente suja.”
Ela não entendia que o comportamento do pai era uma agressão, mas soube que se tratava de abuso sexual quando conversou com a irmã e descobriu que ela também tinha sido violentada. “Eu comecei a tentar entender o motivo. Acho que alguma coisa aconteceu com ele na infância, não sei. Mas eu tinha que ter compaixão. Foi difícil, mas eu sabia que tinha que perdoá-lo. Sabia que, se ficasse com mágoa em meu coração, ficaria machucada para o resto da vida.”
O pai de Evelyn estava com Alzheimer nos últimos dias de vida. Ele não falava nem se movia. Ainda assim, ela foi até ele, sem julgamentos e sem acusações, e disse que o perdoava. “Eu tenho que agradecer a Deus, porque eu tive essa oportunidade de falar antes de ele morrer. De falar e de perdoar e ficar em paz.”
A postura de Dylan Farrow, filha adotiva de Allen, não é essa. Ao contrário, ela deixa claro o desejo de justiça em suas cartas e declarações. Evelyn, por sua vez, desconsiderou qualquer tipo de vingança e buscou a reconciliação. Não foi uma tarefa fácil, pois o trauma jamais será esquecido. Perdoar não é esquecer, mas escolher ser livre de raiva e rancor. É o poder de transformar todo o trauma em experiência e usá-la para fazer a diferença.
“Cada vez que dou conselhos, aprendo mais e me sinto mais forte”, contou Evelyn em entrevista ao programa The Love School, comandado pelos apresentadores Renato e Cristiane Cardoso. O perdão ajudou Evelyn a se livrar das consequências negativas que o abuso deixou. E deu forças para que ela pudesse ajudar outras mulheres que passaram pela mesma situação.
Dylan parece ter sofrido as marcas da agressão e da impunidade durante toda a vida. Ver o pai adotivo pagar pela violência descrita por ela pode contribuir na superação do trauma, mas não será suficiente. Mesmo que uma condenação seja feita, o que parece improvável, ela terá de buscar forças dentro de si para perdoar. E também usar a experiência vivida como motivação para se tornar mais forte, como fez Evelyn. O perdão tem uma importância fundamental no momento de superação. Mais do que isso, é indispensável para que a vítima consiga viver em paz e livre de sentimentos ruins.


UNIVERSAL NA FUNDAÇÃO CASA



Com o objetivo de levar alegria, fé e conforto às adolescentes que cumprem medida socioeducativa na UI Parada de Taipas, da Fundação CASA, integrantes da Associação das Mulheres Cristãs (AMC) realizou  uma grande festa no dia Internacional da Mulher com direito até a tratamento de beleza. 
A festa teve salgados, doces e refrigerantes, e foi embalada pelas belas canções dos músicos Isis Regina e Gibe, ex-integrante do grupo Originais do Samba, que fizeram a alegria das jovens. Porém, o que mais empolgou as adolescentes foi a oportunidade de realizar tratamento de beleza com limpeza de pele, corte de cabelo e serviços de manicure. 










Ao final, integrantes da AMC entregaram kits de maquiagem para todas meninas e um vaso de flores. Para a presidente da associação, Rosana Gonçalves Oliveira, o encontro é uma grande oportunidade de ajudar o próximo. “É uma alegria enorme estarmos aqui, onde temos a oportunidade de falar do amor de Deus”, disse a diretora, que também fez uma oração para cada menina presente na festa. 








A parceria com a Associação das Mulheres Cristã é feita por meio do Programa de Assistência Religiosa (PAR) da  objetivo é possibilitar aos adolescentes interessados, acesso a algum tipo de religião.
Para a encarregada técnica da Unidade, Débora Cristina Carone, a parceria é um bom exemplo na recuperação das jovens. “Esse trabalho é essencial para reinserir nossas adolescentes à sociedade”.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1