domingo, 27 de maio de 2012

SOLTEIROS POR OPÇÃO


APESAR DE A MAIORIA TER COMO META ENCONTRAR ALGUÉM PARA COMPARTILHAR A VIDA, CONFORME DETERMINAM AS LEIS DA NATUREZA HUMANA, DOUTRINAS FILOSÓFICAS QUE DEFENDEM QUE O HOMEM SÓ ATINGE A PLENITUDE SE VIVER SÓ GANHAM CADA VEZ MAIS ADEPTOS
O filósofo alemão Martin Heidegger (1889-1976) afirma, em sua obra intitulada "Ser e Tempo", que estar só é a condição original de todo ser humano, e que cada um de nós é só no mundo. É como se o nascimento fosse uma espécie de lançamento da pessoa à sua própria sorte, acredita.

"NO ESTADO DE SOLIDÃO, NÃO SE CORRE O RISCO
DE EXPERIMENTAR O GOSTO AMARGO DA FRUSTRAÇÃO"
(Martin Heidegger, filósofo alemão)

Ainda de acordo com Heidegger, o homem só pode ser considerado um ser autêntico quando aceita a solidão como o preço de sua própria liberdade. Em outras palavras, quando se está só, não se sente a responsabilidade da existência, uma vez que, nesta condição, vive-se exclusivamente para si. No estado de solidão, também não se corre o risco de experimentar o gosto amargo da frustração por não atingir objetivos. O isolamento não traz cobranças, tampouco expectativas próprias ou de terceiros.

"O HOMEM SÓ PODE SER CONSIDERADO
UM SER AUTÊNTICO QUANDO
ACEITA A SOLIDÃO"
(Martin Heidegger, filósofo alemão)

Apesar de tudo e de toda a liberdade física e emocional proporcionada pelo estado de solidão, é possível ser feliz sozinho? Para muitos filósofos, e também para Heidegger, sim, e essa é também a grande questão da existência. É por meio dessa premissa que se explica, de acordo com os pensadores modernos, a existência de mais de 60 milhões de brasileiros adultos vivendo sozinhos, sem nenhuma intenção de procurar um parceiro com quem dividir a vida.

Para os adeptos dessa teoria, a solução para o sentimento de solidão não é encontrar uma pessoa para preencher o vazio existencial, não é encontrar um passatempo ou realizar-se financeira e profissionalmente, tampouco é encontrar uma estratégia para driblar a falta de companhia. A solução é aceitar que se está só no mundo. Simplesmente isso. Mas será que agir desta forma é realmente o segredo da felicidade? Não conseguir aceitar a solidão pode ser, então, o motivo para que tantos sofram?

"A SOLUÇÃO É ACEITAR
QUE SE ESTÁ SÓ NO MUNDO"

Por outro lado, existem defensores árduos de uma lei antropológica que diz que "nenhum homem é capaz de sobreviver completamente isolado da sociedade". O clássico filme "O Enigma de Kasper Hauser" retrata bem essa premissa. Isolado do mundo até os 17 anos, Kasper Hauser, ao ser libertado, comportava-se com ser vegetal, sem nenhum "repertório" de personalidade ou autossuficiência.

"NENHUM HOMEM É CAPAZDE SOBREVIVER ISOLADO"
(Do clássico "O Enigma de Kasper Hauser", que contesta a teoria de Heidegger)

Todo indivíduo, como bem mostra o filme, é um ser sócio-histórico que se condiciona aos hábitos do meio  em que vive, ou seja,  é o reflexo do conjunto de suas relações sociais. Portanto, também todos os traços físicos e mentais são, ao mesmo tempo, modelados genética e ambientalmente, e não apenas através de processos biológicos.

A primeira etapa de formação do indivíduo, segundo essa premissa, seria moldada  através do convívio familiar, época em que ele interage com pai, mãe, irmãos e demais parentes.  A segunda viria da relação homem-mulher, na fase adulta. "Portanto, quando uma dessas etapas é eliminada, acaba-se com a proposta de ser autêntico, tão defendida por Heidegger", alegas os seguidores dessa linha filosófica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1