terça-feira, 24 de janeiro de 2012

POR QUE É TÃO DIFÍCIL PARA O JOVEM DIZER NÃO ÀS DROGAS?


MUNDO TEM MAIS DE 200 MILHÕES DE VICIADOS EM DROGAS; DESTE UNIVERSO, MAIS DE 1,2 MILHÃO ESTÃO NO BRASIL E EXPERIMENTARAM A DROGA PELA PRIMEIRA VEZ AOS 13 ANOS; MÉDIA MUNDIAL É DE 15,3 ANOS

BRONCA: PAÍS GASTA MENOS DE 0,2% DO PIB PARA TRATÁ-LOS E É ADVERTIDO PELA ONU; EUROPEUS E AMERICANOS RESERVAM ATÉ 1,3% DE SEU PIB PARA O MESMO FIM.

ESTIMATIVAS BASEADAS EM DADOS DO CENSO DO INSITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS (IBGE) levaram o psiquiatra Pablo Roig, especialista no tratamento de dependentes de droga, a concluir que, no Brasil, existem mais de 1,2 milhão de viciados apenas em crack e que a maioria deles experimentou a droga pela primeira vez aos treze anos.

"DIFICILMENTE O BRASIL CONSEGUIRÁ AO MENOS AMENIZAR OS PROBLEMAS COM AS DROGAS INVESTINDO VALORES TÃO INSIGNIFICANTES FRENTE AO PROBLEMA QUE TEM"

(do Escritório da ONU sobre Drogas e Crime)

A SITUAÇÃO BRASILEIRA, NO ENTANTO, NÃO É UM CASO ISOLADO. Ela revela uma pequena parte de um grave problema mundial, como aponta o Escritório da ONU sobre Drogas e Crime (UNODC), que calcula em aproximadamente de 200 milhões o número de viciados em algum tipo de droga, sendo cocaína e o crack, respectivamente, as que mais fazem vítimas.

BRASIL INVESTE MENOS QUE A MÉDIA MUNDIAL NO COMBATE ÀS DROGAS

AINDA SEGUNDO A UNDOC, MAIORIA DOS PAÍSES GASTA ENTRE 0,5% E 1,3% DO PIB no combate e tratamento ao uso de entorpecentes, número considerado insuficiente pelos especialistas. No caso do Brasil, porém, a situação é ainda mais grave. Com investimentos que não chegam a 0,2% do PIB, o País tem ficado abaixo da média mundial. "Dificilmente o Brasil conseguirá ao menos amenizar os problemas com as drogas investindo valores tão insignificantes frente ao problema que tem", advertiram os representantes da Unodoc em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, que cobriu a ocupação da cracolândia paulistana pela PM no início do mês.

RELAÇÃO GRAVIDEZ X DEPENDÊNCIA É MAIOR NO BRASIL

ENTRE AS GRÁVIDAS BRASILEIRAS, cerca de 10% usam com frequência ou já experimentaram o crack durante a gestação, índice muito superior ao verificado em outros paises, com média de 2% a 6%. Na década passada elas eram apenas 5%; um aumento de 100% em apenas dez anos.

OPERAÇÃO DA PM NA CRACOLÂNDIA PAULISTANA EM NÚMEROS, DESDE O DIA 3:

114 é o número de pessoas presas, entre pequenos traficantes e consumidores
43 pessoas procuradas pela Justiça foram capturadas
352 foram encaminhadas aos serviços de saúde
92 internações
32 estabelecimentos lacrados por funcionamento irregular
6 prédios demolidos
10 mil pedras apreendidas
3.345kg é o peso de toda a droga apreendida até o momento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1