terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

POR TRÁS DAS MÁSCARAS, A VERDADE DE CADA UM: TRISTEZA E SOLIDÃO.



.

A maioria do povo brasileiro trabalha durante o ano todo para viver uma ilusão da glória passageira e in-real dos quatros dias de carnaval. Muitas pessoas se privam de uma série de coisas, passam inclusive dificuldades, economizando para conseguirem a pagar a mensalidade da fantasia.

O encanto pelo brilho do paetê, a necessidade de exibir-se e a própria vaidade fazem com que os foliões esqueçam do suor do trabalho.Eles não lembram do quanto tiveram que se privar para dar vazão a uma mera satisfação que leva menos de uma hora, o tempo suficiente de atravessar à avenida.

O carnaval tem todo o aspecto de ser uma festa popular, mas na verdade é uma manifestação demoníaca, que destrói e corrompe os indivíduos não só moralmente, mas fisicamente. E bom lembrar que nessa época, os índices de violência e de contaminação por doenças sexualmente transmissíveis aumentam consideravelmente.

Durante os quatro dias de carnaval, as pessoas perdem a noção dos limites.

As mulheres andam semi ou completamente nuas. Os homens são atraídos por essa sexualidade explícita.Enfim,tudo passa a girar em torno desses festejos.

Na realidade paira um clima de falsa liberdade que engana,ilude e estimula a sensualidade.

A ORIGEM DO CARNAVAL

A origem do carnaval e outro objeto de polêmica.Segundo pesquisas, o carnaval é atribuído à evolução e a sobrevivência do culto a Isís, das bacanais, dos festejos em honra de Dionísio, na Grécia e às festas dos “inocentes” e dos “doidos” na Idade Média.Apesar da falta de exatidão quanto a origem, o fato é que o carnaval jê era encontrado na Antiguidade Clássica e mesmo Pré Clássica. Já naquela época as características da festa eram barulhentas,usava-se máscaras e outros apetrechos peculiares que são preservados até hoje.

A História conta que no Brasil colonial e até nos primeiros tempos da República, o carnaval já apresentava nas suas primeiras manifestações, características bem violentas. Exemplo disso é o “entrudo” trazido de Portugal. Uma espécie de guerra entre os foliões, onde eram usadas farinhas, água,ovos podres ou qualquer outro tipo de material para sujar os presentes.

Segundo os historiadores, a prática que chegou a fazer vítimas foi proibida em 1904. A partir de então, o carnaval no Brasil tomou características diferentes, mas a violência nunca deixou de ser a marca registrada. Infelizmente ao final desses quatro dias de folia, tanto a polícia quanto os hospitais registraram um aumento de infrações, delitos e acidentes, muitos levando à morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1