sexta-feira, 31 de maio de 2013

Os riscos do consumo precoce Contato de crianças com bebida alcoólica aumenta chances para a compulsão






O gole despretensioso, feito só para provar ou experimentar uma bebida alcoólica, pode ser determinante na vida dos jovens. Uma pesquisa inédita feita pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) da Universidade de São Paulo (Unifesp) revela que, quando o primeiro gole é feito por menores de 12 anos, ele aumenta em 60% as chances de a criança se tornar um consumidor abusivo na fase da adolescência.

O estudo, feito a partir de entrevistas realizadas com 17 mil adolescentes de todo o Brasil (alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas), mostra o quanto é perigoso tornar o álcool uma bebida acessível à juventude. A pesquisa também apresentou outro dado relevante: 82% dos entrevistados afirmaram já ter consumido algum tipo de bebida alcoólica e, desse total, 11% experimentaram pela primeira vez ainda na infância.

Para a professora do Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp e uma das pesquisadoras responsáveis pelo estudo, Zila Sanches, o contato que a criança tem com bebidas na infância pode gerar um adolescente que ocasionalmente fica de porre e pode, sim, adquirir um padrão abusivo de consumo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 320 mil pessoas entre 15 e 29 anos morrem ao redor do mundo anualmente de causas relacionadas ao consumo do álcool. Apesar de proibida a venda para menores de 18 anos, a bebida alcoólica ainda é o primeiro tipo de droga que eles experimentam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1