segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

PAIXÃO PERIGOSA



LINDEMBERG ALVES É CONDENADO A PENA MÁXIMA DE 98 ANOS E 10 MESES PELA MORTE DA EX-NAMORADA, ELOÁ PIMENTEL

PELA LEGISLAÇÃO PENAL BRASILEIRA, NO ENTANTO, TEMPO MÁXIMO DE PRISÃO É DE 30 ANOS

Lindemberg Alves Fernandes, de 25 anos, foi condenado a pena máxima de 98 anos e 10 meses de reclusão, no início da noite desta quinta-feira (16), pelo assassinato da ex-namorada Eloá Cristina Pimentel, em 2008, e por outros 11 crimes dos quais era acusado. A sentença foi lida pela juíza Milena Dias, no Fórum de Santo André, cidade do ABC paulista. Apesar de condenado por quase cem anos em regime fechado e mais 1.320 dias/multa, pela Legislação Penal brasileira, o tempo máximo de prisão nesse tipo de regime não pode ultrapassar 30 anos.

Para que a pena atingisse os quase cem anos de prisão, a Justiça considerou que houve tentativa de homicídio qualificado por motivo torpe contra Nayara Rodrigues da Silva (amiga de Eloá), tentativa de homicídio qualificado, com finalidade de assegurar a execução de outros crimes, cárcere privado de Nayara e dos adolescentesVictor Lopes de Campos e Iago Vilera de Oliveira (amigos de Eloá), cárcere de Ronikson Pimentel dos Santos (irmão de Eloá) e disparos de arma de fogo.

O júri que condenou Lindemberg era formado por sete pessoas - seis homens e uma mulher - que ouviram os depoimentos de 13 testemunhas e do réu durante três dias. Depois dos debates da promotoria e defesa, os jurados se reuniram na "sala secreta", por volta das 17 horas desta quinta-feira, para responder a um formulário com 50 questões sobre o caso. Em todas elas, havia apenas duas possibilidades de resposta: "sim" ou "não". Entre os questionamentos, os jurados tiveram de responder a perguntas como: "O disparo [que matou Eloá] foi feito pelo réu Linderberg Alves?", "Nayara Rodrigues sofreu disparo de arma de fogo no dia 17 de outubro de 2008?".

COMO IDENTIFICAR UM "CRIMINOSO PASSIONAL"

As formas de cometer um crime sob o pretexto do "excesso de amor", como no caso de Lindenberg, são vastas, mas a medicina já é capaz de traçar três características comuns a essas pessoas e às situações que as envolvem.

Na maior parte das vezes nunca matou ninguém e sua conduta violenta é, principalmente, em relação a uma mulher específica. Dificilmente mata mais do que uma vez.

A receita da tragédia é relativamente simples: um homem mais velho e mais rico do que a parceira, inseguro, ciumento, possessivo, vaidoso e egoísta que se relaciona com mulher mais jovem, que não reage, mas sabe manipular os sentimentos do cônjuge.

Quando a mulher reage e decide pôr ponto final na relação, ele pede de volta objetos dados como presente. Incrédulo, pois se considera dono da mulher, tira a vida dela. Às vezes, não suporta a perda da amada e, depois do crime, comete suicídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1