terça-feira, 29 de maio de 2012

EM BUSCA DE JUSTIÇA NO BRASIL


JUSTIÇA NA BALANÇA: 98% DA PAPOLUÇÃO NÃO CONFIA NO PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO, QUE ESTÁ ENTRE OS CINCO MAIS LERDOS E BUROCRÁTICOS DO MUNDO, SEGUNDO REVELA O IBOPE


O índice de insatisfação com a Justiça brasileira bateu recorde histórico em 2010, quando 98%  da população reprovando a atuação do judiciário. Há menos de uma década os insatisfeitos representavam 85%. Como comparação, nos Estados Unidos esse número está em torno de, no máximo, 20% desde os anos 90. Os dados são do Ibope e foram coletados a partir de pesquisa realizada entre maio e junho de 2010 em oitos capitais brasileiras.

A descrença na Justiça do País é explicada por meio de casos como o de São Paulo, o Estado mais próspero da Federação, onde qualquer processo entre a primeira e a segunda instância leva, em média, sete anos e pode chegar a mais de 10 anos para ser julgado. E embora o Brasil já tenha embarcado na era científico-tecnológica, em mais de 27% das varas - a maioria no Nordeste -   a informática ainda é pouco ou nada utilizada. Nelas, ainda se encontram as velhas máquinas de escrever à mesa e profissionais pouco capacitados para trabalhar com as novas tecnologias.

De acordo com os especialistas, para amenizar  esse quadro, é preciso aprender com os outros países e examinar dados estatísticos de lugares onde a Justiça se mostre eficiente. Sabe-se, por exemplo, que o número de juízes no País é muito inferior aos padrões ideais. Na Alemanha, há um juiz para cada 3 mil habitantes. No Brasil , existe um juiz para cada 30 mil habitantes. Para chegar aos padrões europeus, portanto, o País teria de dar um salto dos atuais 15 mil juízes para algo em torno dos 156 mil.

BAIXA ESCOLARIDADE SE REFLETE NO DESEMPENHO DA JUSTIÇA

Além do difícil acesso a profissionais da área e principalmente com a falta de instrução, a baixa escolaridade do brasileiro se reflete diretamente no bom funcionamento da Justiça,  condição esta que o impossibilita de ter consciência de que está sendo lesados. Prova disso é que, também de acordo com o Ibope, 42% da população que compõe as classes C e D acredita que a Polícia Militar é o próprio Poder Judiciário. Para piorar o quadro, quando se recorre a uma causa, a morosidade do processo quase sempre vence a sociedade pelo cansaço, situação esta já esperada num país que está entre os cinco do mundo em ineficiência e burocracia do sistema judiciário

PRESO INJUSTAMENTE POR 19 ANOS

Marcos Mariano da Silva passou 19 anos de sua vida preso por um crime que não cometeu. E o pior: nunca teve direito a um julgamento. O caso ocorreu na região metropolitana de Recife, em 1976, quando Silva foi acusado de assassinato. Na época, Marcos Mariano dirigia um táxi e, durante uma parada para o almoço, um homem ferido se apoiou no carro dele e sujou o capô e o vidro de sangue. Esta suposta prova custou quase duas décadas de reclusão a ele.

Em setembro, o Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, reconheceu a injustiça cometida contra Marcos Mariano e se referiu ao episódio como "o maior erro judicial da história do Brasil". Na terça-feira daquele mês (22), Silva recebeu a notícia pela qual esperou a vida toda: iria receber a segunda parte da indenização, no valor de R$ 1 milhão. Aliviado, foi tirar um cochilo, como fazia todos as tardes. Por volta das 19 horas, no entanto, o "homem mais injustiçado do País" foi encontrado sem vida. Ele sofreu um infarto enquanto dormia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1