quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Os frutos da gratidão

Cientistas apontam ganhos, ao longo do tempo, na qualidade de vida de quem é grato na adolescência


Que um simples “obrigado” faz bem a quem o diz e a quem o ouve, todo mundo sabe. Só que agora a própria ciência comprova. Uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado da Califórnia (CSU, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, aponta que adolescentes que usam de gratidão no dia a dia têm mais chances de felicidade ao longo da vida, bem como menos riscos de problemas nos estudos, nos relacionamentos e com vícios.

“Exercitar” a gratidão durante 4 anos da adolescência causa “significativas melhorias em autoestima, felicidade, esperança e atitudes positivas”, segundo Giacomo Bono, professor de psicologia da CSU. Sua pesquisa acompanhou a evolução da qualidade de vida de estudantes norte-americanos ao longo de 4 anos, com conclusões bem interessantes, relacionando os dados dos alunos mais gratos:
- Eles têm 15% mais convicção de que suas vidas têm um significado (uma dificuldade geralmente constante na adolescência);
- São 15% mais satisfeitos com suas vidas em vários aspectos (como família, estudos, vizinhança, amizades e autoestima);
- São 17% mais felizes e com boas perspectivas de vida;
- Têm uma queda de 13% das emoções negativas;
- Apresentam 15% menos sintomas depressivos.
Mesmo que os adolescentes não comecem com muita gratidão, há ganhos se eles a exercitam de maneira crescente ao longo da adolescência. “Exercitam” é uma palavra correta, pois o hábito de agradecer a Deus e aos semelhantes deve ser estimulado pela própria pessoa – e, claro, devem ser agradecimentos sinceros, e não por mera conveniência. Bono aponta, nos indivíduos que melhoraram sua gratidão ao longo dos 4 anos do estudo, consideráveis reduções nos níveis de: delinquência, abuso de substâncias como álcool e drogas, trapaça nas provas (a popular “cola”) e faltas às aulas.
Essas conclusões sugerem que “a gratidão está intensamente ligada a aspectos como cooperação, propósito de vida, criatividade e persistência”, diz Bono, que considera que os jovens gratos ajudarão a outros, mais tarde, passando adiante os valores da gratidão. “Isso pode ser do que nossa sociedade precisa para criar uma geração pronta para fazer a diferença.”, afirma.


 UNIVERSAL SOCIAL NA FUNDAÇÃO CASA
FALA VOLUNTÁRIO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1